Câncer na gravidez: conheça a emocionante história da Tayane Cabral

câncer na gravidez
6 minutos para ler

A descoberta de um tumor maligno, por si só, já é capaz de abalar uma pessoa e seus familiares. Imagine, então, quando é diagnosticado um câncer na gravidez. A consultora de moda, Tayane Cabral, viveu isso na pele, descobrindo um câncer de colo de útero na 16ª semana de gestação.

Realmente um choque e um universo de dúvidas, não apenas sobre a doença, como acontece com todas as pessoas que se veem diante desse diagnóstico, mas sobre a continuidade da gravidez e, claro, a segurança do bebê.

É sobre essa história, com final feliz, que vamos falar neste artigo. Além da experiência da Tayane, vamos abordar o câncer de colo de útero e a sua ocorrência na gestação. Acompanhe!

O câncer de colo de útero

Apesar de assustador em um primeiro momento, é importante saber que o câncer de colo de útero é o câncer ginecológico mais comum durante a gravidez. A sua estimativa é de 1 caso para 1000 a 5000 gestações.

No entanto, é preciso um acompanhamento médico cuidadoso durante o pré-natal, já que a própria gestação é capaz de dificultar o diagnóstico de um tumor maligno.

No início, esse tipo de câncer é assintomático, como vários outros. Conforme ele avança, pode ocorrer corrimento e/ou sangramento vaginal. Nos estágios mais avançados, acontecem a dor pélvica, alterações intestinais e disfunção urinária — como você pode ver, todos os sintomas que podem passar despercebidos durante uma gestação.

O câncer na gravidez

Muitos são os fatores a ser considerados quando há o diagnóstico de câncer de colo de útero durante uma gestação. Há alguns anos, a retirada do útero seria a melhor opção para salvar a vida da mulher, perdendo assim o bebê.

Hoje em dia, com o acompanhamento de uma equipe especializada e multidisciplinar é possível preservar a segurança das duas vidas, avaliando fatores como o estágio do tumor, a idade gestacional, as possibilidades de tratamento e, claro, a opinião da paciente. Foi isso o que a equipe da Oncomed trabalhou com a Tayane: uma abordagem multidisciplinar para otimizar o tratamento, fornecendo simultaneamente a melhor chance de sobrevivência para o feto.

Felizmente, deu tudo certo! Acompanhe essa emocionante história agora mesmo!

 A história de Tayane Cabral

Em sua primeira consulta de pré-natal, animada com a gravidez do seu primeiro filho, Tayane descobriu uma lesão no colo de útero. A biopsia confirmaria um tumor maligno de cerca de 5 cm, ou seja, em estágio avançado. A notícia trágica se tornou desespero e muitas dúvidas. A consultora de moda e o seu marido se perguntavam se poderiam levar a gravidez adiante, e se a própria Tayane conseguiria sobreviver.

Os desafios continuaram surgindo ao longo do caminho, enquanto a jovem mãe buscava forças em seu bebê para prosseguir. No entanto, o primeiro oncologista procurado orientou a retirada do feto e do útero imediatamente — naquele momento, ela soube que esperava uma menininha!

Felizmente, o casal encontrou a Oncomed. Segundo a própria Tayane, “é preciso que os profissionais se atualizem, pois a medicina avança a cada dia e são vidas que estão em jogo”, e foi isso que ela encontrou na equipe da Oncomed: profissionalismo e humanidade trabalhando juntos.

Como o tumor já estava em estágio avançado, foi indicado que Tayane levasse a sua gestação até as 36 semanas, fazendo uma quimioterapia com segurança para o bebê. Após o nascimento, ela faria radioterapia e braquiterapia. A jovem ficou confiante e deu sequência ao tratamento: 15 ciclos de quimio depois, 36 semanas, e a bebê nasceu absolutamente perfeita!

Um mês depois do parto, Tayane fez 25 sessões de radioterapia na região pélvica e 4 sessões de braquiterapia. Vale lembrar que desde o nascimento até o primeiro dia de tratamento pós gestação se passaram 30 dias, e quando a nova mamãe finalizou seu tratamento pôde amamentar a sua pequena Liz.

Alguns efeitos colaterais esperados surgiram durante esse processo, causados pela radiação na região pélvica, como inflamação intestinal, perda de sensibilidade anal e vaginal, fraqueza, falta de energia, dor nos ossos etc. Além disso, alguns efeitos da radioterapia ainda apareceram ao decorrer dos anos, mas Tayane segue bem e em recuperação. Ela mesma afirma, e com bom humor: sou forte e hoje sinto que nada me afeta e me abala, suporto tudo!

Em relação ao trabalho da Oncomed, a jovem afirma que teve várias indicações e boas referências, por isso chegou até à equipe. Lá, com o tratamento totalmente humanizado, fazia até mesmo as sessões de quimioterapia parecerem mais leves! Tayane relata: “a Oncomed faz parte de uma história que o mundo irá ouvir pois milagres existem, anjos existem e Deus usa pessoas como Dr. Amândio, Dra. Mirielle a toda a equipe Oncomed para operar em nossas vidas! Estou viva, minha filha é muito saudável e eu sou muito grata por isso!”

Para outras mulheres que começam a enfrentar agora o que Tayane enfrentou, um câncer na gravidez, ela tem palavras de apoio. O seu conselho, primeiramente, é nunca ouvir apenas uma opinião médica, ter fé e não se deixar abater, pois a gestação faz uma mulher se tornar ainda mais forte. “Esquecemos de nós, esquecemos os efeitos colaterais e pensamos apenas na saúde do bebê. O tratamento é completamente eficaz, então, apenas confie” — ela afirma.

A Oncomed

As palavras e a experiência da Tayane são mesmo fonte de inspiração, não apenas para as mulheres que descobrem um câncer na gravidez, mas também para todas as pessoas que recebem o diagnóstico da doença. Infelizmente, oncologistas que não estão sempre atualizados com as novas tecnologias que surgem na medicina e no combate ao câncer podem oferecer opções de tratamento muito radicais e, até mesmo, desnecessárias nos dias atuais.

Além disso, um atendimento individualizado e humanizado é essencial para garantir o melhor tratamento e também mais qualidade de vida ao paciente, durante e depois dos procedimentos.

A equipe da Oncomed conta com oncologistas, psicólogos, nutricionistas, dentistas e diversos profissionais especializados no atendimento ao paciente ao câncer, oferecendo um acompanhamento completo em tudo que ele possa precisar.

Para saber mais sobre o nosso trabalho e como podemos te ajudar, entre em contato com o nosso time!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!