Veja a importância da hidratação e 5 dicas para se manter hidratado

importância da hidratação
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Com a rotina agitada do dia a dia, é comum esquecermos a importância da hidratação para a nossa saúde. Beber água e se hidratar com frequência é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo e evitar diversas doenças, além da desidratação, que pode ter consequências graves. Sem contar os benefícios para a regulação da atividade intestinal e para a vitalidade da pele e dos cabelos.

O ideal é beber entre 2 a 3 litros de água por dia, dependendo das condições do clima, da temperatura e das necessidades fisiológicas de cada pessoa. O problema é que muita gente se esquece, mesmo sabendo a importância da hidratação. Por isso, neste post daremos 5 dicas para ajudar você a manter a hidratação em dia. Confira!

1. Controle a quantidade de água consumida diariamente

A nossa primeira dica é estabelecer uma meta de ingestão de água para ser ingerida ao longo do dia. Assim, dá para ir controlando conforme a sua necessidade. Mas como saber se você ingeriu a quantidade necessária de água em um dia? É simples: basta colocar água em uma garrafinha ou copo com 500 ml, por exemplo, e contar quantos consumiu. É bom tentar distribui-los na parte da manhã, da tarde e da noite.

2. Deixe água em local visível e ao alcance das mãos

Esse controle só funciona se você tiver água sempre à mão. Do contrário, pode sentir sede e permanecer sem tomar água por muito tempo. Por isso, coloque uma garrafinha ou um copo em cima da mesa de trabalho, ou em qualquer lugar ao seu alcance. Dessa forma, você vai lembrar de beber água logo que sentir sede.

3. Instale aplicativos e coloque lembretes para beber água

Se mesmo assim tiver dificuldade para lembrar de tomar água ou não sentir sede com frequência, vale colocar lembretes no celular avisando que é hora de se hidratar. Inclusive, existem alguns aplicativos que, além de oferecerem o lembrete, ainda ajudam a controlar a quantidade ingerida.

4. Evite a exposição excessiva aos raios solares

O calor e a exposição aos raios solares em excesso são fatores de grande relevância para a desidratação, além de provocarem problemas graves de saúde, como o câncer de pele. Por isso, o melhor é evitar ficar sob o sol por muito tempo, lembrando sempre de ingerir mais água nos dias mais quentes.

5. Consuma vegetais ricos em água

O ideal é ingerir água pura. No entanto, muita gente tem dificuldade e se esquece. Nesses casos, uma alternativa é consumir frutas e outros vegetais frescos, que contêm muita água. Boas opções são a laranja, a melancia e o tomate. Também podem ser ingeridos a água de coco e sucos naturais.

O fato é que a desidratação pode trazer grandes prejuízos ao organismo, desde um mal-estar e a dificuldade para ingerir os alimentos, até uma maior vulnerabilidade a infecções bacterianas. 

Agora que você viu a importância da hidratação no nosso dia a dia, deve adotar essas dicas para ser mais saudável. O melhor é se esforçar para manter sempre a hidratação e monitorar o seu estado de saúde constantemente.

Também queremos saber a sua opinião! Para você, qual a importância da hidratação no seu dia a dia? O que faz para se manter hidratado? Deixe sua resposta nos comentários!

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