Por que o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata é tão importante?

dia mundial do combate ao câncer de próstata
3 minutos para ler

Tanto governos quanto instituições de cunho privado estão investindo em ações em prol da saúde da população, tendo em vista que estamos vivendo um período turbulento e no qual toda ajuda é muito bem-vinda. Pensando nisso, preparamos este post para explicar por que o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata é tão importante.

Tal data vem se tornando marcante, reforçando como é crucial apostar em um diagnóstico precoce da doença, que é um dos tumores mais prevalentes entre os homens e que, infelizmente, afeta gravemente os pacientes todos os anos ao redor do planeta. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

O que é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata?

O Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata é comemorado todos os anos em 17 de novembro. A estimativa mundial para esse tipo de tumor é alarmante, sendo apontado como o segundo tipo de câncer mais frequente em homens. Ele ocorre predominantemente em pacientes mais velhos, com a maioria dos casos surgindo depois dos 65 anos de idade.

No entanto, embora o câncer de próstata possa se tornar uma doença muito grave, há um prognóstico muito melhor quando há o diagnóstico precoce, que pode ser obtido por meio de acompanhamento médico adequado e do exame de toque.

Qual a importância do diagnóstico precoce?

Além das tradicionais estratégias de prevenção, que envolvem a adoção de hábitos saudáveis de vida e alimentação, o diagnóstico precoce proporciona aos pacientes oncológicos um aumento da sobrevida e chances muito maiores de cura, uma vez que possibilita intervenções específicas antes mesmo do desenvolvimento do tumor propriamente dito.

Quando o tratamento é feito nas fases iniciais, ele é muito mais efetivo, pelo menos na grande maioria dos casos. É justamente por isso que existem ações como o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata e o Novembro Azul, um mês inteiro voltado para a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase no câncer de próstata.

Quais os benefícios das campanhas de conscientização?

Por incrível que pareça, algumas pessoas ainda acham que as campanhas de conscientização não apresentam resultados efetivos. No entanto, isso é um tremendo erro de interpretação, especialmente quando falamos de uma doença tão estigmatizada quanto o câncer de próstata. Felizmente, o cenário vem mudando com a ajuda de tais ações.

O exame de toque é fundamental e não dura mais do que alguns segundos. Por meio dele, o médico pode avaliar o tamanho e consistência da glândula, verificando se existem lesões palpáveis ou não. Ele é realizado posterior à dosagem do PSA (antígeno prostático específico) que, quando alterado, necessita de mais investigações pelo médico.

Agora você já sabe por que o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata é tão importante. Ele não só esclarece dúvidas, como também evita desinformações ou notícias falsas que poderiam contribuir para a morte de muitos homens.

Este artigo é de extrema relevância, isso porque as informações do texto podem ajudar muitos homens não só a compreender a doença, mas também a importância do exame preventivo. Então, compartilhe livremente o post em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!