4 benefícios do contato com a natureza para a saúde física e mental

contato com a natureza
4 minutos para ler

As grandes cidades, com suas ruas asfaltadas e os poucos espaços dedicados a parques e áreas verdes estão prejudicando o nosso contato com a natureza, tão vital para a saúde e o bem-estar de todos.

Durante a pandemia do coronavírus, o isolamento dentro de casa aumentou essa carência. Se antes já vivíamos atarefados demais para apenas sentar na grama, correr entre as árvores e respirar o ar puro, ao ficar em casa, nos desconectamos de vez com o verde.

Mas ainda há tempo de reverter a situação e ir em busca de mais qualidade de vida para toda a família, seja visitando um parque perto de casa, fazendo uma caminhada em uma praça arborizada ou cultivando uma horta no quintal ou na varanda.

Mas, afinal, existem mesmo benefícios no contato com a natureza? Descubra agora que sim e quais são eles!

1. Redução do estresse

Você sabia que uma simples caminhada ao ar livre pode fazer maravilhas pelo seu organismo? Pesquisas indicam que o exercício praticado em ambientes naturais tiveram a capacidade de reduzir o cortisol (um hormônio envolvido na resposta ao estresse) e também os batimentos cardíacos.

No dia a dia, isso significa mais qualidade de vida, mais energia e um coração cada vez mais fortalecido e saudável.

2. Aumento da concentração e da memória

Os benefícios do contato com a natureza para o cérebro são inúmeros. Além da concentração e da memória serem aprimoradas, as atividades ao ar livre melhoram as funções cognitivas como um todo, e também podem aliviar os sintomas de demência e Alzheimer. Além disso, os níveis de estresse e a depressão são reduzidos.

Nas crianças, os ganhos também são enormes: a imaginação e a criatividade ganham força, da mesma forma que os sintomas de DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção) diminuem — influenciando, inclusive, na dosagem dos remédios utilizados pelos pequenos para combatê-los.

3. Redução de inflamações

O simples contato com a natureza é capaz de fortalecer o nosso organismo contra inflamações e bactérias. A famosa vitamina S (sendo o S, de sujeira) é fundamental para o nosso sistema imunológico desenvolver as suas defesas, deixando o corpo menos suscetível a diversas doenças.

Também vale lembrar que muitos processos inflamatórios podem surgir ou serem agravados por questões emocionais. O contato com a natureza, nesse sentido, tende a trazer diversos benefícios, como já abordamos mais acima.

4. Melhora das dores

As dores podem ser resultado das inflamações que acabamos de citar, mas o contato com a natureza promove benefícios que vão muito além: os exercícios sobre a terra causam menos danos musculares e menos dores no pós-treino, além de influenciar na capacidade do próprio corpo de se curar.

Por fim, estar perto da natureza melhora a oxigenação em todo o organismo, fazendo com que o nosso cérebro responda melhor às dores.

Como você pôde ver, o contato com a natureza só traz benefícios para a mente e o corpo, tanto dos adultos quanto das crianças. Por isso, reserve alguns momentos em seu dia a dia para se conectar, seja caminhando ao ar livre, levando as crianças para um piquenique ou para andar de bicicleta. Vocês certamente vão perceber a diferença!

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre os cuidados com a saúde emocional? Confira 8 dicas para viver de forma plena!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!