Veja 3 hábitos comuns do dia a dia que podem ser causas do câncer

3 minutos para ler

Graças aos avanços da Medicina, atualmente se sabe que vários fatores podem ser causas do câncer. O crescimento desordenado das células – formando os tumores que caracterizam a doença – pode acontecer pela influência de agentes externos aliados à predisposição genética. Será que você mantém alguns desses hábitos que favorecem o surgimento do câncer? Confira agora mesmo e veja como mudá-los já!

1. Fumar

Que o cigarro é um vilão da saúde e uma grande causa de câncer, todos sabem! Mas você sabia que o tabagismo é responsável não apenas pelo câncer de pulmão? Ele é capaz, por exemplo, de aumentar as chances de uma mulher ter câncer de colo do útero. Isso acontece porque o hábito de fumar altera a imunidade da mulher, abrindo espaço para o vírus HPV.

O tabagismo, segundo o INCA, também é responsável pelos seguintes tipos de câncer: leucemia mieloide aguda; câncer de bexiga; de pâncreas; de fígado; de esôfago; de laringe (cordas vocais); na cavidade oral (boca); de faringe (pescoço) e de estômago.

2. Ter uma alimentação de má qualidade

Assim como uma alimentação saudável ajuda a manter a qualidade de vida, alguns alimentos são bastante prejudiciais, contribuindo, inclusive, para aumentar o risco da doença. Entre os principais, podemos citar os embutidos e ultraprocessados, que são repletos de conservantes, nitratos e nitritos.

Outros alimentos que também devem ser evitados são os enlatados, frituras, ricos em gorduras, defumados, churrascos e produtos conservados em sal.

Também não podemos esquecer as bebidas alcoólicas: quando o organismo entra em contato com o álcool, a substância pode favorecer dano ao DNA, dando origem a células cancerígenas. Os tipos mais comuns são o câncer no fígado, esôfago, boca, reto e mama.

3. Não usar protetor solar constantemente

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele responde por 33% de todos os casos da doença no Brasil. São 180 mil novas pessoas acometidas pela doença todo ano! O mais comum é o câncer de pele não melanoma.

Apesar da letalidade baixa e da boa resposta aos tratamentos, são números que merecem a nossa atenção, não é mesmo? Por isso, mesmo em dias nublados ou chuvosos, é essencial usar o filtro solar e reaplicá-lo conforme a indicação, pois os raios solares continuam sendo emitidos, ainda que em menor grau.

No verão, o cuidado deve ser muito maior, com chapéus e bonés, e o uso de roupas claras e com proteção UVA/UVB.

Viu só como alguns hábitos simples podem ser causas do câncer? A boa notícia é que sempre há tempo para mudar e cuidar da sua saúde como você precisa e merece!

E agora, que tal se aprofundar ainda mais no assunto e saber mais sobre o câncer, seus sintomas, tipos e tratamentos?

Você também pode gostar

2 thoughts on “Veja 3 hábitos comuns do dia a dia que podem ser causas do câncer

  1. Fiz meu tratamento na Oncomed, equipe maravilhosa, agradeço a Deus por ter me encaminhado para profissionais humanos e competentes. Dra. Carolina Patrícia, Deus te abençoe em sua caminhada. Um grande abraço!

  2. Faço meu tratamento na Oncomed desde 2017 e quando entrei na sala do Dr Amandio pela primeira vez fiz apenas um pedido: faça meu tratamento de forma a poder continuar trabalhando p conseguir formar meu filho…. não esperava que o câncer recidivasse em 2018, 2019 e 2020. Bom, estou bem , trabalhando e meu filho formando em medicina em junho. Muita gratidão a Deus, Dr Amandio e a Dra Carolina Patricia q me acompanha com carinho, dedicação e competência. Obrigada a todos os profissionais que Deus colocou no meu caminho. Oro a Deus todos os dias por vcs.

Deixe um comentário