Entenda as diferenças entre atendimento ambulatorial e hospitalar

diferença atendimento ambulatorial e hospitalar
7 minutos para ler

Saber a diferença entre atendimento ambulatorial e hospitalar é fundamental para os pacientes oncológicos que fazem tratamentos especializados. Nas terapias contra o câncer, por exemplo, as intervenções devem ser direcionadas ao setor adequado. Isso influencia diretamente os resultados e a segurança desses indivíduos.

Tendo isso em vista, vamos apresentar as distinções entre o atendimento ambulatorial e o atendimento hospitalar e outras informações relevantes acerca do tema. Veja, ainda, quando cada um deles é indicado, como é feita a triagem dos pacientes e quais são os diferenciais da Oncomed BH. Boa leitura!

O que é o atendimento ambulatorial e o que é o atendimento hospitalar?

Em vias gerais, o pronto atendimento deve ser procurado somente em casos de emergência. Ou seja, ele é especificamente voltado para os pacientes que estão com sintomas que precisam de atenção e de cuidados imediatos. 

Geralmente, o atendimento hospitalar emergencial é indicado para situações mais graves e que colocam a vida em risco. Ocorrências comuns são os quadros de infarto, de acidente vascular cerebral (AVC), de insuficiência cardiorrespiratória e de acidentes graves, principalmente os que levam a traumatismos cranianos. 

Logo, os setores de emergência recebem muitos pacientes que necessitam de cuidados imediatos ao mesmo tempo. Por isso, os profissionais que atuam nessa área precisam organizá-los e selecionar a prioridade de acordo com o nível de emergência de cada situação.

Portanto, os casos de atendimentos para necessidades médicas que não são consideradas urgências ou emergências devem ser encaminhados para ambulatórios ou consultórios médicos. Na maioria das vezes, os ambulatórios fazem um agendamento prévio das consultas.

Quando buscar o atendimento ambulatorial?

Assim como no setor de emergência, o atendimento ambulatorial também oferece assistência médica específica. Desse modo, as intervenções realizadas nos ambulatórios, consultórios ou clínicas médicas são centradas nos casos menos complexos ou no acompanhamento de doenças crônicas.

Além disso, o atendimento ambulatorial funciona como um complemento aos serviços prestados pelos pronto-socorros, principalmente quando há indicação médica para a continuidade do tratamento. Outros casos são condições que dependem da administração medicamentosa ou da realização de curativos. 

Nos atendimentos de ambulatório, o paciente também pode fazer exames clínicos e para avaliação diagnóstica de imagem de acordo com a indicação médica. Nesses casos, os mais comuns são:

  • exames laboratoriais, como hemograma, urina e fezes;
  • radiografias;
  • tomografias;
  • ultrassonografias.

Quando é necessário ir a um pronto-socorro?

Como você viu, o pronto-socorro oferece atendimentos voltados para os quadros que representam perigo imediato à vida do paciente. O objetivo é reduzir o agravamento do caso e evitar o desenvolvimento de complicações que possam provocar lesões ou danos permanentes.

Pensando nisso, fazer a distinção entre os conceitos de urgência e de emergência também ajuda a compreender melhor a diferença entre atendimento ambulatorial e hospitalar.

Urgência

Geralmente, são situações relacionadas aos imprevistos, mas que podem causar prejuízos à saúde. Nesse caso, mesmo que o quadro não ofereça um potencial risco de morte, o paciente precisa de uma assistência médica rápida. Casos de acidentes ou quedas com fraturas não expostas, intoxicações alimentares e aumento brusco de pressão arterial exemplificam tais condições.

Emergência

Por outro lado, o atendimento emergencial é voltado para as ocorrências súbitas, também imprevistas, mas com um quadro clínico muito mais crítico e grave. Por tal razão, esses casos demandam atendimento médico o mais rápido possível.

Por que o atendimento oferecido pela Oncomed BH é um diferencial de qualidade?

Como sabemos, um ambiente humanizado influencia bastante todas as etapas do tratamento oncológico. É por isso que a Oncomed BH se preocupa com todos os detalhes, desde a recepção até os procedimentos, como quimioterapia ou cirurgias.

A nossa clínica é especializada na prevenção e no tratamento das doenças neoplásicas e, desde 1994, vem se tornando uma referência no campo da oncologia em Belo Horizonte. O nosso objetivo é promover a humanização nos cuidados e um tratamento diferenciado a todos os pacientes. 

Como é feita a triagem do paciente que chega à Oncomed BH procurando atendimento?

Ao chegar à clínica, o paciente é recepcionado pelo profissional de saúde, que fará uma triagem na recepção. Por conta dos protocolos sanitários, é feita a verificação de temperatura e dos sintomas da Covid-19.

Depois, o paciente é encaminhado até um colaborador da recepção para preencher os formulários e agendar uma avaliação com um oncologista. Se houver necessidade, os exames serão realizados em caráter de urgência e, assim que os resultados forem liberados, ele passará pelo médico para iniciar o tratamento.

A estrutura da Oncomed BH também favorece a agilidade dos processos. Para que o atendimento seja mais ágil e eficiente, as recepções são separadas nos andares de consultórios. Assim, após a realização do cadastro de acesso na portaria do prédio da clínica, o paciente é direcionado à recepção do andar de atendimento do seu médico. 

Quais são os diferenciais dos tratamentos oferecidos pela Oncomed?

Um dos diferenciais da nossa instituição é oferecer um tratamento multidisciplinar aos pacientes de câncer, por meio de uma equipe bem preparada e com uma infraestrutura confortável e segura. Na Oncomed BH, todos os detalhes foram criteriosamente planejados para oferecer mais conforto, gentileza e atenção aos pacientes.

Para isso, a nossa equipe multidisciplinar é composta por especialistas em oncologia, hematologia, nutrição, cardiologia, psicologia e clínica da dor. A meta é oferecer uma assistência completa aos pacientes, garantindo mais bem-estar e qualidade de vida durante o tratamento.

Como funciona o monitoramento online da Oncomed BH?

Com o intuito de oferecer mais segurança e mais conforto ao paciente em casa, disponibilizamos o monitoramento ativo. Essa é uma ferramenta online, que funciona 24 horas e que foi construída com a finalidade de ajudar os nossos pacientes a passarem por esse momento de enfermidade da melhor maneira possível.

O monitoramento é feito pela assistente virtual Caren, que dispõe de uma tecnologia que interpreta, interage e prevê ações por meio de uma conversa via chat. Assim, é possível receber uma orientação sobre medicação oral, hormonal injetável e venosa.

Para utilizá-lo, basta acessar o Facebook pelo computador, pelo celular ou por um tablet. Vale lembrar, entretanto, que o monitoramento ativo não presta um atendimento de urgência e emergência. Ou seja, esse é um serviço apenas para a orientação do paciente e para o esclarecimento de dúvidas.

Por fim, é possível afirmar que tão importante quanto saber a diferença entre atendimento ambulatorial e hospitalar é escolher o tratamento em uma instituição diferenciada, como a Oncomed BH. Logo, se você percebe a necessidade de ajuda em oncologia, conte com os nossos serviços.

Agora é com você: entre em contato com a Oncomed BH e conheça os nossos tratamentos especializados!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!