8 cuidados com pacientes oncológicos para ajudar no tratamento

cuidados com pacientes oncológicos
8 minutos para ler

O tratamento do câncer é uma situação delicada pelos impactos físicos e psicológicos que a doença provoca. Por isso, devem ser adotados cuidados especiais com os pacientes oncológicos, a fim de garantir melhores resultados com os procedimentos e proporcionar qualidade de vida e bem-estar para eles.

Então, o foco não deve ser apenas a doença em si, mas também os sintomas físicos e emocionais. Daí a importância de o paciente ser assistido por uma equipe multidisciplinar, sendo que familiares e cuidadores têm um papel muito importante.

Como esses cuidados influenciam significativamente nos resultados do tratamento, preparamos este artigo para apresentar quais são os principais. Continue lendo e veja como os pacientes oncológicos podem ter um tratamento mais completo e humano.

Importância dos cuidados com os pacientes oncológicos

Os cuidados com pacientes oncológicos são especiais porque é preciso ter uma abordagem mais ampla e sensível. Com ela, oferecemos acolhimento e conforto para o paciente e seus familiares; afinal, todo o grupo é impactado pela doença e as mudanças que ela provoca na vida e rotina.

Quando o indivíduo recebe atenção diferenciada, ele não só tem uma melhora em sua qualidade de vida como há um aumento da sobrevida global. Muitas vezes, os resultados são semelhantes, ou até mesmo superiores, ao de novas drogas utilizadas especificamente para tratar o câncer.

Como dito, é fundamental considerar também os sintomas e fazer o controle deles, porque dessa forma minimizamos o sofrimento do paciente, reduzimos a necessidade de internações hospitalares não planejadas e da realização de procedimentos mais agressivos.

Papel da família, cuidadores e responsáveis

Você viu que os cuidados como pacientes oncológicos permitem que eles vivam mais e melhor. Estabelecendo de forma precoce e com clareza como essa abordagem será realizada, tanto os pacientes quanto seus familiares conseguem enfrentar a situação com menos dificuldades.

Aliás, a família, os responsáveis e cuidadores têm um papel muito importante, assim como todos aqueles que estão envolvidos com o paciente. É fundamental que haja um entendimento entre esses agentes e a equipe médica, pois dessa forma minimizamos a probabilidade de sofrimento e aumentamos as chances de sucesso no tratamento.

Um fato que costuma acontecer em situações como essa é o adoecimento de familiares, responsáveis ou cuidadores mais frágeis, ao longo da trajetória do paciente. A equipe que oferece assistência ao grupo precisa identificar esse risco para dar apoio e fazer a manutenção da saúde desses indivíduos.

Afinal, estando eles em contato direto com o paciente oncológico, é fundamental que estejam bem física e emocionalmente, porque sua qualidade de vida também vai impactar aquele que está em tratamento. O sofrimento do paciente pode ser maior presenciando os impactos que as suas condições estão provocando nos entes queridos e pessoas próximas.

Cuidados com pacientes oncológicos

A abordagem de cuidados com pacientes oncológicos inicia antes do tratamento, é mantida durante e se estende após a sua finalização. Dessa forma, a atenção é completa e possibilita alcançar os resultados esperados, de equilíbrio para a saúde física e emocional. Veja a seguir como deve ser realizada essa abordagem nas três etapas.

Antes do tratamento

1. Definição detalhada da abordagem

Como explicamos, para que o paciente, seus familiares e cuidadores possam enfrentar esse momento da melhor maneira possível, é fundamental que a abordagem seja definida antes de iniciar o tratamento, de forma bem detalhada e completa.

2. Formação da equipe multidisciplinar

Para a maioria dos casos, diversas especialidades médicas estão envolvidas no tratamento e precisam trabalhar em harmonia. A equipe multidisciplinar costuma ser composta por profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia, farmácia clínica, além dos especialistas em oncologia, e outros, quando necessário.

3. Criação do plano terapêutico

O tratamento do câncer é personalizado conforme as características de cada caso, as condições clínicas do paciente e suas necessidades específicas. Sendo assim, é traçado o plano terapêutico, levando em consideração, ainda, os valores e as preferências do paciente.

Durante o tratamento

4. Tratamento de efeitos colaterais

Durante o tratamento, muitos fatos e eventos importantes podem acontecer e requerem grande atenção. O procedimento em si traz efeitos adversos, como fadiga, infecção, náuseas, vômitos e queda de cabelo. Tudo isso precisa ser previsto e identificado precocemente, a fim de ser manejado de uma forma impecável.

5. Consultas regulares

Para controlar esses efeitos adversos e receber o suporte dos profissionais, as consultas regulares devem acontecer com toda a equipe multidisciplinar. Nelas, o paciente é acompanhado em sua evolução, a fim de garantir mais qualidade de vida para ele e analisar se o tratamento está trazendo os efeitos esperados.

6. Incentivo aos hábitos saudáveis

Os cuidados com pacientes oncológicos também precisam envolver o incentivo à adoção de hábitos mais saudáveis, como é o caso de uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas. Neste último caso, as atividades devem ser realizadas na medida do possível e seguindo as recomendações e liberação da equipe médica.

Depois do tratamento

7. Adoção de um estilo de vida saudável

Os hábitos saudáveis devem ser mantidos após a finalização do tratamento oncológico. É importante continuar a dieta saudável, a prática de atividades físicas e manter o controle do peso corporal. O tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas precisam ser evitados porque são fatores de risco para novas complicações.

8. Acompanhamento clínico

As consultas médicas não devem ser abandonadas, pois o paciente oncológico deve fazer acompanhamento clínico realizando exames. Isso traz uma segurança maior para se ter certeza do equilíbrio orgânico e controle da doença.

Saúde emocional do paciente oncológico

Explicamos que um diagnóstico de câncer traz impactos emocionais, é por isso que entre os cuidados com pacientes oncológicos devemos dar atenção à sua saúde emocional. Alguns distúrbios são muito frequentes nesse grupo de pessoas.

Eles ocorrem, por exemplo, na forma de alterações de humor e quadros de ansiedade. Quando isso não é identificado, aumenta o sofrimento e leva a uma pior adesão ao tratamento. Sendo assim, a equipe e pessoas envolvidas precisam identificar sinais.

Dessa forma, podem oferecer ajuda ao paciente a fim de que ele receba o suporte psicológico. Afinal, quando também é tratada a saúde mental nesse cenário, o indivíduo consegue lidar melhor com os desafios da fase, e os seus resultados clínicos são superiores.

A abordagem psicoterápica tem um peso muito grande para auxiliar, ainda, no controle de outros sintomas, como irritabilidade, insônia e até mesmo para prevenir quadros de depressão. Isso não só contribui com os resultados do tratamento como também permite ao paciente equilíbrio emocional para a realização das suas atividades diárias.

Auxílio oferecido pela Oncomed

A Oncomed disponibiliza para os pacientes a equipe multidisciplinar especializada a fim de oferecer um cuidado clínico integral, atendendo a todas as demandas de forma personalizada. Sempre é privilegiada essa atenção completa, para alcançar os melhores resultados com os tratamentos.

Mesmo durante a pandemia, a Oncomed teve o cuidado de oferecer suporte para os pacientes em tratamento por meio de uma plataforma digital. Assim, garantiu a assistência sem comprometer a segurança, sendo uma pioneira em assistência virtual.

Com o auxílio da tecnologia, conseguimos promover uma melhor comunicação entre médicos e pacientes. Esse é um um recurso que há pouco tempo foi descrito na literatura médica, mas que já era uma realidade entre os pacientes Oncomed.

É importante ressaltar que os cuidados com pacientes oncológicos nessa abordagem completa devem ser adotados a partir do diagnóstico da doença. A ação precoce oferecida concomitante ao tratamento permite alcançar resultados muito melhores; não apenas clínicos, mas também no suporte emocional, na qualidade de vida e bem-estar desses pacientes.

Saiba mais sobre como é realizada essa abordagem na Oncomed. Entre em contato conosco e confira os cuidados e suporte oferecidos aos nossos pacientes.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!