Saúde da família: veja como cuidar do seu bem mais precioso

saúde da família
6 minutos para ler

Manter uma rotina saudável não depende apenas de esforços individuais. É preciso contar com o apoio e a participação de toda a família, até mesmo porque muitas doenças podem afetar a todos. Assim, para ter corpo e mente saudáveis, é fundamental pensar na saúde da família e conquistar mais qualidade de vida.

Atualmente, é comum que até três gerações convivam na mesma casa, exigindo cuidados especiais para cada indivíduo separadamente. No entanto, a alimentação e outros hábitos são compartilhados, influenciando a saúde de todos. Sem contar que o ambiente familiar pode afetar a saúde mental e proporcionar mais bem-estar a todos os membros da família.

Dessa forma, não dá para se pensar em cuidados voltados apenas para o indivíduo quando a rotina de casa pode alterar o estado de saúde dos familiares. Por isso, neste artigo mostramos como cuidar da saúde da família e garantir longevidade e qualidade de vida para todos!

Qual a importância de cuidar da saúde da família?

A saúde é mesmo uma das grandes prioridades para qualquer pessoa, não é mesmo? Afinal de contas, sem ela é impossível aproveitar plenamente todos os momentos da vida. Basta uma gripe ou uma dor de garganta para prejudicar o rendimento escolar ou atrapalhar aquela viagem marcada para o fim de semana.

Em longo prazo, um problema de saúde pode afetar a produtividade no trabalho e o bem-estar físico e mental. Sem contar as doenças crônicas, que podem ter um grande impacto negativo por toda a vida, inclusive na rotina da família.

O problema é que quando se fala em saúde, é comum pensar apenas no indivíduo. Porém, o estilo de vida moderno faz com que os hábitos coletivos sejam cada vez mais determinantes para aumentar a ocorrência de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão. Até mesmo distúrbios mentais, como depressão e ansiedade, podem ser desencadeados ou agravados no ambiente familiar, além das inúmeras doenças que têm causas genéticas.

O fato é que a constância e a qualidade dos nossos hábitos é fundamental para uma boa saúde. E elas dependem em grande parte dos costumes adquiridos na família. Um exemplo claro disso é a alimentação. Caso a família esteja acostumada a consumir alimentos ricos em gorduras e açúcares, a tendência é que todos, ou a maioria, desenvolvam um quadro de obesidade ou hipertensão ao longo da vida.

Além disso, alguns hábitos, sejam eles bons ou ruins, são repassados de pai para filho. Um exemplo é o hábito de fumar, pois basta um fumante na família para afetar a saúde de todos. Do lado positivo, a prática de exercícios físicos também costuma ser aprendida dentro de casa. Até mesmo a qualidade do sono pode ser influenciada pela rotina familiar.

Como cuidar da saúde da família na prática?

Não dá para pensar em uma vida saudável sem pensar na saúde da família toda. Portanto, é preciso pensar em estratégias que contemplem a todos, respeitando, é claro, as necessidades de cada um. A seguir, listamos algumas dicas para adotar na rotina do ambiente familiar.

Planejem as refeições da família

As escolhas alimentares dos pais afetam diretamente a própria saúde e a dos filhos. Dessa forma, é importante planejar bem as refeições, fazendo escolhas inteligentes ainda na hora da compra. No supermercado, é melhor optar por frutas, verduras e legumes, deixando fora do carrinho os salgadinhos, refrigerantes e doces.

Além disso, caso haja algum hipertenso ou portador de outra doença crônica na família, é fundamental adequar a alimentação de todos às necessidades dessa pessoa. Ou seja, deve-se colocar menos sal e gorduras nos alimentos, ainda que todos vão consumir.

Mantenham-se fisicamente ativos

A prática de atividades físicas deve ser incentivada desde cedo. Se possível, algum esporte ou aula de exercícios podem ser incluídos na rotina, mas também podem ser feitas atividades dentro de casa, como dança, alguma brincadeira ou uma prática esportiva em que todos possam participar.

Tenham momentos de descanso

É essencial ter momentos de descanso semanais para relaxar e recuperar as energias. E isso pode ser feito em família, ajudando a manter a saúde emocional de todos e a evitar problemas futuros. Para tanto, promova momentos coletivos de lazer, como um passeio, uma sessão de cinema em casa ou um jantar especial, por exemplo.

Façam exames de rotina juntos

A saúde da família também depende de prevenção. Assim, é importante manter o hábito de fazer check-ups médicos e exames de rotina juntos. Uma vez por ano, procure um médico para que todos possam se consultar. Para não pesar no orçamento familiar, pode ser feito um calendário, dividindo as consultas ao longo do ano e de acordo com as necessidades de cada um.

Cuidem da limpeza da casa e da higiene pessoal

Muitos problemas de saúde, como alergias e outras síndromes respiratórias, podem ser provocados ou agravados dentro de casa. Por isso, é importante se atentar à limpeza, retirando bem a poeira e outras sujeiras. Também é necessário prestar atenção ao lixo e qualquer outro material que possa ser fonte de doenças.

Da mesma forma, é preciso ficar atento à higiene pessoal, principalmente das crianças e dos idosos. Muitas doenças, como problemas bucais, de pele e infecções, podem surgir da falta de cuidados pessoais.

Atentem-se à qualidade do sono

Por fim, outra prática que pode ser pensada coletivamente para a saúde da família é o ato de dormir. Afinal, uma boa noite de sono é essencial para garantir o bom funcionamento do metabolismo e dar mais disposição e bem-estar. No entanto, a qualidade do sono pode ser afetada pela rotina da casa. Dessa forma, o ideal é cuidar para que todos durmam bem todas as noites.

Enfim, essas são apenas algumas dicas para garantir a saúde da família. O ideal é sempre pensar em estratégias que proporcionem uma rotina mais saudável para todos. No longo prazo, a tendência é que elas sirvam para incentivar os bons hábitos que serão repassados para as próximas gerações. 

Agora queremos saber a sua opinião! Como você faz para cuidar da saúde da sua família? O que acredita que não pode faltar na rotina da sua casa? Deixe sua resposta nos comentários abaixo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!