Como viver com qualidade de vida tendo câncer? É possível sim!

qualidade de vida
5 minutos para ler

Quem recebe um diagnóstico de câncer tem a sensação de que sua vida mudará completamente, de que nada será como antes, de que a doença terá toda a atenção, de que trará prejuízos e de que não é possível ter qualidade de vida convivendo com ela. Isso não é verdade!

Realmente, haverá mudanças porque será preciso cumprir o tratamento corretamente, adequar alguns hábitos e adotar atividades que não eram praticadas antes. Porém, não é necessário sacrificar o bem-estar em função do câncer.

Preparamos este artigo para mostrar que, apesar de a rotina mudar um pouco, é possível viver bem durante o tratamento. Continue lendo e confira dicas para aumentar a qualidade de vida das pessoas com câncer.

O que muda quando se tem câncer?

Conhecer o diagnóstico pode ser um dos momentos mais difíceis de quem tem câncer. Aceitar a nova realidade, compreender o que está acontecendo com o organismo e iniciar o tratamento desperta dúvidas e inseguranças. Por isso, muitas vezes, o psicológico pode ficar mais abalado do que a saúde física.

Isso acontece porque o câncer é uma doença ainda cercada por mitos. Nem sempre há colaboração da mídia, que veicula reportagens sensacionalistas que não trazem o esclarecimento de que os pacientes oncológicos precisam.

É verdade que uma pessoa com câncer precisa de adequações em seus hábitos e rotina, como:

  • abandonar hábitos nocivos;
  • mudar o cardápio;
  • realizar somente as atividades liberadas pelo médico;
  • cumprir um cronograma de tratamento;
  • fazer o uso de medicações;
  • manter um acompanhamento médico mais rigoroso.

Perceba que essas mudanças são positivas. Tudo aquilo que é recomendado para um paciente oncológico visa a melhorar sua saúde, a preservar o organismo e a garantir qualidade de vida durante o tratamento.

Assim, muita coisa mudará, mas isso não significa que sua vida ficará ruim, apenas diferente. Você precisará pensar um pouco mais em si mesmo, focando sua saúde e sua recuperação. Por isso, tudo aquilo que trouxer impactos positivos ao seu estado psicológico e ao organismo é muito bem-vindo.

Como aumentar a qualidade de vida tendo câncer?

Infelizmente, ainda existem pessoas que acreditam que, quando se tem câncer, a vida está acabando. Tenha muito cuidado para não cultivar esse pensamento porque ele não é verdade! Afinal, é possível curar essa doença por meio dos tratamentos disponíveis.

Isso fica mais fácil quando o paciente se compromete consigo mesmo e adota medidas para melhorar sua qualidade de vida. É possível viver bem com a doença e levar uma rotina mais perto do normal possível.

A seguir, deixamos algumas dicas para que você veja como conduzir o tratamento de uma forma tranquila e otimista.

Adote uma alimentação saudável

O que comemos é combustível para o nosso organismo, então, ele precisa ser abastecido com alimentos de qualidade, em especial quando se tem câncer. Assim, garantimos nutrientes para as nossas células, mantendo o equilíbrio orgânico.

Fique perto da família e dos amigos

Não abandone o convívio social caso você receba um diagnóstico de câncer. Aproveite os momentos com a família e os amigos, participe da vida das pessoas que você ama, dê risada e converse. Isso cultiva sentimentos positivos.

Pratique um hobby

Alguns pacientes precisam fazer uma pausa no trabalho durante o tratamento. Esse tempo disponível pode ser bem aproveitado praticando um hobby. Escolha uma atividade prazerosa e agradável para você e invista nela para reduzir o estresse e sentir bem-estar.

Prefira o tratamento humanizado

Alcançar a cura é o foco principal de quem foi diagnosticado com câncer, porém, o tratamento não deve se restringir à doença. O paciente precisa de um atendimento humanizado, que cuide de outros aspectos, como:

  • estado psicológico;
  • bem-estar físico;
  • estado emocional;
  • convivência familiar;
  • autoestima.

Por isso, é essencial optar por clínicas que trabalhem essa humanização do tratamento, disponibilizando uma equipe multidisciplinar para promover um cuidado completo. Afinal, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, dermatologista e odontologista são alguns especialistas que fazem toda a diferença para aumentar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos.

O intuito é minimizar os efeitos colaterais do tratamento, sejam eles físicos, sejam eles emocionais. O paciente percebe que o foco está nele, em seu bem-estar e na família. Assim, fica mais fácil vencer a doença.

Lembre-se: é possível ter qualidade de vida sendo diagnosticado com câncer! Não cultive pensamentos contrários a isso e procure uma clínica que trabalhe com atendimento humanizado. Assim, você faz a sua parte e conta com o suporte de profissionais para viver melhor durante o tratamento.

Não sabe onde encontrar um tratamento humanizado para pacientes oncológicos? Então, entre em contato conosco porque podemos ajudar!

Você também pode gostar

3 thoughts on “Como viver com qualidade de vida tendo câncer? É possível sim!

  1. Em 2010 fui diagnosticada c ca de mama. Fez agulhamento e 33 sessões de RT. Em 2013 ressidiu. Comecei o tratamento c QT, os cabelos caíram supotei a perca otimista, pois sabia que seria por pouco tempo. Comecei a preparação para a cirurgia de mastectomia, aí ressidiu novamente, o cabelo já estava grandinho. Novamente QT, caiu de novo e eu com fé em Deus suportando. Fez a cirurgia em 01/07/2014. Deu necrose, outra cirurgia em 29/07/2014. Faço uso do medicamento Transtazunab Herceptin e graças a Deus está tudo bem. Só os ossos é está c osteoporose, mas já em tratamento. Há u fatores muito positivo em mim, confiança, paciência, tolerância e muita fé em Deus. Sigo as orientações, faço pesquisa e procuro estar sempre informada. Não bebo nem fumo e alimentação saudável. Graças a Deus.

  2. Adorei a reportagem sobre a qualidade de vida pra quem tem cancer,isso e possível sim tive CA de mama em 2016 aos 33 anos agora tive uma recindiva no osso do externo,mesmo enfrentando as químioterapias,não deixo de procurar seguir uma alimentação saudável,prático exercícios físicos e sim podemos ter uma ótima qualidade de vida,ainda mais com o apoio da família e dos amigos !

  3. Estou admirada e feliz c essa reportagem porque a maioria dos oncologistas falam que podemos comer de tudooo durante e após o tratamento. Isso é humano. Parabéns Oncomed

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!