5 hábitos saudáveis para incorporar na sua rotina

hábitos saudáveis
3 minutos para ler

O nosso estilo de vida tem total influência na nossa saúde. Por isso, a adoção de hábitos saudáveis é determinante não apenas para a qualidade de vida, mas também para se prevenir de algumas doenças graves, como obesidade, diabetes e câncer.

O grande desafio é transformar boas práticas em rotina. Mas o que deve ser feito no dia a dia? Separamos 5 hábitos saudáveis principais para você exercer já! Acompanhe!

1. Adote uma alimentação saudável

É muito importante adotar uma alimentação saudável no dia a dia, à base principalmente de frutas, verduras, legumes e proteínas magras. Já os doces, alimentos gordurosos e carboidratos, como massas, pães e bolos, devem ser ingeridos com moderação.

Claro que isso não significa ter que abandonar o prazer de comer. A questão é apenas fazer escolhas mais saudáveis, preferindo alimentos com alto valor nutricional.

2. Pratique atividades físicas

Outro hábito saudável essencial é praticar atividades físicas, como corrida, caminhada, musculação, ioga, pilates, entre outras. O ideal é praticar exercícios de 3 a 4 vezes por semana, com duração de cerca de uma hora por dia.

O mais importante é encontrar uma atividade que goste e incluí-la na rotina. Pode ser dançar, andar de bicicleta ou qualquer outra coisa que dê prazer e que possa se tornar um hábito.

3. Mantenha o peso corporal

O excesso de peso e a obesidade são fatores de risco para inúmeras doenças, inclusive o câncer. Assim, é fundamental manter um controle, evitando o sobrepeso ou mesmo o famoso efeito sanfona. Engordar e emagrecer constantemente pode descontrolar o metabolismo, trazendo consequências negativas para o organismo.

De modo geral, uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas já são suficientes para controlar o peso corporal. Do contrário, pode ser necessário procurar um médico para uma orientação mais específica.

4. Pare de fumar e reduza o consumo de bebidas alcoólicas

O cigarro já é reconhecido por ser extremamente tóxico e como a principal causa para o câncer de pulmão e outros tipos da doença. Ele pode causar, ainda, outros problemas de saúde, como o enfisema pulmonar. Por isso, o mais indicado é tentar interromper esse hábito.

Já as bebidas alcoólicas, quando consumidas em excesso, podem desencadear ou agravar diversos processos inflamatórios, contribuindo para a ocorrência de inúmeras doenças.

5. Beba água regularmente

Por fim, destacamos a ingestão regular de água como um dos hábitos mais saudáveis. Isso porque ela é responsável pela manutenção de todas as funções do nosso organismo, como a regulação da temperatura e o equilíbrio homeostático. O ideal é um consumo de 2 a 3 litros por dia, dependendo da necessidade e da rotina de cada pessoa, ou sempre que estiver com sede.

Esses são apenas alguns hábitos saudáveis que devem fazer parte do seu dia a dia. Lembre-se também de lavar bem as mãos com frequência e consultar um médico para exames de rotina. A sua saúde agradece!

Gostou dessas dicas de hábitos saudáveis? Então compartilhe o post nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações!

Você também pode gostar

Um comentário em “5 hábitos saudáveis para incorporar na sua rotina

  1. Se eu tomar 2 l de água tenho que morar no banheiro…
    Com1,300 ml já acho difícil .Imagina mais de 1,500ml

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!