O que é resolutividade na área da saúde e quais os dados da Oncomed?

6 minutos para ler

Entender o que é resolutividade é essencial para avaliar o quanto esse conceito influencia tanto a qualidade dos serviços prestados como a expectativa do paciente quanto aos resultados do tratamento. Mediante isso, apresentaremos o indicador de resolutividade da Oncomed BH para facilitar a compreensão da relevância desses indicadores no tratamento contra o câncer. 

Vamos explicar, também, a relação entre a resolutividade e a eficiência dos serviços oferecidos ao paciente. Veja, então, como é feita a medição e contagem do indicador, e confira os dados que tornam a Oncomed BH cada dia mais resolutiva e confiável na área de Oncologia. Acompanhe!

O que é a resolutividade na área da saúde?

A resolutividade na área da saúde é uma maneira de a instituição avaliar a eficácia e a eficiência dos serviços oferecidos ao paciente. O objetivo principal da Oncomed em ser resolutiva é prestar o melhor atendimento ao paciente. A análise é feita em todos os atendimentos elegíveis, assim é possível perceber quais pontos exigem maior atenção e como melhorar os procedimentos a fim de obter resultados mais satisfatórios.

Trabalhar a resolutividade exige atenção e cuidado a todos os aspectos que envolvem a qualidade do tratamento. Para quem atua no ramo de tratamento oncológico, é necessário priorizar ações que possibilitem atender prontamente às necessidades dos pacientes no menor tempo possível.

Qual o real objetivo da resolutividade?

Na Oncomed, usamos indicadores para analisar o tempo médio de início do tratamento quimioterápico nos pacientes elegíveis. Essa verificação da eficiência dos resultados é medida desde o momento em que o médico indica o tratamento até a efetivação da primeira quimioterapia. 

Por meio dessa prática, a equipe de profissionais pode analisar, criteriosamente, cada fator que influencia os resultados.

Portanto, a resolutividade demonstra o quanto o serviço está bem estruturado e preparado para prestar o melhor atendimento no menor tempo possível. Possibilita, ainda, perceber o que precisa e pode ser mudado para tornar o tratamento oncológico menos invasivo. Devido às características do câncer, o ideal é que o tratamento quimioterápico seja iniciado o quanto antes, principalmente nos casos em que a doença está no estágio inicial.

Qual a importância de medir o indicador de resolutividade?

Por meio desse indicador, os profissionais podem acompanhar, detalhadamente, a eficiência dos processos internos. Assim, a aplicação desses indicadores de resolutividade — em todas as etapas — atestam a agilidade e a eficiência no atendimento das necessidades de cada paciente.

Qual a relação entre resolutividade e controle do câncer?

No Brasil, o câncer é uma das doenças de alta incidência e que a cada dia mais desafia a Saúde Pública. O aumento das estatísticas e o número de mortes exigem a criação de medidas preventivas mais eficazes e a maior eficiência nos tratamentos.

O aumento da expectativa de vida da população brasileira e a consequente modificação da pirâmide etária sugere a necessidade de novas estratégias para controlar as doenças que comumente surgem na idade avançada.

Devido ao processo natural de envelhecimento, há uma maior tendência do desenvolvimento de câncer na população mais idosa. Além da idade, as questões genéticas e a exposição a fatores ambientais específicos também elevam a incidência de determinados tipos de câncer na população. 

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre os anos de 2020 e 2030, a expectativa é que o câncer se torne a maior causa de morte, tanto nos países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento.

O INCA alerta que a epidemia global de câncer já é grande e ainda deve aumentar. A tendência é que o número de óbitos causados pela doença, em todo o planeta, deve dobrar nos próximos 20 a 40 anos. Aqui no Brasil, o câncer já ocupa o segundo lugar em morte por doenças. As estatísticas das neoplasias estão atrás apenas dos óbitos por problemas ligados ao aparelho circulatório.

Nesse contexto, a resolutividade possibilita avaliar os resultados do tratamento e planejar políticas públicas que efetivem o melhor controle do câncer. Assim, o uso desses indicadores favorecem ações mais estratégicas para a prevenção e promoção da saúde, tratamento do câncer e redução das estatísticas.

Como a resolutividade é medida e como é feita a contagem?

Na Oncomed BH, o indicador de resolutividade é mensurado mensalmente e os dados obtidos analisados criteriosamente pela gestão do corpo clínico. Para maior confiabilidade desse processo, são monitoradas as datas de indicação de tratamento pelo médico e a data do início do tratamento.

Por meio deste indicador, a Oncomed BH pode acompanhar a eficácia de todos os trâmites que envolvem a rotina dos processos internos. Para melhorar o nível dos serviços oferecidos em todas as etapas, essas informações são essenciais para a percepção do que precisa ser melhorado. Desse modo, há maior possibilidade de promover mais qualidade de vida e tornar o atendimento mais humanizado.

Quais são os dados da resolutividade da Oncomed BH?

Em 2019, nossa instituição obteve um indicador que atesta a excelência dos serviços: 92% dos pacientes iniciando o tratamento dentro do prazo ideal, garantindo o cuidado integral e a eficiência dos processos internos para agilizar o início do tratamento dos elegíveis. Esses percentuais são o reflexo da preocupação com os serviços prestados aos nossos pacientes com o intuito de alcançar os melhores resultados.

Com esses números, a Oncomed BH conseguiu atingir os objetivos esperados no quesito de rapidez para o início do tratamento. Considerando o panorama do câncer do Brasil, essa conquista é primordial à promoção e à prevenção da saúde.

Como resultado desse trabalho, conseguimos melhorar a performance em 2019 com a implementação de melhorias do fluxo de autorização e de agendamento para início de quimioterapia, principalmente. Com isso, aumentamos a satisfação e a segurança dos pacientes em todas as etapas do tratamento.

Por fim, incentivamos o comprometimento de toda equipe para alcançarmos o padrão máximo de resolutividade. O nosso objetivo é contribuir para a melhoria nos resultados no atendimento ao paciente, no controle do câncer e no aumento da expectativa de vida de nossos pacientes.

Gostou deste artigo? Então, não perca tempo: entre em contato com a Oncomed e conheça nossos tratamentos especializados em Oncologia!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!