O que são os alimentos in natura e quais as suas particularidades?

alimentos in natura
3 minutos para ler

Você já deve ter ouvido falar bastante que uma alimentação mais saudável pode ser fundamental para a promoção de uma boa saúde e até mesmo para a prevenção de uma série de doenças sérias, como diversos tipos de câncer. Pensando nisso, preparamos este post para explicar o que são os alimentos in natura e quais as suas particularidades.

Afinal de contas, ao contrário dos alimentos processados e ultraprocessados, que recebem uma série de aditivos, consumir o que a natureza nos oferece em estado natural, seja alimentos vegetais ou de origem animal, garante os macro e micronutrientes necessários ao nosso organismo.

Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

O que são alimentos in natura?

Por definição, os alimentos in natura são aqueles que são obtidos diretamente de plantas ou animais, sem que, para o seu consumo, a indústria alimentícia promova alterações ou adicione componentes. Geralmente, esses alimentos são encontrados em feiras livres, hortifrútis ou em áreas específicas do supermercado, dispostos sem embalagens.

Nesta categoria, podemos incluir folhas, frutas, verduras, legumes e sementes. Também entram ovos, carne vermelha, frango e peixe. Pensando em termos de saúde, médicos e nutricionistas recomendam que os alimentos in natura sejam a base do plano alimentar de qualquer pessoa para que o organismo tenha acesso aos nutrientes necessários para o seu bom funcionamento.

Quais são as particularidades dos alimentos in natura?

Como dissemos, a grande particularidade dos alimentos in natura é o fato de não sofrerem alterações ou receberem adições da indústria, permanecendo totalmente naturais. Isso quer dizer, por exemplo, que eles estarão repletos de minerais, vitaminas e fibras, que são extremamente importantes para o ser humano do ponto de vista nutricional.

Além disso, os alimentos processados e ultraprocessados costumam conter muito mais gordura, sódio, amido e açúcar, substâncias relacionadas ao desenvolvimento de doenças como determinados tipos de câncer, hipertensão, obesidade, síndrome metabólica e diabetes tipo 2, sobretudo se o consumo desses alimentos for excessivo.

Por que alimentos in natura são indicados no tratamento de câncer?

Os alimentos in natura podem ser muito interessantes para o paciente que está em tratamento de algum tipo de câncer. Antes de mais nada, é preciso reforçar que o surgimento da maioria dos tumores está relacionado a causas externas, ou seja, os hábitos e o estilo de vida pessoa, como a alimentação e a prática (ou não) de exercícios físicos.

Por outro lado, frutas, legumes, verduras, sementes, peixes e cereais integrais, por exemplo, têm a capacidade de fortalecer as defesas do corpo, ajudando o organismo a funcionar melhor. Eles também inibem a chegada de substâncias cancerígenas às células e contribuem para a reparação do DNA danificado, interrompendo a multiplicação descoordenada das células.

Agora você já sabe o que são os alimentos in natura e quais as suas particularidades. Por isso, contar com um serviço de acompanhamento nutricional, como o da Oncomed BH, é extremamente importante, pois ajuda os pacientes a adequarem sua alimentação diária e terem muito mais qualidade de vida durante o tratamento.

Quer contar com a ajuda de uma clínica especializada em tratamento oncológico? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Marque sua consulta pelo WhatsApp!