Tire agora suas principais dúvidas sobre manchas na pele

manchas na pele
4 minutos para ler

A pele é o maior órgão humano, revestindo todo o corpo. É muito importante mantê-la sempre saudável, pois qualquer alteração pode indicar um problema de saúde, inclusive um câncer. Assim, é fundamental ficar de olho em descolorações, vasinhos estourados, ressecamentos e, principalmente, manchas na pele, grandes ou pequenas.

Na maioria das vezes, essas manchas são apenas um problema estético, provocado pela exposição excessiva ao sol. Então, quando é preciso procurar um médico? É o que veremos neste artigo.

Continue lendo e tire suas principais dúvidas sobre manchas na pele e o que fazer quando elas aparecem!

Por que algumas pessoas têm mais manchas na pele?

De fato, algumas pessoas têm maior propensão genética a desenvolver manchas. Além disso, a maior exposição ao sol sem proteção solar, a ação de hormônios e até o uso de alguns medicamentos são fatores que podem influenciar.

Além disso, as pessoas claras tendem a ficar mais manchadas, por terem menos melanina, hormônio que protege a pele. Porém, isso pode variar muito de uma pessoa para outra, dependendo até mesmo dos cuidados adotados diariamente.

A exposição ao sol sem proteção solar aumenta as manchas?

De modo geral, o protetor solar é determinante para a obtenção de manchas na pele. Mas isso também varia conforme a propensão da pessoa a desenvolvê-las. De qualquer modo, é essencial usar o produto todos os dias, inclusive quando estiver nublado, uma vez que a radiação solar continua a ser emitida.

Somente a exposição solar é responsável pela formação de manchas?

É possível notar que algumas manchas surgem em porções da pele que não recebem os raios solares. Isso significa que elas têm outras causas, como alterações hormonais, emocionais e o uso de medicamentos, como os anticoncepcionais. Sem contar que as manchas na pele são sintomas de inúmeras doenças, como no caso da rosácea, em que manchas avermelhadas surgem em porções do corpo.

Quais áreas do corpo estão mais sujeitas ao aparecimento de manchas?

Se as manchas forem causadas pela luz solar, é natural que elas apareçam em áreas mais expostas, como rosto, pescoço, braços, pernas, mãos e colo. No entanto, se forem outros os motivos, elas podem aparecer em diferentes partes do corpo, variando muito de uma pessoa para outra.

O protetor solar trata as manchas na pele?

Os protetores solares servem para bloquear os raios UVA, evitando apenas que novas manchas sejam formadas. Ou seja, as já existentes devem ser tratadas com o uso de produtos específicos, de preferência com a recomendação de um dermatologista. Além disso, muitas manchas na pele não podem ser diretamente evitadas, pois é necessário investigar quais são as causas para que elas surjam.

Quando procurar um médico para tratar as manchas na pele?

É natural aparecerem manchas na pele logo após um longo período de exposição ao sol, como uma viagem à praia, por exemplo. Porém, a tendência é que elas desapareçam com o tempo, desde que sejam adotados cuidados básicos, como o uso de protetor solar e hidratação.

Assim, é bom procurar um médico caso as manchas sejam persistentes ou quando surgirem sem causa justificada. Isso não quer dizer que as manchas de sol não devam ser tratadas, e sim que é bom prestar atenção a qualquer alteração que surgir.

Melhor ainda é fazer um check-up médico regularmente, pelo menos uma vez ao ano. Dessa forma, pode ser avaliado o seu estado geral de saúde, inclusive se existem manchas na pele que indiquem alguma irregularidade. Agora, se elas aparecerem, é melhor não esperar a próxima consulta: procure uma clínica especializada na prevenção e no tratamento de doenças oncológicas o quanto antes!

Conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre manchas na pele? Você tem alguma mancha suspeita e quer verificar com um médico? Entre em contato conosco e marque uma consulta agora mesmo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!