Como reduzir náusea e vômito no tratamento contra o câncer?
Uma grande parte dos pacientes que passam por tratamento de câncer sofre com náuseas e vômitos, com uma sensação de enjoo e mal-estar que pode permanecer por algumas horas ou dias depois de receber a medicação. Esses são efeitos colaterais relativamente comuns de certos tipos de quimioterapia.
Em geral, esses sintomas podem ser controlados com a ajuda de medicamentos. No entanto, caso sejam persistentes, podem dificultar a alimentação e a ingestão de líquidos, levando a um quadro de desnutrição e desidratação. De qualquer forma, existem algumas maneiras de reduzir esses efeitos por meio de algumas medidas simples. Confira nossas dicas a seguir!
Faça mais refeições
A primeira dica é tentar fazer mais refeições, dividindo, durante o dia, os alimentos em porções menores. É importante não ficar muito tempo sem comer, pois isso pode potencializar os enjoos. O ideal é comer de 6 a 8 vezes, com um intervalo de cerca de 2 horas. Assim, dá para reduzir a sensação de desconforto e manter a nutrição necessária.
Prefira alimentos secos
Quem tem náusea e vômito tende a aumentar a produção de saliva, o que só contribui para piorar o quadro. Por isso, é melhor ingerir alimentos mais secos, que ajudam a controlar a salivação, evitando o enjoo.
Boas opções são pães, bolos e biscoitos integrais. Além de serem boas fontes de energia, são fáceis de mastigar e digerir. Também contribuem para o controle da glicemia, e têm um sabor mais neutro, reduzindo a ânsia de vômito.
Escolha alimentos de fácil digestão
Da mesma forma, é importante escolher alimentos de fácil digestão, que exigem menos do aparelho digestivo. A banana é um bom exemplo, pois é mais seca, mas com uma consistência mole, facilitando a mastigação e a absorção pelo organismo.
Também é bom evitar ficar muito tempo sem comer ou ingerir alimentos gordurosos e açucarados, que irritam o estômago e exigem mais do trato digestivo.
Consuma frutas
Frutas cítricas, como a laranja, a mexerica e a acerola pode ajudar a reduzir a incidência de enjoos e a vontade de vomitar. Elas podem ser consumidas ao natural, como opções de lanches entre as refeições.
Beba bastante água
A nossa última dica é consumir muita água, cerca de 8 a 10 copos por dia. Isso é importante para manter o paciente hidratado, evitando um quadro de desidratação. O líquido também diminui a pressão no estômago, amenizando a sensação de náusea e vômito.
Dá para optar por sucos naturais, principalmente de frutas cítricas. No entanto, é bom evitar a ingestão de bebidas que podem irritar o estômago, como café, chá preto, mate e refrigerantes.
Essas são apenas algumas dicas para amenizar náusea e vômito durante o tratamento de câncer. Se esses sintomas persistirem por muito tempo e dificultarem a qualidade de vida e a manutenção da saúde do paciente, é fundamental procurar um médico o quanto antes.
Gostou de saber como reduzir náusea e vômito? Quer entender melhor o assunto? Então, saiba mais sobre esses e outros efeitos colaterais da quimioterapia!