Confira dicas que podem ajudar na aceitação da careca

aceitação da careca
3 minutos para ler

Quando diagnosticados com câncer, os pacientes oncológicos vivem um momento delicado em suas vidas, no qual a saúde demanda esforços. Mas sabemos que os tratamentos, embora cada vez mais efetivos, possuem efeitos adversos, como é o caso da queda capilar.

A perda dos cabelos traz um abalo significativo na autoestima de qualquer pessoa, mas é preciso compreender que essa é uma etapa e que a aceitação da careca pode acontecer de forma bem tranquila por meio da adoção de algumas estratégias simples. Quer descobrir quais são elas? Então, não deixe de continuar sua leitura!

Entenda que é uma etapa do processo

O primeiro passo para ajudar na aceitação da careca é entender que é uma etapa do tratamento. Os pacientes oncológicos não têm culpa pela doença e não devem cair na tentação de se criticar e de remoer fatos do passado.

Portanto, liberte-se da constante necessidade de aprovação que é tão comum em nossa sociedade e foque na sua saúde, seguindo as recomendações médicas, fazendo uma alimentação caprichada e convivendo com as pessoas que você ama. Dessa maneira, todo o processo fica mais positivo e você pode praticar a gratidão por cada dia.

Não deixe de cultivar sua vaidade

O diagnóstico do câncer é um momento muito difícil, que faz com que cada paciente reaja de uma maneira diferente. Uma das formas de encarar isso é simplesmente deixando de cultivar a vaidade, não se importando mais tanto com as roupas que veste, os cuidados rotineiros com a pele, o corte de cabelo e assim por diante.

No entanto, isso é um erro. Antes do tratamento, por exemplo, você pode apostar nos cortes curtinhos, que estão na moda e dão um charme todo especial. Essa também pode ser uma oportunidade para dar uma renovada no armário, comprando algumas peças que você sempre quis e ficava postergando a aquisição.

Abuse de bons acessórios

Por fim, outra dica que pode ajudar na aceitação da careca é abusar de bons acessórios. As perucas, lenços, turbantes e maquiagens são grandes aliados durante o processo de tratamento de câncer e podem contribuir para a elevação da autoestima.

As coberturas para a cabeça são parte essencial para trazer mais conforto, que podem ser feitas na forma de turbantes, bonés, chapéus, bandagens e assim por diante. Além do mais, existem diversas lojas especializadas nesses serviços e isso pode ser útil para que se perceba que são muitas pessoas enfrentando o mesmo problema.

Agora você já conheceu as nossas dicas que podem ajudar na aceitação da careca. Tenha em mente que isso vai muito além da autoestima e contribui para que todo o aspecto emocional do paciente se mantenha muito mais positivo, o que é essencial para vencer a doença.

Gostou de conferir essas dicas que podem ajudar na aceitação da careca? Então, compartilhe livremente o post em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!