Entenda agora como funciona a medicina preventiva e sua importância

Estamos bastante acostumados a procurar um médico quando estamos doentes, mas não são muitas as pessoas que visitam esses profissionais antes de apresentarem algum sintoma ou mal estar. Mas saiba que a medicina preventiva pode ajudar a evitar uma série de doenças graves, além de possibilitar um diagnóstico precoce que vai favorecer o tratamento — como é o caso do câncer.
Cada vez mais, em diversas especialidades médicas, é provado que prevenir é realmente melhor do que remediar. Você sabe como funciona a medicina preventiva e quais são os benefícios dela no seu dia a dia? Confira a leitura para descobrir!
Como atua a medicina preventiva?
É certo que a medicina preventiva, como o próprio nome já sugere, se preocupa com a prevenção de doenças, mas esse cuidado é muito amplo e vai além da própria enfermidade.
A medicina preventiva busca educar a população em relação aos hábitos que precisam mudar, a fim de garantir não apenas mais saúde em curto e longo prazo, mas também mais qualidade de vida no dia a dia.
Tais ações incluem programas de atividades físicas ou emagrecimento, exames periódicos etc. Se você, por exemplo, está acima do peso, mas não apresenta nenhuma alteração relacionada à pressão alta ou diabetes, a medicina preventiva vai atuar ajudando em um emagrecimento saudável (como por meio de exercícios e reeducação alimentar) para que doenças relacionadas à obesidade não surjam no futuro — e para que você possa viver melhor no presente.
Em quais níveis a medicina preventiva é dividida?
As estratégias da medicina preventiva podem ser reunidas em quatro grupos:
- nível primário: trabalha para prevenir a doença, antes que ela se desenvolva;
- nível secundário: busca diagnósticos precoces, a fim de tratar a enfermidade em seu estágio inicial;
- nível terciário: atua por meio de procedimentos que possam diminuir as complicações e os sintomas da doença;
- nível quaternário: oferece ao paciente métodos que possam minimizar alguns procedimentos considerados excessivos.
Como você pode perceber, em todos os níveis a medicina preventiva atua para garantir o bem estar e a qualidade de vida do paciente. Ainda que ele já esteja doente, é quase sempre possível minimizar as complicações e os desconfortos, desde que a pessoa esteja sendo acompanhada pelo profissional e/ou a equipe médica especializada.
Por que a medicina preventiva é tão importante?
Apenas por evitar que uma doença se instale ou por melhorar a qualidade de vida de um paciente, a medicina preventiva já valeria muito a pena, não é mesmo? Afinal, com ela é possível perceber o desenvolvimento de um diabetes e tomar as medidas necessárias para que você não precise de injeções de insulina em um futuro próximo, por exemplo.
Mas os benefícios dessa prática vão muito além, como:
- redução das chances de desenvolver as formas mais graves de determinadas doenças;
- bem estar do paciente já diagnosticado e em tratamento;
- minimização dos danos à saúde;
- economia com tratamentos e procedimentos;
- diagnóstico precoce.
Como colocar a medicina preventiva em prática?
Uma consulta com o seu médico é sempre o primeiro grande passo para saber quais caminhos devem ser seguidos em relação à medicina preventiva. Como dissemos, mudanças no estilo de vida podem ser sugeridas (cuidados com a alimentação, o sono, os vícios de álcool e cigarro etc.).
Os check ups também são poderosas ferramentas dessa prática, já que os exames periódicos são capazes de apontar pequenas alterações no organismo que ainda doenças não apresentem sintomas. E isso não acontece apenas com àquelas mais comuns: o câncer de próstata, por exemplo, é uma doença silenciosa, que costuma apresentar sintomas perceptíveis apenas quando está em estágios já mais avançados.
Como você viu, a medicina preventiva é uma prática que pode salvar vidas e garantir muito mais bem estar às pessoas doentes ou não. Torne-a uma prática em sua rotina agora mesmo!
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a prevenção de doenças? Veja 4 formas de ter uma vida mais saudável!