Como evitar o sedentarismo? 7 dicas para o seu dia a dia

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Se você também deseja descobrir como evitar o sedentarismo, vai gostar de saber que existem algumas medidas que pode adotar em seu dia a dia. Desse modo, o cuidado com a saúde começa a fazer parte da sua rotina, se tornando algo agradável e prazeroso.

É importante que você tenha consciência de que manter o corpo em movimento ajuda a ativar todas as suas funções. Consequentemente, fortalecemos o sistema imunológico e mantemos a nossa saúde física e mental em equilíbrio. Mas o ideal é que as atividades sejam praticadas regularmente para alcançar esse objetivo.

Por isso, não adianta você se matricular em uma academia se não vai frequentá-la. É preciso se comprometer consigo mesmo e adotar hábitos mais saudáveis, e isso não é difícil.

Para que você veja como se exercitar pode ser agradável, confira a seguir uma lista com 7 dicas para acrescentar os exercícios à sua rotina sem sacrifícios!

1. Estabeleça metas possíveis

Um erro que muitas pessoas cometem quando estão procurando formas de como evitar o sedentarismo é estabelecer metas que não estão de acordo com seu perfil. Não adianta, por exemplo, definir que vai fazer 1 hora de academia todos os dias se você levanta cedo para trabalhar e depois ainda precisa cuidar dos filhos, da casa ou ir para a faculdade.

Antes de iniciar a sua rotina de atividades e exercícios, estabeleça metas que estejam de acordo com a sua realidade. Se você pode se dedicar 1 hora por dia, ótimo; se for apenas meia hora, tudo bem; se não pode se exercitar diariamente, defina alguns dias na semana. O importante é que você atenda às suas necessidades e respeite as suas limitações.

2. Faça exercícios que realmente gosta

Tenha em mente que não há como evitar o sedentarismo se você decidir praticar um exercício ou qualquer outra atividade que não desperta muito seu interesse. Afinal, o desprazer faz com que esse cuidado com a sua saúde se torne uma obrigação, o que é um desestímulo para continuar.

Portanto, prefira escolher os exercícios que você realmente gosta. Existem muitas opções para atender a preferências distintas, como:

  • as aulas aeróbicas;
  • de musculação;
  • feitas na água;
  • que envolvem dança;
  • a céu aberto.

Verifique aquilo que está adequado ao seu condicionamento físico e escolha uma ou mais modalidades que chamem sua atenção.

3. Use menos o carro

Existem algumas pessoas que procuram dicas e informações sobre como combater o sedentarismo, mas usam o carro para qualquer coisa. Não fazem nem mesmo uma pequena caminhada até a padaria, ou para levar os filhos à escola. Se algumas vezes isso também acontece com você, então, é hora de rever esse hábito.

Se o seu destino não for longe demais, deixe o carro na garagem e vá caminhando. Sempre que for possível, prefira colocar o seu corpo para trabalhar, porque além de você se manter em movimento, fará economia de combustível. Ou seja, os ganhos são bem atrativos!

4. Pratique um esporte

Praticar um esporte é uma excelente forma de combater o sedentarismo. As atividades físicas mantêm o corpo em movimento, além de fortalecer a musculatura e o sistema cardiorrespiratório. A atividade esportiva também reduz o estresse, traz sensação de bem-estar e permite o convívio social.

Você tem a opção de praticar esportes individuais, mas também pode praticar as modalidades coletivas, como futebol, vôlei, handebol, basquete, entre outras. O importante é que você saiba que estará se exercitando e, ao mesmo tempo, se divertindo.

Apenas não se esqueça de que, antes de iniciar a prática de um esporte, é importante conversar com o seu médico. Isso porque algumas pessoas podem apresentar restrições para algumas modalidades, em função do risco para sua saúde ou integridade física.

5. Adote um hobby com movimento

Se você não gosta de academia ou exercícios repetitivos, e não consegue se dedicar a esse tipo de rotina, não se preocupe: ainda existem diversas soluções para manter o seu corpo em movimento e garantir mais saúde.

Uma excelente alternativa é adotar um hobby que envolva movimentos. Ou seja, você pode praticar algum tipo de atividade que atue como um passatempo, mas que exija que você se esforce para realizar as tarefas. Algumas pessoas gostam de dançar, e essa é uma excelente atividade, porque trabalha o corpo como um todo.

Para os apaixonados por plantas e flores, uma alternativa interessante é criar um jardim. Sempre existe trabalho e você precisará manter o seu corpo em movimento para cuidar de todas as espécies que decidir cultivar. É possível também criar uma horta em sua casa, se tiver espaço, plantando suas próprias verduras, legumes, temperos e ervas aromáticas ou medicinais.

Se nada disso chama sua atenção, você também pode sair para pedalar com seus amigos, andar de patins no parque, fazer uma caminhada com o seu cachorro, nadar na piscina do clube ou do condomínio, e assim por diante. O importante é que tudo isso seja uma prática regular.

6. Encontre uma companhia

É muito comum que as pessoas não pratiquem atividades ou exercícios físicos porque se sentem sozinhas. Não ter uma companhia é um desestímulo para elas, afinal, a prática parece sem graça e, muitas vezes, até mesmo uma perda de tempo, o que leva ao abandono.

Se você também se sente assim, então a solução é procurar uma companhia para se exercitar com você. Pode ser o seu cônjuge, filho, vizinho, colega de trabalho, algum familiar, ou qualquer outra pessoa com quem você possa conversar e fazer com que esse momento seja mais agradável.

7. Exercite-se em casa

É verdade que para muitas pessoas é difícil adotar uma rotina de atividades ou exercícios físicos em função da falta de tempo. No entanto, você não precisa sair de casa para se exercitar, pois pode fazer isso tendo o suporte da tecnologia. Na internet, existem vídeos e dicas de profissionais para fazer exercícios mesmo fora da academia.

Porém, ao adotar essa prática você precisa ter o cuidado de conhecer o seu preparo físico e evoluir gradativamente. Busque profissionais sérios e bem capacitados, e dê atenção para cada dica e recomendação, a fim de realizar os movimentos corretamente, com a postura adequada e pelo tempo certo. Dessa forma, você não prejudicará o seu corpo ou sua saúde.

Uma alternativa ainda melhor é contratar um personal trainer. Nesse caso, o educador físico vai até a sua casa no momento em que for melhor para você e acompanha todos os seus exercícios. Assim, você tem um suporte personalizado e total segurança na hora de se exercitar.

Agora você já sabe como evitar o sedentarismo e descobriu algumas medidas simples para acrescentar em seu dia a dia. Então, deixe a preguiça de lado, levante do sofá e coloque o seu corpo para se movimentar! Assim você terá muito mais saúde física e mental, além de disposição em sua rotina.

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9 thoughts on “Como evitar o sedentarismo? 7 dicas para o seu dia a dia

  1. Atividade física é tudo pra mim. Aulas de dança? Amoooo!! Zumba e Fitdance. Agora atividades em casa. Vídeo que academia manda todos os dias. Muito mais animação!!

  2. Minha sogra vai aposentar agora, esperando essa Covid 19 passa pra começar a caminhar com ela pela manhã, minha sogra é uma companhia muito agradável 😁😁😁😁

  3. TIVE CA DE MAMA, MADTECTOMIA BILATERAL, ESVAZIAMENTO DE AXILAS, MAIS TARDE, BENIGNO NA COLUNA COM IMPLANTE DE7 PINOS E UMA HASTE , HOJE DORES FORTES NO CIÁTICO. ALGUMAS SUGESTÕES DE ALO GAMENTO?

    1. Olá, Rosângela! Consultamos um especialista em educação física, nosso parceiro, mas ele disse que não consegue sugerir um exercício sem conhecer as suas limitações, dores e te acompanhar executando para ver se está tudo correto e se não há risco de agravar seu quadro ainda mais. Dessa forma, sugerimos que você procure um profissional para te ajudar nas suas atividades com segurança. 🙂

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