Exame de PSA: o que é e como ajuda na prevenção do câncer de próstata?

psa
2 minutos para ler

O exame de PSA — sigla em inglês do antígeno prostático específico — mede a quantidade dessa substância no sangue, produzida pelas células da próstata. Diferentes doenças que afetam a saúde masculina podem levar a um aumento desses níveis no sangue e, entre elas, está o câncer de próstata.

Diante disso, vamos explicar, neste artigo, o que é o exame de PSA, como funciona e por que é importante para a prevenção do câncer de próstata. Continue a leitura!

Quais são as condições que alteram o exame de PSA?

A dosagem de PSA no sangue pode ser alterada quando há possíveis doenças na próstata. As mais comuns são:

  • inflamação da próstata, que também é conhecida por prostatite;
  • hipertrofia benigna da próstata (HBP), que faz aumentar o volume da glândula;
  • câncer de próstata.

O exame de PSA pode ser feito em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue. Os valores variam conforme a idade e, de modo geral, apresentam os seguintes parâmetros:

  • homens de até 50 anos: o ideal é que sejam menores do que 2 ng/ml;
  • homens entre 51 e 69 anos: entre 2,0 e 4,5 ng/ml;
  • homens acima de 70 anos: menores que 5,5 ng/ml.

Por que o PSA é importante para o rastreamento do câncer de próstata?

Estudos têm mostrado que o rastreamento do câncer de próstata pode gerar impactos positivos em diagnósticos precoces e, até mesmo, a redução da mortalidade. Por isso, o recomendado é que o médico discuta com o paciente os riscos e os benefícios de fazê-lo em homens acima de 50 anos — ou de 45 anos quando considerados os fatores de risco, como histórico familiar em parentes de primeiro grau. É válido lembrar que o exame de rastreamento deve ser associado ao toque retal.

Por fim, como essa doença apresenta maiores chances de controle com um diagnóstico precoce, o ideal é ficar atento a esses cuidados e priorizar as medidas de prevenção.

Este conteúdo sobre o PSA foi útil? Então, agora é com você: entre em contato com a Oncomed BH e conte com a expertise de uma clínica especializada no tratamento e na prevenção de doenças oncológicas.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!