Passo a passo: aprenda agora como fazer uma horta em casa

como fazer uma horta em casa
4 minutos para ler

É fundamental adotar uma alimentação saudável e orgânica para manter a saúde equilibrada e contar com mais disposição no dia a dia. Para quem tem doenças oncológicas, essa medida é ainda mais importante, já que a boa nutrição é um dos aspectos que não podem faltar no tratamento. Saber como fazer uma horta em casa, nesse contexto, é uma ótima medida para facilitar o acesso aos alimentos orgânicos.

Neste conteúdo especial que preparamos, vamos mostrar os principais passos para ter uma horta no lar e poder colher vegetais frescos e saudáveis. Continue a leitura para aprender mais sobre o assunto!

Qual a importância de uma alimentação saudável e orgânica?

É primordial aderir aos alimentos orgânicos, já que eles ajudam no fornecimento dos nutrientes necessários para que o corpo e o metabolismo funcionem bem. Além disso, eles permitem evitar os danos causados por agrotóxicos, contribuindo para melhorar o bem-estar e a saúde.

No entanto, a compra desses alimentos nos supermercados pode ser um pouco mais difícil, já que os vegetais orgânicos, no geral, são mais caros. Uma horta em casa pode ajudá-lo a ter acesso a alimentos naturais, além de ser uma excelente atividade para a qualidade de vida e a saúde emocional.

Como fazer uma horta em casa?

Fazer uma horta em casa demanda alguns cuidados, mas não é uma tarefa difícil. Veja os principais passos a seguir para montar a sua horta com sucesso!

Defina o local de plantio

O ideal é escolher um local que receba uma boa exposição solar. Mesmo que você tenha pouco espaço e áreas cimentadas, é possível colocar os vegetais em vasos e ordená-los presos à parede, como um jardim vertical. 

Escolha o que plantar

É importante escolher vegetais de menor porte, para evitar que as plantas ocupem um espaço além do desejado e não tenham condições adequadas de crescer. Alface, tomilho, cebolinhas, couve, tomate-cereja, alecrim, manjericão e coentro são ótimas possibilidades, que se desenvolvem bem em ambientes menores.

Compre os materiais e as ferramentas necessários

Você vai precisar de pás, luvas, vasos com pratinhos, adubo, terra e as diversas sementes. Esses itens podem ser encontrados em estabelecimentos comerciais e floriculturas.

Escolha os vasos ideais

Lembre-se de avaliar bem quais são os vasos, de acordo com o porte da planta. É preciso adquirir também os pratos para o recolhimento da água que fica em excesso após a irrigação.

Cuide do solo

O solo precisa ser afofado e adubado para se manter rico em nutrientes para as plantas e para garantir um melhor desenvolvimento para os vegetais. As minhocas também são muito bem-vindas, pois elas auxiliam a manter o solo mais arejado para a penetração da água e das raízes e pelo fornecimento de húmus, um adubo natural e nutritivo.

Os cuidados diários com a horta para ter alimentos de boa qualidade e frescos são: regar as plantas e zelar para que elas tomem sol. Colocar adubo e afofar a terra também é uma das tarefas que devem ser realizadas com frequência. Além disso, é importante avaliar o ponto certo para colher o vegetal, evitando tirar as folhas ou frutos antes de eles estarem maduros.

A alimentação orgânica é essencial para ter uma saúde melhor e para ter mais disposição no dia a dia. Para pacientes oncológicos, a medida é ainda mais importante, já que ela é parte de um tratamento integral da saúde. Saber como fazer uma horta em casa é uma ótima alternativa para facilitar o acesso a esses alimentos, além de ser uma atividade com bom potencial de promoção de bem-estar.

Gostou do conteúdo? Aproveite e confira também outras dicas para manter uma rotina saudável.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!