Tecnologia na medicina: fique por dentro das soluções da Oncomed

tecnologia na medicina
6 minutos para ler

Não é nenhuma novidade que a tecnologia na Medicina tem ajudado o ser humano a combater diversas doenças de forma mais acertada e em menor tempo. Entre elas, também podemos destacar o câncer.

Graças a toda a evolução tecnológica que tem acontecido nos últimos anos, as pesquisas básicas e clínicas estão avançando de forma exponencial, o que garante diagnósticos cada vez mais precisos e altos índices de cura do câncer, especialmente nos países desenvolvidos.

Entre essas inovações, podemos destacar os avanços nos técnicas de imagem, na biologia molecular, em agentes terapêuticos e nas cirurgias realizadas para a retirada de tumores.

Mas, afinal, como tudo isso funciona na prática? E como fica a segurança dos pacientes? Saiba mais sobre o assunto e conheça as soluções da Oncomed, que reúnem tecnologia e humanização. Boa leitura!

A tecnologia na Medicina no combate ao câncer

Como dissemos, o avanço da tecnologia tem ajudado bastante para que os pacientes oncológicos não somente encontrem a cura para a sua doença, mas também possam viver esse período com mais qualidade de vida.

No campo da prevenção, por exemplo, é possível em casos onde há indicação, rastrear os tipos de câncer que podem se desenvolver por meio de um gene específico — o câncer hereditário — e adotar medidas que, muitas vezes, podem ajudar a evitar a ocorrência desses tumores.

Ao mesmo tempo, alguns tipos mais comuns de câncer, como os tumores na mama feminina e da próstata, têm sido curados com imenso sucesso quando diagnosticados em suas fases iniciais.

Além disso, hoje em dia, é possível realizar uma caracterização muito mais precisa da doença, o que, consequentemente, possibilita um tratamento mais específico para cada subtipo. Quer um exemplo mais claro? Até pouco tempo atrás, os tumores do pulmão eram classificados em 3 a 4 grupos diferentes. Atualmente, já são conhecidos até 10 tipos. Tudo isso graças ao avanço da pesquisa genética.

A garantia da segurança dos pacientes

Em um cenário em que o câncer matou mais de 1,5 milhão de brasileiros nos últimos 10 anos, essas são, com certeza, notícias excelentes para a área médica, mas, especialmente, para os pacientes e seus familiares. Em busca da cura, muitos mitos e tratamentos milagrosos se espalham, deixando as pessoas bastante confusas: o que é verdade? O que é seguro?

Em relação aos tratamentos e procedimentos realizados em clínicas e hospitais especializados, a ciência tem como foco permanente o avanço e, principalmente, a segurança dos pacientes.

Na Oncomed, por exemplo, podemos destacar alguns pontos positivos na assistência ao paciente:

  • processos de atuação das equipes muito bem definidos e testados;
  • uso intensivo da Tecnologia da Informação para monitoramento dos processos e das situações clínicas, como: prontuário eletrônico já bem estruturado, de preferência, sem o uso de papel; prescrição totalmente automatizada; certificação HIMSS 7 (em processo de implantação em nosso hospital) e sala de comando para monitoramento da evolução clínica de pacientes;
  •  equipe multidisciplinar.

Por fim, vale lembrar que a Oncomed acompanha de perto o desenvolvimento das novas tecnologias de combate ao câncer. E, a cada 15 dias, uma Câmara Técnica se reúne para avaliar eficiência e custo-efetividade de cada uma dessas inovações. Apenas se criteriosamente aprovadas, elas passam a ser adotadas pelo corpo clínico da instituição.

Os serviços inovadores oferecidos pela Oncomed

Como dito, o nosso trabalho une tecnologia com humanização, afinal, apesar de tantos recursos inovadores, não podemos nos esquecer de que estamos tratando, diariamente, da saúde das pessoas.

O nosso lado humano, tanto dos profissionais quanto dos pacientes, não pode ser deixado de lado de forma alguma. Em outras palavras, a tecnologia vem para nos ajudar, mas jamais para substituir o cuidado humano.

Todos os tratamentos oferecidos aos nossos pacientes são aprovados para uso no Brasil pela ANVISA, assim como têm a sua eficácia comprovada. Entre eles podemos citar a imunoterapia e as medicações “alvo”.

Você pode estar se perguntando como acontecem os procedimentos, não é mesmo? De forma geral (afinal, cada caso é um caso), podemos resumir da seguinte forma:

  • a equipe médica avalia o paciente e, após uma conversa sobre o seu tratamento, sobre o risco-benefícios, potencias efeitos colaterais e etc, é realizado um plano terapêutico
  • o paciente recebe a assistência de equipe multidisciplinar
  • no dia do início do tratamento o médico realiza a prescrição digital;
  • inicia-se o processo de preparo e administração da medicação.

Vale lembrar que todas as práticas são baseadas em protocolos preestabelecidos. Além disso, a prescrição é totalmente automatizada e tem checagem eletrônica em tempo real, e o protocolo do paciente também é eletrônico. Ou seja, a tecnologia também é nossa grande aliada na segurança durante cada etapa do tratamento, evitando qualquer tipo de falha.

Não por acaso, a Oncomed é certificada por normas da área da saúde, como ONA e ISO.

O sucesso do tratamento

Há alguns anos, um diagnóstico de câncer era sinônimo de sofrimento e morte. Felizmente, com todos os avanços que citamos neste artigo, essa não é mais a nossa realidade. Os tratamentos já garantem mais qualidade de vida, e a cura dos pacientes passou a ser muito frequente.

Na verdade, muitas pessoas que não conquistam a cura estão sendo tratadas, hoje, como portadores de doenças crônicas — assim como hipertensão arterial, diabetes ou artrites reumatoides. Não são raros os casos em que um paciente com câncer vive por muitos e muitos anos e falece por outras causas que não a doença.

Esses são os grandes avanços da tecnologia na Medicina que estão transformando a luta contra o câncer. Nós, da Oncomed, ainda somamos a todos esses recursos um trabalho sensível, a fim de oferecer aos nossos pacientes uma melhor experiência, com mais efetividade, segurança e valor para a pessoa em tratamento e seus familiares, bem como para os planos de saúde.

Neste sentido, é recomendável contar com um plano de saúde que tenha cobertura para tratamentos oncológicos.

Para saber mais sobre nós, as nossas unidades e as formas que temos de ajudá-lo, entre em contato conosco agora mesmo. Valorizar a vida é a nossa maior especialidade!

Você também pode gostar

Um comentário em “Tecnologia na medicina: fique por dentro das soluções da Oncomed

  1. Tive cancer de.mama diagnostico em 2018 e 2019 acabei tratamento Quimio e rádio, e hoje acompanho tudo.ainda na.oncomed,.profissionais de grande gabarito, humanos, amigos e agradeço. Minha.cura a eles medicos e enfermeiros.Dr.Mariana e Dr. Amandio

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!