Entenda a relação da insônia com o câncer e como tratá-la

É importante ter um sono de qualidade para descansar o corpo e relaxar a mente. Mas e quando não conseguimos dormir? Além da irritação, passamos o dia sem disposição, o que prejudica demais a saúde.
Para quem faz tratamento contra o câncer, a insônia pode atrapalhar ainda mais, já que a pessoa está com o sistema imunológico enfraquecido devido às medicações.
Neste post, vamos falar sobre as causas da insônia e como os pacientes oncológicos podem tratar a dificuldade de dormir para que ela não prejudique a sua qualidade de vida. Continue a leitura!
O que é insônia e quais as principais causas?
A insônia é um quadro caracterizado pela dificuldade em adormecer ou manter o sono. Pode ser um problema passageiro, ou seja, decorrente de algo que ocorreu no dia, ou ser mais frequente, deixando a pessoa bastante cansada.
É um distúrbio que pode ter diferentes causas, como:
- estresse;
- ansiedade;
- depressão;
- algum tipo de dor;
- ambiente inadequado para dormir;
- consumo de alimentos ou bebidas estimulantes à noite;
- uso de alguns medicamentos.
Qual a relação da insônia com o câncer?
Para pacientes com câncer, a insônia pode ser um efeito colateral do tratamento quimioterápico, por exemplo. Pode ainda ser decorrente da tensão que a pessoa passa por enfrentar a doença.
Uma pesquisa publicada na revista Sleep Medicine apontou que há uma prevalência elevada (49,4%) de sintomas de insônia em pacientes com câncer. O estudo mostrou, ainda, que esse distúrbio tende a não desaparecer sozinho mesmo após o tratamento da doença ser finalizado.
A questão é que as terapias contra o câncer já deixam a pessoa indisposta e cansada, além de ela ficar com a imunidade mais frágil. Desse modo, é preocupante quando o paciente sofre com a dificuldade de manter o sono, pois isso vai trazer mais fadiga e estresse.
Como esse problema pode ser tratado?
É importante procurar tratamento para a insônia, pois ela traz prejuízos para a qualidade de vida e para a saúde do paciente oncológico. Contudo, mais indicado do que o tratamento medicamentoso, que reduz seus efeitos após a sua interrupção, o ideal é fazer a higiene do sono. Algumas dicas são:
- manter o quarto como o ambiente exclusivo para dormir — evitar assistir à TV, ler um livro ou mexer no celular na cama;
- deixar o quarto escuro, silencioso e confortável;
- fazer atividade física leve durante o dia para que o corpo fique mais relaxado para adormecer;
- evitar pratos pesados na hora do jantar;
- não consumir alimentos e bebidas estimulantes antes de dormir, como café e chocolate;
- ter o costume de adormecer e acordar no mesmo horário.
Receber atendimento psicológico como parte do tratamento contra o câncer vai ajudar a deixar o paciente menos ansioso e mais tranquilo. Terapias alternativas, como acupuntura, também são recomendadas para que a pessoa durma melhor.
O paciente oncológico precisa ter qualidade na hora de dormir para garantir o bom funcionamento do organismo e de sua saúde mental. Assim, caso sofra com a insônia, deve procurar apoio médico, além de modificar alguns hábitos para fazer a higiene do sono.
Lembra que falamos que a acupuntura pode ajudar a reduzir a dificuldade para dormir? Então, confira também por que essa terapia é indicada para pacientes em quimioterapia!