Prevenção de doenças: veja 4 formas de ter uma vida mais saudável

prevenção de doenças
4 minutos para ler

Quando se trata de saúde, o foco está sempre voltado para a prevenção de doenças, não é mesmo? Afinal, buscar meios de se prevenir e de promover a saúde integral — mente e corpo — é a prática mais recomendada para alcançar uma longevidade ativa e saudável. A boa notícia é que é possível evitar doenças com a simples mudança de hábitos de rotina.

Tendo isso em vista, vamos apresentar 4 valiosas dicas para ajudar você na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar e da qualidade de vida. Veja, então, como adotar essas medidas e viver de forma mais plena e tranquila. Acompanhe!

1. Evite o estresse

O estresse excessivo é considerado o mal do século, visto que ele se associa a diferentes doenças que comprometem a integridade da saúde mental, emocional e física. Porém, é necessário estar atento a esses problemas para reduzir os impactos que o estresse provoca no corpo.

Para isso, você deve observar o que acarreta essas sensações que levam ao excesso de atividades no sistema nervoso. Se o trânsito provoca estresse, busque alternativas para amenizar os desgastes causados por ele. Faça readequação na sua rotina: vá para a academia ou faça um curso nesse intervalo para evitar essas situações estressantes.

2. Beba bastante água

Ao nascer, o corpo humano tem mais de 90% de água. Com o passar dos anos, a quantidade de água vai sendo reduzida. Porém, quanto mais ocorre essa redução de água, mais as células necessitam dela. Então, a hidratação é o caminho para manter o organismo funcionando certinho, quesito ideal para a prevenção de doenças.

Logo, comece a desenvolver o hábito de ingerir de dois a quatro litros de água por dia. A água é o principal combustível do corpo, pois é nela que a maioria dos nutrientes são transportados. Todos os órgãos dependem dela para desempenhar suas funções. Além disso, ela melhora a aparência da pele, ajuda nos processos digestivos e na circulação do sangue.

3. Pratique exercícios físicos

A intrínseca relação entre a prática de atividade física e a boa saúde já é conhecida por todos. Por isso, é necessário combater o sedentarismo e começar a exercitar-se.

De início, o ideal é fazer atividades que proporcionem contentamento, ou aquelas de menos impactos como caminhada, alongamento e natação. Os exercícios físicos auxiliam na função respiratória, no trabalho do coração e contribuem para a manutenção do peso ideal.

4. Entenda a importância da alimentação na prevenção de doenças

Melhorar o estilo de vida, não beber, não fumar e optar pela alimentação equilibrada é o caminho mais indicado para quem almeja viver bem e com saúde. Inclua mais alimentos saudáveis e nutritivos em sua dieta. Frutas, verduras, legumes, cereais, grãos e fibras não podem faltar na mesa de quem sabe a importância da prevenção de doenças.

Vale destacar, por fim, que é possível alcançar uma longevidade saudável por meio da adoção de hábitos que contribuam para a prevenção de doenças. Igualmente relevante é ter a consciência da importância de visitar um médico regularmente para fazer os exames necessários e ter a certeza de que tudo está bem.

E então, gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir também como melhorar a qualidade de vida mesmo tendo câncer!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!