Como acompanhar pessoa com câncer da melhor maneira?

acompanhar pessoas com câncer
6 minutos para ler

Por mais que a medicina tenha avançado bastante nos últimos anos e existam excelentes opções de tratamentos disponíveis, ser um paciente oncológico é sempre algo desafiador, que demanda atenção de amigos, conhecidos e familiares. Por isso, preparamos um post mostrando como acompanhar a pessoa com câncer da melhor maneira.

Muita gente tem o ímpeto de ajudar, mas acaba não sabendo ao certo como fazer, tamanha é a complexidade da situação e, até mesmo, os estigmas que ainda são carregados pela sociedade em relação a uma doença séria, mas também, comum. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!

Tenha disposição para escutar mais 

Uma das formas pelas quais você pode acompanhar pessoa com câncer da melhor maneira é se dispor a escutar mais. Não dá para imaginar o que se passa na cabeça de um paciente que recebe um diagnóstico tão relevante e estigmatizado, não é mesmo? Por isso, uma das atitudes mais nobres e importantes que você pode ter é, simplesmente, ouvi-la.

Deixe que discorra sobre como está se sentindo em relação à doença e demonstre interesse, até mesmo, pelos temas mais banais. Pode ser que a vontade seja apenas de conversas sobre frivolidades ou coisas da vida cotidiana, o que também não é nada ruim. O fundamental é estar ali, fazendo de tudo para que o outro se sinta confortável para compartilhar.

Ofereça ajuda prática no dia a dia

Uma ajuda abstrata, como ter disposição a ouvir mais, é muito importante para alguém que recebeu o diagnóstico de um câncer, mas você pode ser ainda mais útil se oferecer uma ajuda prática, no dia a dia da pessoa. Obviamente, existem muitas formas diferentes de fazer isso, de acordo com suas possibilidades e o grau de intimidade da relação.

Para amigos ou parentes próximos, é possível estar ali para quase tudo: os dias de enjoo após a quimioterapia, o preparo das refeições, as compras de supermercado, a aquisição de roupas novas, e assim por diante. Já para aqueles que são um pouco mais distantes, é possível oferecer coisas mais simples, como indicações de bons produtos ou para a contratação de serviços.

Aumente o entendimento sobre a doença

Até que ponto você pode chegar para acompanhar pessoa com câncer da melhor maneira? Saiba que uma forma interessante, e não muito utilizada de fazer isso, é aumentar o seu entendimento sobre a doença, ganhando conhecimentos para compreender como você poderá contribuir para a saúde e o bem-estar do paciente oncológico em questão.

A maioria das pessoas não sabe nada sobre a origem de tumores e como os hábitos de vida influenciam nesse sentido. Sendo assim, que tal buscar por informações em blogs e sites especializados, acompanhar o perfil de redes sociais de médicos que falem sobre o tema, procurar por novos tratamentos, recursos e terapias complementares?

Saiba lidar com os ressentimentos

Saber lidar com os ressentimentos é muito importante para acompanhar pessoas com câncer da melhor maneira. Quem recebe um diagnóstico tão forte e inesperado pode reagir de péssimas formas, e você precisa ter preparo para isso. É essencial que você seja um porto seguro, tenha prontidão para lidar, até mesmo, com as piores situações. 

Para isso, é imprescindível saber que você não é o verdadeiro motivo desse sentimento, mas sim, o medo de uma terrível enfermidade, ainda que o prognóstico possa ser positivo. Jamais entenda ofensas como algo pessoal e não permita que as palavras ditas em uma hora de desespero possam prejudicar o seu estado emocional, rompendo o afeto que há entre vocês.

Contribua para mudanças de hábitos

Depois de aumentar o seu entendimento sobre a doença, você pode acompanhar uma pessoa com câncer da melhor maneira contribuindo para mudanças de hábitos positivas. No entanto, é extremamente importante entender que você não deve ir contra as recomendações médicas, pois isso pode prejudicar o tratamento proposto e até colocar a vida da pessoa em risco!

A ideia, aqui, é promover alguns cuidados fundamentais para ajudar a manter o equilíbrio físico e mental, tais como a alimentação equilibrada, garantir a hidratação, assegurar horas tranquilas de sono todos os dias, praticar as atividades físicas permitidas, promover momentos de lazer e assim por diante.

Seja parte do tratamento do paciente

Em quase tudo na vida, podemos ser parte do problema ou da solução. Para acompanhar pessoas com câncer da melhor maneira, portanto, você não pode abrir mão de ser parte do tratamento. É lógico que isso não se faz por meio de medicamentos ou condutas terapêuticas, mas sim, das atitudes que você tomará ao longo do tempo.

Marque presença e fuja de tentativas de consolar a todo momento. Demonstre compaixão apenas quando necessário, mas foque mesmo em aliviar a pressão e promover ocasiões alegres, que passem leveza em um panorama potencialmente tão difícil. Ofereça-se para fazer atividades do cotidiano ou acompanhar nas consultas, caso tenham intimidade para isso.

Realize visitas sempre que possível

Por fim, não dá para acompanhar uma pessoa com câncer da melhor maneira sem realizar visitas sempre que possível. Afinal, a doença pode ser muito isolante e trazer sentimentos ruins, como medo, angústia e ansiedade. Tudo isso pode acabar minando a saúde mental do paciente oncológico, fazendo com que ele se feche e prefira ficar dentro de seu próprio lar.

Procure dar uma passada lá sempre que possível, como depois do trabalho ou nos finais de semana. Dependendo do grau de intimidade, é recomendável avisar antes. Apesar de o contato presencial ser imprescindível, você também pode usar recursos de tecnologia para se fazer presente, mandando mensagens de texto ou áudio por aplicativos de comunicação.

Como você pôde ver, acompanhar pessoas com câncer da melhor maneira pode ser algo desafiador, mas que se torna muito mais simples quando você toma atitudes inteligentes e age com o máximo de empatia em um momento tão complexo!

Gostou de aprender como acompanhar uma pessoa com câncer da melhor maneira? Quer conferir mais conteúdos como este? Então, não deixe de seguir a nossa página no Facebook!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Marque sua consulta pelo WhatsApp!