Como evitar o estresse? Veja 4 dicas para ter mais qualidade de vida

Como evitar o estresse
3 minutos para ler

O estresse é um dos grandes males do mundo moderno. Ainda que muitas pessoas não levem o problema muito a sério, além de ser muito incômodo, ele é um fator de risco para diversas doenças, inclusive o câncer. Por isso, é fundamental entender como evitar o estresse para se manter saudável e ter mais qualidade de vida.

Se você ainda não sabe se sofre com os sintomas, é bom ter atenção caso tenha dificuldade de concentração, oscilações de humor, cansaço, ansiedade, entre outros. Eles podem ser desencadeados por diversos motivos, desde uma má alimentação até uma rotina muito agitada.

Assim, o melhor mesmo é prevenir que situações estressantes se tornem cada vez mais comuns. Para ajudar você, neste post separamos 4 dicas de como evitar o estresse e viver melhor. Confira!

1. Adote uma alimentação saudável

A nossa alimentação é um dos fatores que mais impactam na nossa saúde, inclusive no estresse. Isso porque alguns alimentos, principalmente os ricos em açúcares e gorduras, aumentam a atividade metabólica, podendo contribuir para o quadro.

Além disso, estimulantes, como o café e o álcool em excesso, atuam diretamente no sistema nervoso, piorando o estresse. Ou seja, o melhor é adotar uma alimentação balanceada, rica em verduras, legumes e frutas, que contribuem para o bom funcionamento do organismo de um modo geral.

2. Tenha momentos de descanso ao longo do dia

A rotina atribulada é apontada por grande parte das pessoas como a principal causa de estresse. E não é por acaso, uma vez que fazer várias coisas ao mesmo tempo ou em excesso leva ao cansaço físico e mental.

Por isso, o ideal é procurar descansar não apenas aos fins de semana, mas ao longo de todo o dia. É bom tirar alguns minutos entre uma tarefa e outra, relaxar, se alongar e tentar pensar em algo diferente e prazeroso.

3. Faça exercícios físicos regularmente

Além de ajudar a manter a forma e evitar diversas doenças, a prática regular de atividade física, de 3 a 5 vezes por semana, contribui para aliviar o estresse. Isso porque o esforço físico libera substâncias, como a endorfina, que aumentam a sensação de prazer e bem-estar.

No entanto, de nada adianta frequentar uma academia todos os dias sem gostar, pois o efeito pode ser o inverso. O melhor é optar pela atividade que seja mais agradável, seja ela caminhar, nadar, correr ou jogar tênis.

4. Durma bem todas as noites

Por fim, destacamos a importância de dormir bem, uma vez que é durante o sono que o organismo recupera as energias e que a mente descansa. E não dá para dormir pouco em uma noite e tentar compensar na seguinte. O corpo precisa de regularidade para manter um bom funcionamento.

Saber como evitar o estresse é só o primeiro passo. Uma mudança de hábitos é essencial para quem quer ter mais saúde. Caso os sintomas sejam persistentes, é necessário procurar um médico o quanto antes e começar um tratamento, pois o estresse é um problema que não deve ser ignorado.

Gostou de saber como evitar o estresse? Quer conferir mais dicas de saúde e bem-estar? Então, veja também como evitar o sedentarismo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!