O que é e como é formada uma equipe multiprofissional de saúde?

equipe multiprofissional de saúde
3 minutos para ler

O cuidado de um paciente oncológico deve ser extremamente minucioso e bem-feito, de forma que o resultado do seu tratamento seja o melhor possível. Felizmente, é possível unir diversos conhecimentos para que isso aconteça. Pensando nisso, reunimos neste post as principais informações sobre as equipes multiprofissionais de saúde.

Essas equipes são um ativo extremamente importante nos dias de hoje, tendo em vista que há uma sinergia entre formações distintas e as atribuições de médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, dentistas e muito mais. Quer entender como isso funciona? Então, continue a leitura!

O que é uma equipe multiprofissional de saúde?

Uma equipe multiprofissional de saúde, como o próprio nome já diz, é formada por diversos profissionais da área, que precisam unir os seus conhecimentos e capacidades em prol de um único objetivo: o bem-estar e a saúde dos pacientes. Quando o cuidado é pensado dessa maneira, é possível ter um tratamento diferenciado e mais humanizado.

O quadro clínico deve ser visto de uma forma ampla, permitindo condutas verdadeiramente resolutivas nas mais diversas doenças e situações. Com o câncer, claro, a coisa não é diferente e para que o tratamento seja o mais efetivo possível, é preciso o acompanhamento não apenas do oncologista, mas também de outros médicos e profissionais qualificados.

Qual a importância da equipe multiprofissional de saúde?

Pensando propriamente no câncer, que é uma doença multifatorial e de alta complexidade, não é difícil perceber que o seu tratamento demanda um atendimento especializado, que ofereça o máximo de qualidade, segurança e eficácia, além de uma abordagem centrada nos pacientes. Naturalmente, isso só é possível por meio de uma boa equipe multiprofissional.

A união de conhecimentos e diferentes perspectivas de cuidado, que acabam se complementando, possibilita um plano de cuidados que considera muito mais fatores e aspectos, abordando também todo o contexto biopsicossocial do indivíduo. Dessa maneira, a efetividade do tratamento, mesmo em casos mais delicados, tenderá a ser muito mais elevada.

Como é formada uma equipe multiprofissional de saúde?

Por fim, vamos destacar brevemente como é formada uma equipe multiprofissional de saúde. Vale ressaltar que isso varia de lugar para lugar, uma vez que cada estabelecimento ou região pode ser mais ou menos atendida por determinados especialistas. No entanto, o princípio sempre será o mesmo: unir conhecimentos e atributos em prol da saúde do paciente.

De uma forma geral, a equipe costuma incluir médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assim por diante. Em algumas áreas, sobretudo no âmbito do SUS, a presença do assistente social também pode ser muito recorrente.

Na Oncomed, por exemplo, as equipes multiprofissionais de saúde contam com diversos especialistas diferentes, que podem promover o suporte ao paciente e seus familiares, atuando em áreas como acupuntura, clínica da dor, nutrição, odontologia, oncocardiologia, psico-oncologia e muito mais.

Gostou de aprender o que é e como é formada uma equipe multiprofissional de saúde? Quer contar com uma equipe que conta apenas com profissionais de altíssimo nível? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Marque sua consulta pelo WhatsApp!