Dia Mundial do Câncer: entenda porque é uma data tão importante

dia mundial do câncer
4 minutos para ler

O dia 4 de fevereiro é conhecido como o Dia Mundial do Câncer. A data foi criada com o objetivo de aumentar o conhecimento de toda a população sobre a doença, e também para incentivar a conscientização em relação às formas de prevenção, cuidados com os pacientes oncológicos e muito mais.

Criado no ano 2000, na Cúpula Mundial Contra o Câncer no Novo Milênio, em Paris, o Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para Controle do Câncer (UUIC). Ela se dedica a angariar recursos e apoiar iniciativas em favor da comunidade afetada pela doença, além de promover a igualdade e várias outras ações.

Para saber mais sobre essa data tão importante, o câncer no Brasil e no mundo, entre outros temas relevantes, continue a leitura!

O câncer no Brasil e no mundo

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, a doença já é o principal problema de saúde pública em todo o mundo, e é uma das quatro maiores causas de morte antes dos 70 anos de idade (a chamada morte prematura) na maioria das partes do globo.

Entre os tipos de câncer que mais resultam em mortes, estão, em ordem:

  • câncer de pulmão;
  • câncer de mama;
  • câncer de cólon e reto;
  • câncer de próstata.

No Brasil, o crescimento dos casos da doença também segue acelerado. A estimativa é que, entre 2020 e 2022, ocorram 625 mil novos casos de câncer no país anualmente, seguidos na seguinte ordem:

  • câncer de pele não melanoma;
  • câncer de mama;
  • câncer de próstata;
  • câncer de cólon e reto;
  • câncer de pulmão;
  • câncer de estômago.

A importância da conscientização

Como dissemos, o Dia Mundial do Câncer tem como um de seus maiores objetivos conscientizar a população sobre a prevenção da doença. Várias são as razões apontadas para o aumento dos casos de câncer em todo o mundo, como aqueles relacionados ao desenvolvimento socioeconômico. Por esse motivo, é essencial manter-se atento ao seu estilo de vida e incorporar, o quanto antes, hábitos que sejam saudáveis — e que combatam os males tão comuns relacionados à nossa rotina urbana, como a alimentação inadequada, o sedentarismo, o estresse etc.

Essas atitudes vão trazer benefícios imediatos, como a melhora da disposição no dia a dia e na qualidade do sono. Além disso, também são benéficas em longo prazo, ajudando não apenas na prevenção do câncer, mas de várias outras enfermidades comuns nos dias atuais e que se originam também nos maus hábitos, como a hipertensão e o diabetes.

A relevância do Dia Mundial do Câncer

Entre os grandes benefícios que essa data traz para toda a população é que a informação também é uma forma de se cuidar. Quanto mais você se informa sobre o assunto, mais é capaz de se prevenir, ajudar a outras pessoas e, até mesmo, lidar com um diagnóstico da doença.

Por isso, a data incentiva a todos a buscar leituras em sites confiáveis, participar de palestras e rodas de conversa e assistir a documentários, por exemplo.

O Dia Mundial do Câncer, comemorado no dia 4 de fevereiro, é uma data que merece toda a nossa atenção e respeito, pois por meio da conscientização e da educação é possível mudar hábitos e salvar vidas.

E você, já conhecia essa data? Nos siga na nossa página do Facebook e acompanhe outras dicas e mais informações sobre câncer e qualidade de vida!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!