6 benefícios da terapia para ter uma vida mais saudável e autoconsciente

6 benefícios da terapia para ter uma vida mais saudável e autoconsciente
6 minutos para ler

Uma sensação de mal-estar, angústia e insatisfação. É assim que nos sentimos quando temos os nossos pensamentos reprimidos. A tendência é que esse sentimento só se intensifique, conforme vamos mantendo tudo guardado. É aí que entram os benefícios da terapia, uma vez que nela podemos colocar expor os problemas e tudo aquilo que nos incomoda.

No entanto, a terapia ainda enfrenta muitos preconceitos. Há quem acredite que ela não seja eficaz ou seja apenas uma “frescura”. Sem contar as pessoas que acham que o serviço é muito caro ou um gasto supérfluo.

O fato é que trata-se de um método reconhecido para melhorar a saúde emocional, usado inclusive para o tratamento de distúrbios como ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Ainda não se convenceu? A seguir, listamos 6 benefícios da terapia para você começar agora mesmo!

1. Promove o autoconhecimento

Muitas vezes queremos mudar nossas vidas e até sabemos que precisamos passar por mudanças, mas nem sempre sabemos por onde começar. Assim, fazer terapia é uma forma de buscar autoconhecimento, de entender os próprios problemas e descobrir como é possível resolvê-los.

É comum ouvir das outras pessoas o que precisamos mudar. A todo momento recebemos críticas, sugestões e opiniões sobre comportamentos, hábitos e o jeito de ser e tomar decisões. Porém, essa é uma visão externa, limitada ao que os outros percebem de nós a partir das interações que temos com eles. Ou seja, ainda que uma pessoa conheça você bastante, ela nunca vai ter um entendimento completo dos seus sentimentos e suas necessidades.

Dessa forma, o autoconhecimento é algo essencial para quem quer entender de verdade a sua essência, suas qualidades, seus defeitos e problemas. É uma maneira de saber o que precisa ser mudado e como isso pode acontecer, de acordo com a sua visão de mundo.

2. Ajuda a encontrar um propósito

Ora, mas esse autoconhecimento pode levar a inúmeras possibilidades, não é mesmo? Existem diferentes formas de resolver problemas ou de lidar com diversas situações. Neste sentido, outro benefício da terapia é ajudar cada um a encontrar um propósito para a sua vida e suas ações.

Isso porque, apesar de algumas vezes entendermos os problemas, nem sempre temos a motivação suficiente para resolvê-los. Assim, fica difícil saber qual é o melhor caminho a seguir e quais decisões tomar, a partir do impacto que elas podem trazer.

Com a orientação de um terapeuta, é possível encontrar as respostas para os questionamentos e investigar a origem dos problemas. Os bloqueios pessoais são removidos, permitindo encontrar objetivos para a própria vida.

3. Alivia tensões vindas de conflitos ou situações ruins 

Cansaço, crises financeiras e pessoais, relacionamentos difíceis e outras situações podem provocar muito estresse e ansiedade. Se persistir, essa tensão pode levar a um quadro crônico de depressão, por exemplo, que é bem mais complexo de ser tratado.

Desse modo, a terapia é uma ferramenta importante para aprender a lidar com essas situações e reduzir o impacto delas na saúde e no bem-estar. Nela, são trabalhadas as emoções resultantes desses momentos de estresse, de maneira que o próprio paciente consiga encontrar as melhores soluções.

Nas sessões, as pessoas conseguem entender seus pontos fortes e perceber como eles podem ser mais bem aproveitados no dia a dia. Também reconhecem suas fraquezas e aprende a lidar com elas de maneira mais efetiva. 

4. Desenvolve a inteligência emocional

Além de saber como lidar com os problemas, a terapia ainda ensina os pacientes a buscarem respostas mais eficazes para diferentes situações, que muitas vezes são criadas ou agravadas por nossas emoções. Afinal de contas, é comum que um problema pequeno se torne algo muito maior pela intensidade que damos a ele, prejudicando uma solução que poderia ser até óbvia.

Isso acontece, por exemplo, em uma briga, na qual o ego ferido faz com que as pessoas falem coisas das quais se arrependem. Situações assim podem ser resolvidas a partir do uso da inteligência emocional.

Esse conceito se refere à capacidade de lidar com situações de estresse de maneira mais eficiente, conseguindo administrar melhor os sentimentos e usando a razão. E a inteligência emocional costuma ser bastante trabalhada na terapia para ser aplicada em diversos momentos da vida.

5. Melhora os relacionamentos

O convívio social é fundamental para a saúde mental das pessoas. No entanto, é comum surgirem conflitos. Apesar de ser normal ter problemas ao se relacionar, a forma como lidamos com eles é que pode ser diferente.

Ao adquirir mais inteligência emocional para lidar com conflitos, outro consequente benefício da terapia é melhorar os relacionamentos com as pessoas. E isso acontece tanto no âmbito pessoal, com os amigos e a família, quanto na vida profissional, com os colegas de trabalho e os chefes.

Por sinal, muitas pessoas veem o relacionamento com os outros como uma dificuldade, mas não é preciso ser assim. Com a terapia, podem ser desenvolvidos meios de se relacionar melhor, sem despertar sentimentos ruins, mesmo diante de conflitos.

6. Proporciona aprendizado para a vida toda

Todos esses benefícios da terapia mencionados acima geram um aprendizado que se mantém por toda a vida. A inteligência emocional e a resiliência adquiridas para lidar com os sentimentos e os conflitos podem ser acionadas novamente sempre que necessário.

Inclusive, é importante destacar que a terapia é um tratamento contínuo, mas que resulta em uma evolução do paciente. Ou seja, à medida que algumas questões vão sendo resolvidas, outras podem ser trabalhadas, contribuindo para um crescimento pessoal continuado.

A tendência é que a própria pessoa vá aprendendo a identificar seus problemas e a encontrar soluções a partir do momento em que ela se conhece mais. Assim, com o tempo ela adquire mais consciência sobre si mesmo, realizando as mudanças necessárias em sua vida.

Esses são apenas alguns benefícios da terapia. Obviamente, eles podem variar bastante de uma pessoa para outra. O mais importante é ter consciência sobre suas necessidades e procurar formas de ter mais saúde física e mental. Portanto, procure e converse com um profissional.

Gostou de conhecer os benefícios da terapia? Quer conferir mais dicas de saúde e bem-estar? Então, assine nossa newsletter e acompanhe todas as novidades do blog!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!