Conheça 5 efeitos colaterais da quimioterapia e como cuidar deles

efeitos colaterais da quimioterapia
4 minutos para ler

O câncer se manifesta de forma diferente em cada pessoa, por isso, a reação diante do tratamento também não é igual. Os efeitos colaterais da quimioterapia, por exemplo, não ocorrem da mesma forma em todos os pacientes.

Cada vez mais, a medicina avança com tratamentos mais eficazes contra essa doença, sem deixar de lado a qualidade de vida de quem está doente.

Neste post, vamos mostrar os 5 principais efeitos da quimioterapia e quais as melhores maneiras de amenizá-los. Confira!

1. Queda de cabelo

Entre os efeitos colaterais da quimioterapia está a queda de cabelo. Em primeiro lugar, é importante dizer que nem todos os tratamentos quimioterápicos vão causar a perda dos fios.

No entanto, quando isso ocorre, é porque o medicamento atua em todas as células do corpo, principalmente naquelas que se reproduzem rápido. Como resultado, ocorre a queda dos cabelos, geralmente a partir da terceira sessão.

A recomendação é sempre proteger o couro cabeludo com filtro solar, lenço ou chapéu. Se para a mulher for importante usar peruca, a dica é não ter vergonha e passar a adotar o acessório. O fundamental é o paciente se sentir bem.

Utilizar fronha de cetim no lugar da de algodão também protege o couro cabeludo, evitando atritos na hora de dormir.

O tratamento vai passar rápido e, depois de 2 a 3 meses do seu término, os cabelos voltam a crescer.

2. Náuseas e vômitos

O paciente, após as sessões, pode ficar indisposto e apresentar náuseas e vômitos. Para lidar com a situação, ele deve se alimentar em pequenas porções, escolhendo opções mais leves (evitando pratos gordurosos) e com poucos condimentos.

Beber água gelada com limão, bebidas com gás e tomar sorvete são medidas que vão ajudar a driblar o desconforto.

3. Fraqueza ou fadiga

A quimioterapia pode levar à sensação de cansaço físico, fraqueza ou fadiga e esses sintomas podem ser causados por várias razões. A mais comum é que a quimioterapia pode afetar a produção das hemácias, comprometendo o transporte de oxigênio pelo corpo. De todo modo, é muito importante conversar com o médico para saber qual o mecanismo que está levando aos sintomas. Pois, atuando na causa do problema – anemia, por exemplo – pode haver melhora do quadro.

A dica é descansar bastante, pedir ajuda para as atividades do dia a dia e remanejar os horários de trabalho. Adotar uma refeição leve e nutritiva também é essencial. Em certos casos, a inatividade física pode contribuir para a fadiga e, sendo assim, colocar o corpo em movimento, após avaliação do médico, pode ajudar.

4. Alterações na pele

O paciente pode notar alterações na pele, como vermelhidão em alguns pontos e até descamação na sola dos pés ou palma das mãos. A questão é que a derme fica muito sensível durante a quimioterapia.

Para amenizar esses efeitos, utilize um sabonete neutro, evite água do banho muito quente e não saia no sol sem proteção (filtro solar e chapéu), principalmente entre 10h e 16h, para não correr o risco de ficar com manchas.

5. Feridas na boca

Um dos efeitos dos medicamentos quimioterápicos são as lesões na boca. A recomendação é manter a higienização bucal em dia, mas utilizando uma escova de cerdas macias e evitando fazer força na hora da limpeza. Não utilizar enxaguante bucal com álcool nessas situações também é importante, porque o produto pode piorar o quadro.

Caso o paciente utilize prótese, uma boa opção é retirá-la quando as feridas aparecerem.

Outras recomendações são: evitar alimentos muito quentes, ácidos ou duros e dar preferência para pratos mais líquidos ou pastosos, como sopas e sucos naturais. Bebidas e outras opções geladas, como sorvete, também amenizam o incômodo.

Os efeitos colaterais da quimioterapia são diferentes para cada paciente, mas podem ser contornados com algumas medidas no dia a dia. Dessa forma, a pessoa consegue enfrentar a doença de modo que os incômodos não atrapalhem sua rotina. Então, se você vai dar início ao tratamento, não desanime!

Quer receber mais informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer? É só seguir as nossas páginas do Facebook, YouTube e Instagram para acompanhar os conteúdos em primeira mão!

Você também pode gostar

5 thoughts on “Conheça 5 efeitos colaterais da quimioterapia e como cuidar deles

  1. Confio plenamente nesta reportagem,por ter na Oncomed uma grande e competente equipe,liderada pelos Drs Roberto Porto FONSECA E Amandio.
    MENINO JESUS DE PRAGA ABENÇOE voce Roberto Porto Fonseca e obrigada pelo carinho e atencao durante este meu tratamento.

    Myrthes

      1. Dr Roberto é um anjo que Deus colocou na minha vida.
        Desde 2004 sou paciente da Oncomed e sempre fui muito bem atendida.
        Da entrada na portaria, passando pelas atendentes, funcionários de limpeza, enfermagem e médicos todos muito educados.
        Isto faz diferença no tratamento.

  2. Toda a equipe da ONCOMED estão de parabéns, por todo o cuidado e carinho com seus pacientes. Meu irmão João Bosco foi abençoado por todos, médicos e enfermeiros👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!