É verdade que o açúcar causa câncer? Entenda aqui

açúcar causa câncer
3 minutos para ler

Não é novidade para ninguém que as escolhas que fazemos à mesa podem estar ligadas ao surgimento ou prevenção de uma série de doenças crônicas e agudas, o que apenas reforça que os alimentos podem ter influência no metabolismo humano. No entanto, você sabe se é verdade que o açúcar causa câncer?

Por mais que o seu consumo em excesso seja pouco recomendável e esteja relacionado com a etiologia de diversos problemas, como o diabetes, obesidade e síndrome metabólica, não há evidências de que ele favoreça diretamente o surgimento de tumores. Continue lendo e entenda mais sobre isso!

Como surgiu essa correlação

A correlação entre o consumo de açúcar e câncer se deu porque a glicose, que é o produto do consumo dos carboidratos e principal fonte de energia para os organismos vivos, é usada como alimento por todas as células, benignas ou malignas. Daí surgiu a ideia de que a restrição no seu consumo poderia acabar com o câncer.

No entanto, os mecanismos de sobrevivência dos tumores e a própria bioquímica celular são muito mais complexos do que isso. Afinal, é possível produzir glicose mesmo sem nenhum açúcar na alimentação, a partir da quebra de outros nutrientes, como gorduras e proteínas, por um processo chamado de gliconeogênese feito no fígado.

O açúcar pode fazer mal

Como dissemos, é muito simplista colocar apenas um ingrediente como vilão, mas o consumo exacerbado de açúcar realmente não é uma boa ideia. O excesso de carboidratos, sobretudo em bebidas açucaradas, libera grandes quantidades de insulina, favorecendo o surgimento de condições nada desejáveis, como o diabetes tipo II e síndrome metabólica.

Além disso, as calorias excedentes predispõem ao sobrepeso e à obesidade, essa sim relacionada com o desenvolvimento de alguns tipos de tumor, como o de intestino grosso, mama e endométrio. Isso se dá por meio de mecanismos ainda não totalmente esclarecidos, mas possivelmente relacionados a mediadores bioquímicos secretados na circulação.

Outros mitos sobre o câncer

Infelizmente, mesmo com todas as informações disponíveis hoje em dia, ainda existem muitos mitos sobre o câncer. A ingestão de bicarbonato de sódio ou altas doses de vitamina C, por exemplo, já foram apontados como possíveis curas milagrosas para neoplasias, mas partem de premissas incorretas sobre a doença e devem ser utilizados apenas sob recomendação médica.

Outra afirmação errônea é a de que o cigarro só causaria tumores no pulmão. O fato é que o tabagismo é um hábito ruim para o organismo como um todo e está associado não somente ao desenvolvimento de diversas doenças agudas e crônicas, como também do câncer de boca, cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas.

Como você pôde ver, manter hábitos saudáveis de uma forma geral, e não apenas colocando o açúcar como vilão, é algo que pode fazer com que você tenha uma qualidade de vida muito maior e uma menor probabilidade de desenvolver uma série de problemas de saúde.

Agora você já sabe se é ou não verdade que o açúcar causa câncer! Quer conferir mais posts como este? Então, não deixe de seguir nossa página no Facebook!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!