Afinal, o que significa mancha roxa na perna? Entenda!

mancha roxa na perna
3 minutos para ler

Quem nunca teve um “roxo” na perna e não soube de onde ele surgiu, não é mesmo? Brincadeiras à parte, há situações em que é preciso ficar de olhos atentos, pois os hematomas na perna podem ser sinais de problemas maiores com a saúde.

De forma geral, as manchas são reações fisiológicas normais do organismo após uma pancada na quina da mesa ou de uma queda inesperada, por exemplo. Por outro lado, se elas forem espontâneas e sem causa aparente, algo pode estar errado. Continue lendo e descubra como verificar isso.

Por isso, neste post vamos falar sobre as possíveis causas de hematomas na perna, quando eles não são ocasionados por impactos casuais. Continue a leitura!

O que são as manchas roxas na pele?

As manchas roxas na pele ocorrem por conta de sangramentos na epiderme ou em camadas logo abaixo dela, usualmente por conta do rompimento de um ou mais vasos sanguíneos após uma pancada, por exemplo. Elas tendem a ser mais comuns em pessoas bastante ativas, que realizam exercícios de impacto, bem como em idosos, que possuem fragilidade capilar.

No entanto, elas também podem surgir por diversas outras causas, desde doenças crônicas a quadros mais agudos, como veremos a seguir. Reforçamos que somente um médico capacitado poderá fazer o diagnóstico correto, solicitar exames complementares para entender os motivos do aparecimento de hematomas na perna.

Quais as causas de manchas roxas na perna?

Como dissemos, as causas mais comuns de manchas roxas na perna são pequenos traumas nos vasos sanguíneos ― bastante comuns em exercícios físicos mais intensos ― também chamadas de equimoses ou, quando maiores, hematomas. Em pessoas mais idosas, há perda de elasticidade da pele e fragilidade nos capilares, favorecendo o seu rompimento, por vezes de maneira espontânea.

O uso de alguns medicamentos da classe dos anticoagulantes ou a presença de doenças que alteram a coagulação também pode gerar o problema, assim como complicações da diabetes e deficiência de vitamina C. Porém, o surgimento de manchas roxas sem motivo aparente, sobretudo junto a outros sintomas, pode ser sinal de algo mais sério. 

Quando se preocupar com manchas roxas na perna?

O surgimento de hematomas sem motivos aparentes, ou seja, que surgem mesmo quando não houve trauma, deve ser um sinal de alerta. Trata-se de um dos principais sintomas da leucemia, especialmente quando existirem outras manifestações conjuntas, como sangramento nasal, anemia, febre, cansaço, gânglios inchados e infecções frequentes.

Além de câncer, manchas roxas nas pernas podem ser um sinal de hemofilia, uma patologia genética relativamente rara, que se caracteriza pela dificuldade na coagulação, o que acarreta extravasamentos sanguíneos internos e externos. Vale checar o histórico familiar e descobrir se algum antepassado já sofreu com o problema.

Depois de conferir o conteúdo, você já sabe o que significa mancha roxa na perna. Portanto, caso o problema surja sem motivos aparentes, sobretudo com outros sintomas, não deixe de agendar uma consulta com um médico especializado para ter um diagnóstico adequado e preciso.

E agora, já sabe o que significa mancha roxa na perna? Quer conferir mais conteúdos como este? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!