Entenda o que são o acolhimento e a resolutividade e qual é a sua importância

acolhimento e resolutividade
6 minutos para ler

Não há dúvidas de que a prática humanizada da saúde é um dos conceitos mais importantes para um bom relacionamento entre profissionais e pacientes. Afinal, entender a vivência dos pacientes que estão em atendimento, ouvir as opiniões e valorizar o que é conversado faz muita diferença em qualquer tratamento.

Por esse motivo, os conceitos de acolhimento e de resolutividade precisam ser aplicados nessa prática. Essa é uma forma de deixar o paciente mais tranquilo, e de contribuir para que o profissional tenha um reconhecimento real daquela realidade para que o atendimento seja mais personalizado e efetivo.

Contudo, como isso pode ser feito na rotina hospitalar e, principalmente, durante o tratamento de pacientes com câncer, que têm uma jornada tão delicada e complexa? Conheça mais a respeito do tema e tire as suas dúvidas a seguir!

O que são o acolhimento e a resolutividade?

Acolhimento e resolutividade não representam conceitos novos, mas somente agora têm ganhado mais destaque para serem desenvolvidos em complexos de saúde. Acolher é estar com o paciente em cada etapa de seu tratamento, valorizando sua jornada e, sobretudo, respeitando suas escolhas no caminho.

É entender, olhar, compreender e respeitar as dificuldades e os embates, mas também comemorar conquistas e participar da jornada daquele indivíduo.

Resolutividade, por sua vez, é ter uma visão abrangente e panorâmica sobre a jornada desse paciente. Se ele tem uma solicitação, é preciso procurar resolver com a maior agilidade e com a maior qualidade possíveis.

O tempo deve ser curto entre o diagnóstico e o início do tratamento, por isso, a resolutividade se faz tão importante. Ambas as palavras, na prática de saúde, fazem parte da humanização: estar um passo à frente para entender as angústias do outro, mas abrir espaço para que ele se manifeste. O atendimento que envolve esses princípios acontece quando também há:

  • ética;
  • empatia;
  • atenção;
  • comunicação eficiente entre profissionais, acompanhantes e pacientes;
  • infraestrutura adequada.

Na prática, como isso funciona?

A Oncomed BH tem um padrão de atendimento voltado para o acolhimento e para a resolutividade. Ele se chama VOCA+Ação e se baseia em alguns princípios básicos para funcionar na prática. Veja só!

Valorizar

O paciente, para começar, deve se sentir valorizado e único. O seu tratamento é especial para o seu caso, assim como o atendimento prestado pelos profissionais de saúde.

Olhar

O profissional olha e entende com sensibilidade o contexto no qual o paciente está inserido. A partir disso, aproxima-se mais dele durante o tratamento e abre caminho para conversas e expressões que serão indispensáveis posteriormente.

Atender

Os atendimentos são realizados de maneira precisa e ágil. A intenção é solucionar da melhor forma possível qualquer angústia que o paciente manifeste porque ele tem liberdade total para isso.

+Ação

Mesmo que cada uma dessas etapas seja cumprida de maneira satisfatória, a proposta da Oncomed BH é fazer sempre mais. Ou seja, é melhorar o que já é feito bem para que os pacientes se sintam cada vez mais confortáveis e seguros.

Por que esses conceitos são tão importantes?

A seguir, listamos alguns detalhes que explicam a necessidade de implementá-los com afinco a cada atendimento prestado durante os tratamentos de câncer e de saúde em geral, tanto na rotina médica dos pacientes quanto na dos profissionais que os acompanham todos os dias.

Confiança do paciente

Receber um atendimento acolhedor e resolutivo garante que o paciente confie mais em seu tratamento e nas possibilidades de recuperação. Ele conta com total força e com suporte emocional, além de ter a certeza de que tem um time preparado para auxiliar nas demandas que surjam durante sua jornada.

Melhor experiência

Enfrentar uma doença não é tarefa fácil. Mas, com esses conceitos em prática, é possível ter uma experiência mais suave e acolhedora. O paciente recebe todo o apoio necessário para entender a sua condição e continuar a fazer o que está a seu alcance para, junto às intervenções dos profissionais, buscar o melhor para sua saúde.

Diferencial competitivo

Para a Oncomed BH, esse é, ainda, um grande diferencial competitivo. Os pacientes ficam mais satisfeitos com os tratamentos e com as condutas médicas e os colaboradores e profissionais reconhecem a importância e o propósito de seu papel nessa jornada.

Melhores condições para profissionais

Os profissionais de saúde também se beneficiam pelo atendimento humanizado. As instituições que escolhem aplicar esse conceito, como é o caso da Oncomed BH, internalizam esse trato com a própria equipe. Dessa maneira, paciente e colaborador fazem parte de um mesmo processo de confiança e de conforto mútuos.

Como alcançar resultados com acolhimento e resolutividade?

A Oncomed BH, com o seu modelo de acolhimento e resolutividade, tem se diferenciado no mercado e conquistado excelentes resultados. Veja como isso acontece!

Satisfação

Entregar essas características em cada tratamento se reflete na satisfação do paciente em relação à instituição. Ele sabe que está no lugar certo em busca de uma boa recuperação e ao lado de profissionais com experiência e com empatia.

Engajamento

Como está satisfeito, o paciente ainda se sente mais motivado para se engajar na proposta de tratamento. Dessa forma, há um maior sucesso na experiência clínica; uma conquista compartilhada por ele com outros pacientes e acompanhantes.

Agilidade

A consequência dessas duas ações é composta de tratamentos mais rápidos e com um alto índice de sucesso. Desse modo, a Oncomed BH tem se tornado uma verdadeira referência no mercado.

Feedback

A Oncomed BH ainda recebe, com frequência, feedbacks positivos de seus pacientes. Eles conseguem entender, de maneira prática, como os conceitos de acolhimento e de resolutividade foram aplicados em seu tratamento.

Por fim, vale lembrar que essas concepções são pautadas na tríade segurança assistencial, satisfação do paciente e desfecho clínico. Por isso, o índice de satisfação do paciente é alto: ele tem uma entrega de experiência plena, que beneficia tanto resultados assistenciais quanto resultados pessoais.

Como você pôde ver, os conceitos de acolhimento e de resolutividade são essenciais para o tratamento de pacientes com câncer. Na Oncomed BH, você tem a certeza de que eles são realmente colocados em prática do começo ao fim da jornada de cada paciente, que é reconhecido como um indivíduo único, com demandas e necessidades específicas.

Quer saber um pouco mais sobre o nosso trabalho? Precisa da nossa ajuda para diagnósticos e tratamentos? Entre em contato conosco para obter informações!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Marque sua consulta pelo WhatsApp!