Quer saber como amenizar os sintomas da quimioterapia? Descubra aqui!

como amenizar os sintomas da quimioterapia
4 minutos para ler

Apesar de ser fundamental no combate ao câncer, a quimioterapia costuma causar efeitos desagradáveis, que podem variar tanto em características quanto em intensidade de pessoa para pessoa.

Tais efeitos colaterais acontecem porque os medicamentos utilizados (orais ou intravenosos) têm como objetivo destruir, controlar ou inibir a multiplicação das células doentes — e fazem isso atacando as células do nosso organismo, inclusive as saudáveis. Como resultado, as células responsáveis pela defesa do organismo e que compõe o trato digestivo, entre outras, acabam sendo prejudicadas.

O resultado, especialmente nos primeiros dias, são sintomas como náuseas, diarreia e fadiga. Por isso, é tão importante saber como amenizar os sintomas da quimioterapia. Dessa forma, você vai se sentir mais forte para manter a luta e vencer!

Nós temos algumas dicas que podem ajudar, confira!

Cuide da alimentação

Os alimentos podem ser seus grandes aliados nesse momento, capazes de manter as náuseas, vômitos e diarreias sob controle. Para começar, faça uma refeição leve antes da sessão de quimioterapia, para não receber o medicamento de estômago vazio — o que pode piorar a sensação de enjoo.

Após a quimio, espere, pelo menos, uma hora para ingerir novos alimentos. Se a textura ou temperatura estiverem atrapalhando, experimente variar: tente a consistência pastosa ou líquida, uma temperatura ambiente ou mais fria e a substituição de alguns temperos.

Alimentar-se em locais arejados e sem cheiros fortes também pode ajudar com as náuseas. Vale lembrar que cada pessoa reage de um jeito, por isso a melhor maneira de lidar com esses efeitos é fazer testes e encontrar o que traz mais qualidade de vida para você!

Tenha um sono de qualidade

Após as sessões de quimioterapia, o paciente pode ter tonteiras. Além disso, a fraqueza também é um sintoma bastante comum do tratamento. Por isso, o descanso é essencial, não apenas durante a noite, como também ao longo do dia. Procure descansar o máximo que puder, divida as tarefas de casa e negocie os horários de trabalho, se for possível.

Pratique uma atividade física leve

Apesar da sensação de cansaço, tente praticar uma atividade física leve nos dias em que estiver se sentindo melhor. Uma caminhada rápida, longe do sol, por exemplo, já vai alongar o corpo, ajudar na prisão de ventre e até mesmo produzir hormônios do bem-estar — essenciais para manter a sua felicidade, disposição e otimismo.

Redobre os cuidados com a higiene pessoal

Alguns efeitos colaterais podem acabar desencadeando outros problemas se os cuidados pessoais não estiverem sendo bem realizados. As feridas na boca, por exemplo, podem trazer transtornos maiores em relação à saúde bucal. A pele também fica mais ressecada durante o tratamento, e é preciso mantê-la bem hidratada.

Além disso, o câncer pode causar baixas de imunidade, que podem acometer o paciente caso a sua higiene pessoal não esteja bem cuidada. Portanto, ame-se e cuide-se.

Conte com ajuda

Você não precisa passar por esses momentos sozinho. Além dos questionamentos e inseguranças que o próprio diagnóstico de câncer traz, o tratamento pode deixar até o mais forte dos pacientes em dias de vulnerabilidade. Portanto, converse com pessoas próximas sobre os seus sentimentos físicos e emocionais, peça ajuda para fazer as suas atividades e desacelere.

Por fim, contar com uma equipe profissional que sabe como amenizar os sintomas da quimioterapia e lidar com todo esse processo vai ajudá-lo a ter mais confiança durante o período — o que é fundamental para o sucesso do tratamento.

Por isso, vale a pena conhecer a Oncomed BH. Um espaço especializado em oncologia clínica e que oferece tratamento médico integrado. Entre em contato e conheça a nossa equipe e o nosso trabalho!

Você também pode gostar

Um comentário em “Quer saber como amenizar os sintomas da quimioterapia? Descubra aqui!

Deixe um comentário