Dia Mundial do Câncer de Rim: entenda o que é essa doença e como preveni-la

dia mundial do câncer de rim
3 minutos para ler

Apesar de não estar entre os tipos de câncer mais conhecidos pela população, o câncer de rim merece toda a nossa atenção. Uma das provas dessa importância é que, recentemente, o Ministério da Saúde ampliou o tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para os pacientes com câncer renal.

Além disso, também existe o Dia Mundial do Câncer de Rim. Comemorada em 20 de junho, a data é um alerta à população de todo o mundo sobre a gravidade da doença, e tem o objetivo de informar e conscientizar a população sobre ela.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é o câncer de rim?

Câncer de rim, a rigor, engloba uma série de diferentes tipos de tumores malignos que podem aparecer nos rins. Dentre eles, um dos mais frequentes é o carcinoma de células renais ou células claras. Esse tipo de câncer pode acometer um (unilateral) ou os dois rins (bilateral).

É possível que ele seja uma lesão única (unifocal) ou várias lesões (multifocal). O prognóstico e a chance de cura variam conforme vários fatores, entre eles, a extensão da doença e fatores clínicos do paciente.

Quais são os principais sintomas da doença?

A doença pode ser assintomática ou, ainda, pode se manifestar com alguns sintomas como:

  • inchaço abdominal;
  • sangue na urina;
  • dor na lateral da barriga e nas costas;
  • perda de peso;
  • aumento do volume abdominal;
  • inchaço nas pernas, entre outros.

Como é feito o diagnóstico?

Diante da suspeita de um câncer de rim, o médico avalia o paciente e solicita exames complementares para confirmar o diagnóstico. Eles podem ser ultrassonografia, tomografia e ressonância nuclear magnética.

Quais são as principais formas de prevenção?

Assim como ocorre em vários outros tipos de câncer, nem sempre é possível conhecer as causas exatas do surgimento do tumor. De forma geral, é importante ter uma dieta saudável, evitar o tabagismo e realizar atividades físicas.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil para você se prevenir da doença. Caso apareçam sintomas como os que você viu neste post, não deixe de procurar um especialista e realizar todos os exames necessários para descartar o diagnóstico.

Aproveite o Dia Mundial do Câncer de Rim para se conscientizar sobre os riscos dessa doença e como se proteger. Esse assunto é importante para você? Então, saiba ainda mais sobre como cuidar da saúde dos seus rins!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!