O que é acupuntura e como ela ajuda no tratamento de câncer?

o que é acupuntura
6 minutos para ler

Entender o que é acupuntura e saber quais são os seus efeitos para aliviar os sintomas do câncer é fundamental para a rotina dos pacientes. Assim, essa técnica milenar pode reduzir os efeitos da quimioterapia, radioterapia e das cirurgias, principalmente, nos casos mais graves.

Neste artigo, você vai descobrir o que a médica acupunturista da Oncomed, Andrea Carrusca, diz sobre os benefícios da acupuntura no tratamento de câncer. Também vai conferir o depoimento de Denise Paiva — paciente em nossa clínica, que aproveita as vantagens de adotar essa prática. Boa leitura!

Afinal, o que é acupuntura?

Segundo Andrea, “acupuntura é um antigo método terapêutico de origem chinesa baseado na estimulação de pontos estabelecidos no corpo com agulha ou com calor. O objetivo desse procedimento é restaurar e manter a saúde”. A médica explica que essa técnica é uma excelente alternativa para o alívio da dor aguda e crônica nos pacientes oncológicos.

Para ajudar na compreensão das diferentes estratégias utilizadas no tratamento de câncer, a médica pontua: “depois que o paciente descobre o que é acupuntura e como ela pode ser útil para melhorar sua qualidade de vida, a tendência é manter esse tratamento de forma ininterrupta”.

Como a acupuntura funciona?

Em vias gerais, esse é um procedimento que utiliza a sabedoria da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) para tratar diferentes males — de ordem física, mental ou emocional — com o uso de agulhas metálicas. Elas são aplicadas na pele dos pacientes, de acordo com a necessidade e o nível de dor.

Assim, são escolhidos alguns locais estratégicos, que são chamados pontos de acupuntura. A meta é aliviar o desconforto, melhorar a função dos órgãos, glândulas e vísceras, e ainda equilibrar a saúde emocional.

No entanto, a especialista foi clara em dizer que “as agulhas são fixadas em pontos que ativam substâncias cerebrais responsáveis pelo controle da dor”. Logo, o objetivo é ativar os neurotransmissores, que proporcionam maior bem-estar antes e depois dos procedimentos oncológicos. Eles também promovem o relaxamento e auxiliam a melhorar a saúde física e mental. Por conta disso, a técnica da acupuntura é muito bem indicada para apoiar o paciente com câncer.

Quais são os benefícios para o paciente com câncer em realizar acupuntura?

A utilização da acupuntura pode ajudar no equilíbrio físico, emocional e espiritual, critérios essenciais para dar força aos pacientes nos momentos mais delicados. Porém, Andrea destaca ainda mais vantagens: “Essa técnica ajuda, também, no fortalecimento físico, na recuperação funcional dos órgãos, além de aumentar a imunidade.”

Quanto aos perigos do tratamento, a médica explica que os riscos são mínimos: “às vezes, surgem hematomas devido à perfuração de pequenos vasos”.

Como funciona a oferta de acupuntura na Oncomed?

Procuramos facilitar o acesso e auxiliar os pacientes a alcançar melhores resultados. Para isso, são agendadas consultas para uma primeira avaliação e definição de um plano terapêutico. Assim, há a elaboração de um cronograma com a previsão de sessões semanais de acupuntura.

No entanto, o tempo e a quantidade são definidos de acordo com alguns critérios: o nível de comprometimento da doença e a necessidade de cada paciente são os principais. Andrea destaca que o sucesso das terapias depende da adequação a cada etapa, e também da atenção às orientações profissionais.

Como a acupuntura pode auxiliar no tratamento oncológico?

De acordo com a médica, essa metodologia pode ajudar os pacientes oncológicos no enfrentamento dos desafios da rotina de diversas formas. Assim sendo, enumeramos algumas vantagens da acupuntura para o combate ao câncer. Observe quais são:

●     reduzir ou acabar com a dor e dormências tão frequentes no tratamento oncológico;

●     diminuir os efeitos colaterais indesejáveis da quimioterapia, como a náusea, a diarreia e a desidratação;

●     reduzir o inchaço no corpo e as ondas de calor;

●     reforçar a imunidade;

●     melhorar a disposição, o ânimo e a vontade de viver.

Quais são os cuidados necessários com a acupuntura em pacientes oncológicos?

Andrea descarta a necessidade de cuidados especiais com acupuntura para pacientes oncológicos. Mesmo assim, é preciso dar atenção a alguns detalhes: “os equipamentos e materiais devem ser bem higienizados para evitar infecções”, reforçou a médica.

Porém, um dos aspectos mais relevantes é quanto ao uso de material descartável e de boa qualidade. Quanto a isso, a acupunturista alerta: “tais requisitos são cruciais à segurança do procedimento”.

Como vimos, a acupuntura é uma técnica pouco invasiva e com mínimos efeitos colaterais. Mas dependendo do paciente, pode surgir dor no local da aplicação e pequenos sangramentos. Porém, o uso de acupuntura deve ser melhor avaliado em quem utiliza anticoagulantes devido às dificuldades de coagulação do sangue.

O que dizem os pacientes de câncer quando descobrem o que é acupuntura?

Tão importante quanto saber o que é acupuntura é conferir a opinião de pacientes submetidos a esse tratamento. Denise Paiva é paciente da Oncomed desde 2004, e já fez vários tratamentos.

“Foi a psicóloga Renata quem me indicou a acupuntura, já que estava dando muito certo aqui na clínica. Então, resolvi fazer, e já tem mais de um ano que sigo com essa terapia”, conta.

Denise afirma que, antes de adotar a prática da acupuntura, sentia muita dor no corpo, mesmo tomando remédio. “Agora, estou bem melhor: as dores sumiram, e o enjoo e o calor também diminuíram”, diz.

Mas os efeitos da acupuntura são ainda melhores, segundo a paciente. “Além de aliviar os sintomas físicos, a acupuntura me acalma. A doutora Andréa faz um ótimo trabalho, vê além da dor e ainda escuta nossas histórias. Isso nos ajuda muito mais.”

Como você viu, os pacientes oncológicos realmente descobrem o que é acupuntura quando são submetidos a ela e conhecem os benefícios que essa técnica proporciona. Por essa razão, a acupuntura tem sido cada vez mais empregada para melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes.

Este conteúdo ajudou você? Entre em contato com a Oncomed e saiba mais sobre os nossos tratamentos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!