Filmes sobre câncer: 4 roteiros para se inspirar nesta batalha

filmes sobre câncer
4 minutos para ler

Durante muito tempo, o diagnóstico de câncer foi recebido como uma sentença de morte, com muita dor e sofrimento para os pacientes e familiares. No entanto, com o avanço científico e tecnológico, hoje há grande chance de cura, sobretudo se a doença for descoberta logo no início.

E essa jornada já foi abordada em muitos filmes sobre câncer. De modo geral, são histórias que representam todas as questões fisiológicas e psicológicas da doença. A seguir, destacamos 4 filmes sobre câncer que nos ensinam sobre força de vontade, superação e empatia. Vale a pena conferir!

1. Laços de Ternura (Terms of Endearment — 1983)

  • Direção: James L. Brooks
  • Elenco: Shirley MacLaine, Debra Winger, Jack Nicholson

O filme retrata a difícil relação entre mãe e filha ao longo de mais de 30 anos. Entre conflitos e transformações na vida amorosa das duas, elas têm que lidar com a falta de comunicação e compreensão mútua. 

No entanto, quando Emma é diagnosticada com câncer depois de ser abandonada pelo marido tendo duas filhas, ela e sua mãe deixam as diferenças de lado para lutar contra a doença. Assim, a história mostra a importância das relações familiares durante o tratamento.

2. Uma prova de amor (My Sister’s Keeper — 2009)

  • Direção: Nick Cassavetes 
  • Elenco: Cameron Diaz, Abigail Breslin, Alec Baldwin

Neste drama, os pais de uma criança diagnosticada com leucemia resolvem ter um novo filho para ser doador e salvar a filha. Depois de anos de procedimentos, como a doação de sangue, medula e até um rim, a pequena Anna resolve pedir a emancipação de seus pais na justiça por não conseguir conviver mais com tantas transformações em seu corpo.

Para além das questões judiciais, o filme destaca o quanto a doença pode ser desgastante para toda a família, sendo necessário superar diferentes adversidades e encontrar novas soluções para lidar com elas, como no caso de terapias menos convencionais.

3. Cartas para Deus (Letters to God — 2010)

  • Direção: David Nixon, Patrick Doughtie 
  • Elenco: Tanner Maguire, Jeffrey Johnson, Robyn Lively

No filme, um menino de oito anos escreve cartas para Deus todos os dias. Mesmo tendo outros problemas, o seu carteiro resolve ajudar o jovem, o que gera grandes transformações na vida dos dois. 

Inspirado em uma história real, “Cartas para Deus” mostra como a fé e a persistência podem ajudar a superar o câncer. O fato é que a força e a determinação da criança serviram de inspiração para todos ao seu redor.

4. Antes de Partir (The Bucket List — 2007)

  • Direção: Rob Reiner
  • Elenco: Jack Nicholson, Morgan Freeman, Sean Hayes

Um mecânico já idoso é submetido a uma terapia experimental contra o câncer, porém ele passa mal devido a efeitos colaterais. Ao ser internado, passa a dividir o quarto com um rico empresário dono do próprio hospital, que também foi diagnosticado com câncer.

Depois que ambos descobrem que têm poucos meses de vida, eles decidem escrever uma lista com tudo o que gostariam de fazer antes de partir. Assim, saem em uma viagem pelo mundo para viver o tempo que ainda têm. Apesar da temática pesada, o filme tem um enredo leve, que ressalta o quanto devemos aproveitar a vida independentemente de qualquer dificuldade.

Esses são apenas alguns filmes sobre câncer para você assistir e se inspirar. Elas nos mostram o quanto é possível superar as adversidades impostas pela doença com fé, esperança e o apoio da família e dos amigos. 

Gostou destas dicas de filmes sobre câncer? Então, compartilhe o post nas redes sociais para que mais pessoas conheçam essas histórias incríveis!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!