Dia do Geriatra: entenda a importância desse profissional!

dia do geriatra
4 minutos para ler

Será que a saúde do século XXI apresenta as mesmas características dos séculos anteriores? Certamente que não! Os avanços em pesquisas possibilitaram oferecer uma assistência muito melhor para as pessoas, sobretudo aos idosos.

Por isso, vamos falar hoje sobre o Dia do Geriatra! Afinal, por que esse profissional é tão importante? O aumento da expectativa de vida é uma realidade. Veja só: em 1940, um indivíduo vivia, em média, até os 69 anos. Já em 2019, a expectativa chegava a quase aos 81.

Um crescimento tão expressivo merece atenção e cuidados especializados. Afinal, tão importante quanto viver mais é viver bem. Continue a leitura e saiba mais!

Conheça o Dia do Geriatra

No dia 16 de maio de 1961, foi fundada a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. É esse órgão o responsável pela certificação dos especialistas e a fiscalização da atuação deles.

Por isso, é no dia 16 de maio que se comemora o Dia do Geriatra. Como havíamos dito, a qualidade de vida deve ser priorizada, afinal, do que adianta viver mais, porém não envelhecer com saúde?

Então, é preciso destacar que esse profissional atua não só no tratamento de condições comuns na velhice, mas também na prevenção de doenças e na reabilitação de funções que tenham sido prejudicadas ao longo da vida.

Saiba a importância do profissional

Analisando o papel do geriatra, já podemos perceber alguns aspectos que reforçam a importância do profissional. Tratamento, reabilitação e prevenção representam um tripé essencial para a abordagem da saúde do idoso.

Mas a atuação desses profissionais vai além disso! Existe também a necessidade de rastreio de condições, sobretudo câncer. Ao longo da vida, as pessoas são expostas a uma série de fatores de risco, como raios UV, alimentação inadequada e substâncias tóxicas.

Os fatores de risco associados ao envelhecimento aumentam, sim, o risco de neoplasias. Então, o geriatra deve estar atento ao rastreio!

Por fim, além das condições biológicas, o especialista deve abordar o aspecto emocional do envelhecimento. Isso inclui a percepção do idoso sobre o processo e a relação com família e amigos na terceira idade.

Em suma, o profissional deve buscar longevidade e bem-estar para seus pacientes.

Veja alguns cuidados com os idosos

Diante do exposto, você já deve ter percebido a importância de se consultar com o especialista, não é mesmo? Sejam problemas físicos, sejam questões psicológicas, elas certamente serão bem acompanhadas pelo profissional.

Claro, não podemos deixar de reforçar a importância dos bons hábitos de vida. Uma dieta adequada associada à prática de atividade física pode garantir um envelhecimento muito mais saudável.

Também vale ressaltar o alerta sobre fatores de risco para câncer! Por isso, evite a exposição solar sem protetores, mantenha-se longe do tabagismo e da fumaça do cigarro e corte da dieta os alimentos processados e embutidos!

Concluímos, enfim, que o Dia do Geriatra aumenta a visibilidade para a importância do profissional. Embora tenhamos pincelado algumas dicas para o envelhecimento saudável, nada substitui as orientações médicas.

E não se esqueça: rastreie condições! O risco de câncer é inerente ao avançar dos anos, mas a detecção precoce pode influenciar diretamente o prognóstico!

Gostou do nosso texto? Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca mais dicas de saúde! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!