Menos é mais para você? Conheça o estilo de vida minimalista!

estilo de vida minimalista
3 minutos para ler

A sustentabilidade é um dos temas que mais está em voga nos últimos tempos, já que a sociedade vem demandando diversas ações nesse sentido, de forma que tanto pessoas como empresas reduzam seus impactos ambientais. Por isso, resolvemos preparar este post para falar sobre o conceito de “menos é mais” e explicar o estilo de vida minimalista.

Muita gente vem direcionando as próprias atitudes e padrões de consumo nesse sentido, o que não apenas é interessante para o meio ambiente, como também parece estar associado a numerosos benefícios para as pessoas, como a redução do estresse e ganho de mais liberdade. Continue lendo e aprenda mais sobre o tema!

O que é o estilo de vida minimalista?

O chamado estilo de vida minimalista é uma espécie de filosofia, cujo cerne está relacionado com a vontade de viver com mais simplicidade, sem a necessidade de elevados padrões de consumo. Isso envolve, logicamente, uma capacidade de viver com mais liberdade e desapego, principalmente no que está relacionado aos bens materiais.

Trata-se de uma escolha que pode ser altamente positiva para sua saúde mental e física, permitindo valorizar aquilo que realmente importa e ficando um pouco mais distante do verdadeiro bombardeamento de publicidades e da cultura consumista que foram fortemente impostos à sociedade.

Como adotar o “menos é mais”?

Muitas vezes, o primeiro passo para adotar o “menos é mais” é pensando em nossa própria casa. Sempre temos móveis, roupas, acessórios e objetos em geral que não utilizamos constantemente e que estão ali apenas por comodidade. Além de ser uma alternativa para nos livrarmos de tais itens, eles também podem ser utilizados para ajudar outras pessoas por meio de doações. 

Sendo assim, elimine tudo o que não faz falta, tendo em vista que o conceito minimalista encara que se prender a coisas materiais é uma forma de escravidão, que consome não apenas os seus recursos bancários, como também sua energia. Aliás, uma boa estratégia é conversar sobre esse posicionamento com seu cônjuge e demais familiares. 

Quais os pontos mais positivos do minimalismo?

São inúmeros os pontos positivos do minimalismo e, até mesmo por isso, o tema vem sendo debatido na mídia e em séries televisivas. Essa é uma maneira de diminuir o estresse e a ansiedade, tendo em vista que você não precisará se exigir tanto em relação a questões financeiras, uma vez que não consumir em excesso é um dos focos do conceito.

De quebra, você também ganha mais facilidade na organização da sua casa e liberdade para o dia a dia, com mais espaço e tempo para fazer coisas realmente interessantes. Ainda, o “menos é mais” colabora com o meio ambiente e pode contribuir até para deixar vícios para trás, sendo um estímulo para fumantes pararem de consumir cigarros, por exemplo.

Agora você já conhece o conceito de “menos é mais” e o estilo de vida minimalista. Então, faça pequenas mudanças em sua vida e comece a colher os benefícios.

Gostou de aprender o que é o estilo de vida minimalista? Então, não deixe de seguir nossos perfis no YouTube, Instagram e Facebook!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!