Por que o acompanhamento psicológico é importante no tratamento do câncer?

acompanhamento psicológico
7 minutos para ler

O acompanhamento psicológico feito por um profissional especializado é de fundamental importância como método complementar ao tratamento do câncer Por meio desse método é possível reduzir os impactos negativos da notícia da confirmação diagnóstica de um tumor na vida do paciente, bem como ajuda-lo a lidar com os conflitos e estigmas associados à doença.

Tendo isso em vista, a proposta deste artigo é explicar como esse processo terapêutico é tão essencial à recuperação do paciente. Abordaremos, ainda, os principais aspectos emocionais que podem afetar o paciente durante o tratamento do câncer e o quanto o acompanhamento psicoterapêutico influencia o bem-estar e a qualidade de vida durante essa fase. Acompanhe!

Entenda a relevância do acompanhamento psicológico no tratamento contra o câncer

A descoberta do câncer pode tornar a rotina do paciente muito agitada, confusa e gerar pensamentos muito negativos. Em meio a essas turbulências, o acompanhamento psicológico é fundamental para evitar que esse diagnóstico se torne gatilho para o desenvolvimento de doenças como a depressão e a ansiedade, por exemplo.

Com a incidência crescente dos diagnósticos de câncer e o relativo desconhecimento a respeito da sua origem, muitos sentimentos podem ser despertados e às vezes difíceis de serem controlados nos pacientes. Neste momento, uma ajuda profissional externa, através de um psicólogo ou psicoterapeuta especializado, se torna imprescindível na vida do paciente e das pessoas que o cercam. Por isso, optar pelo acompanhamento psicológico durante o tratamento é uma forma de encontrar respostas e de facilitar a aceitação e o enfrentamento da doença.

Por meio dessa interação profissional especializada, feita de forma empática e humana, o psicoterapeuta pode perceber e compreender os sentimentos de seu paciente e ajudá-lo a conduzir, da melhor forma possível, as expectativas com relação ao tratamento, à doença em si, podendo criar o ambiente necessário para o entusiamo e confiança na sua recuperação.

Afinal, promover a esperança é essencial para controlar as sensações conscientes e inconscientes do indivíduo que está enfrentando esse problema. Esse suporte psicológico traz excelentes benefícios para o paciente: ajudam a alcançar os objetivos do tratamento e a conviver com a doença de forma mais tranquila e equilibrada.

Conheça os benefícios do acompanhamento psicológico para a superação do câncer

O suporte psicológico gera benefícios como a sensação de acolhimento, maior esperança de cura, melhora da qualidade de vida e redução de sintomas emocionais e físicos que afetam a dinâmica do tratamento. Porém, os benefícios não se limitam apenas a estes.Confira mais alguns!

Redução do impacto do diagnóstico

A notícia de um câncer resulta em muito medo de morrer. A incerteza dos resultados do tratamento, a necessidade ou não de cirurgia, o peso psicológico da quimioterapia e de seus efeitos colaterais, o medo de ficar careca, de não poder cuidar do marido, esposa, dos filhos, e por aí vai.

Em todas estas circunstâncias, a realização do tratamento psicoterapêutico ajuda em muito, a passar por essa fase e a superar as adversidades a ela associada. Muitos pacientes relatam o afastamento de pessoas próximas e a decepção com a ausência e/ ou a falta de apoio neste período. Por isso, buscar auxílio profissional é uma excelente alternativa para adquirir força e segurança para enfrentar os conflitos que se passam no entorno da doença e do doente.

Auxílio na adaptação da nova realidade

Dependendo do estágio da doença, o tratamento do câncer pode exigir a travessia de um caminho longo, cansativo e desgastante. Às vezes, o paciente pode necessitar de cirurgias, radioterapia e quimioterapia, além da inclusão de outras rotinas e procedimentos que debilitam ainda mais a saúde física e que podem afetar muito a sua estabilidade emocional. 

Assim, contar com um suporte profissional psicológico ajuda a diminuir os efeitos negativos dessa condição sobre a saúde do paciente e de seus familiares. Por isso, priorizar o acompanhamento psicológico para complementar o tratamento do câncer é uma forma de se adequar à nova realidade: esse apoio especializado ajuda a recuperar o bem-estar e a aliviar o peso do estigma associado à doença.

Força para superar barreiras

Por meio do acompanhamento psicológico, o profissional pode ajudar o paciente a entender os processos que envolvem a terapia do câncer e, com o tempo, perceber a necessidade de se manter firme para conseguir ultrapassar as barreiras características da doença.

O primeiro ponto importante é auxiliar o paciente no desenvolvimento de virtudes ligadas ao autoconhecimento mais profundo, e que é fundamental à superação desse momento difícil. A ajuda profissional é essencial para elevar a autoestima e aumentar as expectativas quanto aos resultados do tratamento.

Nesse sentido, a psicoterapia é uma forma de desmistificar os medos, vencer os traumas e os ‘fantasmas mentais’ que surgem eventualmente. É essencial, ainda, ao desenvolvimento de ações que promovam perspectivas de uma vida mais humana, harmônica e equilibrada.

Melhora do equilíbrio emocional

Na luta contra o câncer, a opção pelo acompanhamento psicológico também significa a busca de um equilíbrio emocional para lidar com a rotina imposta pelo tratamento. Nesses momentos, a forma de enfrentar os obstáculos da vida definem os resultados. Por isso, ao trabalhar essas questões, os profissionais da psicologia ensinam seus pacientes a direcionar o olhar para expectativas mais positivas e restauradoras.

O equilíbrio emocional é o ponto de ajuste para superar as dificuldades que podem surgir durante um tratamento de câncer. Enfrentar essa doença é um grande desafio, já que envolve questões que afetam a vida pessoal, profissional, relacionamentos familiares e sociais. Assim, fazer o tratamento integrado ao apoio psicológico potencializa as chances de recuperação, além de fortalecer a saúde emocional.

Promoção do autoconhecimento

O autoconhecimento é essencial à superação das adversidades da vida. Quando a pessoa é pega de surpresa com alguma notícia ruim, a forma como ela absorve isso determina se ela será vitoriosa ou não.

Por isso, desenvolver habilidades como a inteligência emocional e o autoconhecimento exige constantes mudanças na vida de qualquer indivíduo. Ao enfrentar situações adversas, desafiantes e estressantes, a personalidade é testada sempre. Nesse contexto, o suporte profissional é importante para direcionar o olhar para o bem e extrair o aprendizado e a força necessária para seguir em frente.

Percebe-se, por fim, a importância de procurar por uma clínica especializada que ofereça um bom profissional para auxiliar o paciente no fortalecimento psicológico exigido para a superação do câncer.

A Oncomed BH é especializada no tratamento e na prevenção de doenças oncológicas, e oferecemos um tratamento qualificado e humanizado. Nossa equipe multidisciplinar tem experiência e habilidade para ajudar o paciente a lidar com as reviravoltas que podem surgir durante o tratamento. Além do tratamento integrado ao acompanhamento psicológico, auxiliamos o paciente a lidar com sua experiência, expectativas e resultados associados ao câncer e seus desafios.

Quer saber um pouco mais sobre nossos tratamentos contra o câncer? Conheça nossos serviços especializados e veja como vencer essa doença!

Você também pode gostar

Deixe um comentário