Quais cuidados pós vacina devem continuar? Saiba

cuidados pós vacina
3 minutos para ler

Os números da vacinação contra o novo coronavírus avançam a passos largos no mundo e, mesmo no Brasil, já contamos com um percentual elevado de imunizados, total ou parcialmente — especialmente entre os mais idosos e grupos de risco. No entanto, você já sabe quais cuidados pós vacina devem continuar?

O fato é que, ao menos por algum tempo, teremos que permanecer com alguns hábitos que não eram nada corriqueiros por aqui, como o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos com álcool em gel, por exemplo. Quer aprender um pouco mais sobre a imunização? Então, continue a leitura!

Como a vacina funciona?

Para saber quais cuidados devem continuar, você precisa entender como funciona a imunização. Muitas pessoas acham que podem voltar a ter uma vida normal imediatamente depois de tomar as doses recomendadas, mas ainda é necessário se cuidar, já que nenhuma vacina protege totalmente e uma parte da população brasileira ainda não se vacinou.

Independentemente do fabricante, a ideia do imunizante é a de oferecer uma resposta protetora, minimizando bastante as chances de casos graves, internações e, principalmente, mortes. No entanto, isso não quer dizer que a pessoa não possa se contaminar e até transmitir o vírus, sobretudo quando se trata de suas variantes mais infecciosas, como a Delta.

A máscara ainda é importante?

Como ocorre em quase todos os casos relacionados à saúde, a prevenção é a melhor escolha. Por isso, o uso de máscaras ainda é muito importante, mesmo em pessoas que estejam parcialmente ou totalmente imunizadas. Trata-se de uma medida extremamente simples, mas que se mostrou muito eficiente para reduzir o nível de propagação do novo coronavírus.

Graças à barreira criada pela máscara, a dispersão de aerossóis no ambiente se torna muito menor, fazendo com que a taxa de contaminação também caia consideravelmente. Quanto mais pessoas fizerem isso, mais ampla se tornará a proteção coletiva.

Nesse contexto, vale ressaltar: não se esqueça de escolher o modelo certo, dando preferência para marcas de qualidade e que sigam as normas da ANVISA.

Preciso manter o distanciamento?

Uma das mudanças que mais incomoda os brasileiros na pandemia é a necessidade de distanciamento social. Porém, essa medida ainda deve ser muito importante para a sua saúde por algum tempo. Mantendo cerca de 2 metros de distância das pessoas, em especial desconhecidos, as chances de transmissão caem bastante.

Além de se proteger, essa é uma maneira de cuidar de quem está por perto. Não se esqueça de que ambientes lotados, especialmente quando fechados, podem formar verdadeiros corredores de circulação do vírus e que, quanto maior for sua exposição a ele, maiores são as probabilidades de acabar doente. Basta esperar um pouco mais até que todos estejam imunizados.

Esses são hábitos relativamente simples, mas que podem fazer toda a diferença para a sua saúde, garantindo que você possa, em breve, retornar à normalidade na sua vida pessoal e social!

Agora que você já sabe quais cuidados pós vacina devem continuar, que tal conferir outros conteúdos como este? Então, que tal seguir os perfis da Oncomed BH no YouTube, no Instagram e no Facebook?

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!