O que é o dia do psicólogo e por que ele é tão importante? Veja!

dia do psicólogo
3 minutos para ler

O setor de saúde é composto por diversas áreas, cujas competências devem ser utilizadas em prol do bem-estar do ser humano. Pensando na importância dos profissionais que atuam nessa área, existem algumas datas que são reservadas para valorizá-los. No mês de agosto, por exemplo, é o dia do psicólogo, profissional que trata da mente e analisa o comportamento de indivíduos e grupos humanos em diferentes situações.

Muita gente não sabe, mas trata-se de uma celebração prevista na legislação brasileira há décadas, de maneira que o especialista em psicologia receba a devida atenção e seja colocado em primeiro plano. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue lendo o conteúdo de hoje!

Dia do psicólogo

O dia do psicólogo é uma data comemorativa de alcance nacional no Brasil, celebrado todos os anos, no dia 27 de agosto. Tal escolha se deve a um ato do antigo presidente João Goulart, que sancionou a Lei nº 4.119, no ano de 1962, dispondo sobre essa importante profissão e sobre as áreas de atuação do especialista em psicologia.

Vale lembrar que, para que uma pessoa possa exercer legalmente a função de psicólogo em nosso país, é preciso ter concluído um curso de ensino superior em psicologia, realizado em alguma das diversas instituições de ensino disponíveis, desde que sejam devidamente autorizadas pelo MEC (Ministério da Educação).

O que está por trás dessa data?

Como vimos, a escolha da data no dia 27 de agosto se deu por conta da sanção da lei que reconhecia o profissional da área de psicologia. No entanto, a sua comemoração anual tem outras funções, tais como a valorização e a lembrança da relevância desse especialista na saúde mental, no comportamento e nos sentimentos humanos.

A fiscalização do exercício das atividades fica a cargo do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, bem como as diretrizes éticas e orientações sobre os campos de atuação. Trata-se de um ramo em constante evolução, assim como a própria sociedade, que impõe novas necessidades, expectativas e demandas nos pacientes.

Por que o profissional psicólogo é importante?

É uma profissão essencial, que ajuda pessoas e auxilia em processos fundamentais de autodescoberta, ganho de autoestima, aprendizado com o passado, estratégias para lidar com traumas e muito mais. Em tempos tão complexos como os dias de hoje, isso é ainda mais relevante para muita gente.

O especialista em psicologia trabalha também na prevenção e no diagnóstico de uma série de transtornos mentais, tendo um papel social e comunitário imprescindível. Outros campos que merecem destaque são o educacional, relacionado à aprendizagem, o empresarial, sobretudo em Recursos Humanos, o esportivo e a psicologia forense.

Agora você conseguiu entender porque o dia do psicólogo é tão importante, não é mesmo? Valorize esse profissional e não hesite em marcar uma consulta caso queira cuidar ainda melhor da sua saúde mental!

Gostou de aprender o que é o dia do psicólogo e por que ele é tão importante? Então, não perca mais tempo e assine, inteiramente grátis, a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!