6 ações de sustentabilidade na Oncomed que ajudam o planeta

sustentabilidade na oncomed
6 minutos para ler

Um mundo mais focado no meio ambiente: é urgente que empresas e instituições de setores variados voltem os olhos para essa questão. A preocupação com sustentabilidade no Grupo Oncomed (Oncomed e Instituto Orizonti) ocorre com diversas ações na rotina da clínica e do instituto, demonstrando o compromisso do Grupo com a sociedade e o meio ambiente.

O conceito de sustentabilidade surgiu em Estocolmo, na Suécia, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente de 1972. Foi o momento de chamar a atenção internacional para o uso irracional dos recursos naturais e a grande emissão de poluentes.

A partir desse alerta, surge a necessidade de colocar em prática alternativas como o uso de energia limpa, destinação adequada de resíduos, uso consciente da água, cuidado com a natureza e outros aspectos pensando no presente e nas gerações futuras.

Neste post vamos mostrar o papel do Grupo Oncomed em relação a esse tema e seus esforços no dia a dia que ajudam a salvar o planeta. Para isso, entrevistamos Luiz Paulo Vianna Martins, Gerente de Comunicação e Marketing do Grupo. Acompanhe!

Por que ter preocupação com a sustentabilidade sendo da área da saúde?

É claro que a preocupação principal de uma instituição de saúde deve ser com os cuidados do paciente. Isso não é diferente no Grupo Oncomed, contudo a organização vai além, visto que entende que seu compromisso é gerenciar, da melhor forma possível, seus processos e ações de modo a reduzir os impactos na esfera ambiental.

“Temos como objetivo o crescimento sustentável, que passa pelos resultados da organização, respeito às pessoas sem qualquer forma de discriminação e a contribuição para o desenvolvimento da sociedade, minimizando os impactos no meio ambiente gerados pela nossa atividade”, explica Martins.

Ele acrescenta que a visão do Grupo é que cada indivíduo e cada organização deve ser um agente de mudança, preocupando-se com o outro, com o meio ambiente e com o social, de modo que seu trabalho diminua as desigualdades dentro da sociedade. Assim, todos saem ganhando.

Quais são as 6 principais ações de sustentabilidade no Grupo Oncomed?

O programa de sustentabilidade ocorrem dentro e fora do ambiente da saúde e ele se baseia em torno de 5 pilares:

  • pessoas;
  • prosperidade;
  • planeta;
  • parcerias;
  • paz.

O compromisso da organização é cumprir os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Confira a seguir as principais medidas que fazem parte da rotina de trabalho da instituição e contribuem para a preservação ambiental.

1. Manejo e descarte de medicamentos

Uma das ações é fazer o descarte adequado de resíduos químicos e biológicos, como fármacos, de forma a não causar danos ambientais. “Podemos citar práticas sustentáveis no manejo e descarte de resíduos químicos, contínuo processo educativo com as equipes na disseminação da cultura sustentável e logística reversa junto aos fornecedores de medicamentos”, enumera o gerente.

Na clínica acrescentamos ainda a gestão responsável e otimizada na dispensação de medicamentos orais para pacientes que vão tomá-los em casa. A Oncomed fraciona as doses para oferecer apenas a quantidade de comprimidos necessária até a próxima consulta.

2. Gestão de recursos hídricos

A preocupação com sustentabilidade na Oncomed se reflete também na gestão eficiente e inteligente dos recursos hídricos. Isso passa pelo uso de otimizadores de vazão de água, além da retenção e reutilização de água da chuva.

3. Economia no uso de energia

O Grupo Oncomed também adota medidas de gestão do uso da energia, como o telhado verde no Instituto Orizonti. Esse tipo de telhado reduz a temperatura dos espaços internos, diminuindo o uso de energia dos climatizadores, e faz o sequestro de gás carbônico.

Já a clínica utiliza ainda lâmpadas de LED, que são mais econômicas, sensores de iluminação e aquecimento de água por placas solares.

4. Destinação correta do lixo

Resíduos hospitalares devem ter o destino adequado. Por isso, a clínica oncológica assim como o Orizonti fazem a destinação e tratamento de resíduos de acordo com o que diz a legislação, além de trabalharem com empresas certificadas para o descarte correto.

5. Redução do uso do papel

As medidas de sustentabilidade no Grupo também são feitas com os processos digitais na maior parte da sua documentação, ou seja, sem o uso do papel.

6. Campanhas educativas

Temos que acrescentar o trabalho social da clínica, que tem um resultado importante na sociedade. A instituição realiza eventos e campanhas de conscientização sobre promoção da saúde, prevenção e diagnóstico precoce do câncer para as pessoas.

Qual é o retorno que o Grupo Oncomed tem com seu foco em sustentabilidade?

Segundo Luiz, a instituição tem um excelente retorno da sociedade em relação às suas ações nessa área. “Nosso time de colaboradores é engajado na causa, e tentamos que cada um seja disseminador dessa cultura em seu ambiente. Os retornos sempre positivos que recebemos em nossas campanhas de conscientização de pacientes e da sociedade aponta que estamos no caminho certo”, comemora.

Os esforços de preservação ambiental não vão fazer um paciente ou sua família escolher uma clínica oncológica. Isso porque as pessoas vão levar em consideração o corpo clínico, a capacidade técnica e o uso amplo da tecnologia. No entanto, podem mostrar como os valores da instituição e de seus colaboradores são diferenciados, como é o caso do Grupo Oncomed.

Como o Grupo promove as ações de sustentabilidade?

A organização tem um trabalho de envolver todo o seu time nessas ações, criando disseminadores de uma cultura em prol do meio ambiente. Luiz relata que os valores na organização são muito presentes e que todos os colaboradores os incorporam em seu comportamento, o que torna bem mais fácil o entendimento e a adoção das atitudes.

“Procuramos ter uma orientação e disseminação das ações por meio da comunicação interna e institucional com todos nossos stakeholders. As mensagens de satisfação que recebemos de nossos pacientes e seus familiares e a manutenção do excelente clima organizacional que temos são nosso maior retorno”, finaliza o gerente.

Como explicamos neste post, as ações de sustentabilidade no Grupo Oncomed norteiam o excelente trabalho que a clínica e o instituto prestam para oferecerem o melhor aos seus pacientes. A organização tem ciência de seu papel na preservação ambiental e em deixar um mundo melhor para as gerações futuras.

Gostou das informações? Conheça em detalhes o Programa de Sustentabilidade da Oncomed!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!