Veja 5 cuidados com o sol que você não pode deixar de tomar

cuidados com o sol
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Apesar de os raios solares serem um grande aliado do nosso organismo, ajudando na absorção da vitamina D, é necessário tomar alguns cuidados com o sol. Isso porque a exposição excessiva pode acarretar desidratação, fadiga, assim como o câncer de pele, o tipo de maior incidência no Brasil.

Porém, dá para viver bem nos dias mais ensolarados tomando 5 precauções para proteger sua saúde! Quer saber quais são elas? Confira o post que preparamos para você!

1. Beba muita água

Manter-se hidratado! Tenha sempre uma garrafa de água com você e consuma sucos naturais, água de coco e frutas, principalmente aquelas com mais água, como melancia. A dica é não esperar sentir sede, mas beber água de maneira frequente durante todo o dia, e aumentar o consumo durante a prática de atividade física.

A desidratação é um quadro grave que, além de ocasionar boca e pele mais secas, pode reduzir a quantidade de urina, desencadear tontura e dor de cabeça. Em algumas situações, pode ser a causa até mesmo de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Assim, todo cuidado é pouco.

2. Proteja sua pele

Um dos cuidados com o sol imprescindíveis é usar filtro solar que tenha o fator de proteção adequado à sua pele. Porém, lembre-se de aplicar o produto 20 minutos antes de sair de casa e de reaplicá-lo a cada duas horas ou sempre que se molhar.

É necessário ainda certificar-se de passar o protetor em todas as áreas do corpo expostas, inclusive nas orelhas, dobras de joelho, braço e pescoço. Pode dar um pouco de trabalho, mas é uma medida importante para evitar queimaduras e, principalmente, o câncer de pele.

Apostar em óculos escuros (que protejam contra os raios UVA e UVB), chapéus e roupas com proteção contra os raios solares também é recomendado.

3. Priorize alimentos leves

Evite alimentos mais gordurosos e pratos pesados nos dias mais quentes. Para facilitar a digestão, aposte em cardápios mais leves e refrescantes, que contenham de preferências verduras, legumes e frutas.

4. Tome sol apenas nos horários recomendados

A exposição ao sol entre 10h e 16h pode ser bastante nociva à saúde. Sendo assim, organize sua rotina de modo a evitar sair nos horários mais quentes. Aproveite o sol para fazer a absorção da vitamina D nos períodos mais seguros — logo pela manhã ou no final de tarde.

5. Não exagere com a atividade física

Nos dias mais quentes, é necessário ter atenção com a atividade física. Se fizer exercícios ao ar livre, prefira os horários de menor incidência dos raios solares e pratique de forma moderada. No calor, a grande pedida são os exercícios na água, como a hidroginástica.

Não negligencie os cuidados com o sol. Tanto os raios UVA, que penetram nas camadas mais profundas da pele, como os UVB, que atingem a derme superficialmente, podem causar câncer de pele. Dessa maneira, é necessário se proteger e manter uma boa hidratação.

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