Telemedicina: por que pode ser uma ótima alternativa?

telemedicina
6 minutos para ler

A revolução digital que vivenciamos nos últimos anos foi responsável por mudar diversos hábitos, criar demandas e alterar permanentemente as preferências dos consumidores em relação a certos serviços. Na área da saúde, essa transformação chegou com a criação e a difusão da telemedicina. Essa modalidade pode ser muito importante para alguns pacientes.

A partir da união entre as ferramentas de telecomunicação mais modernas, de canais e redes sociais e do engajamento dos profissionais aos recursos digitais foi possível criar uma alternativa ao atendimento presencial que promete ter vindo para ficar. Neste texto, você aprenderá mais sobre ela e descobrirá como tirar melhor proveito. Vamos lá!

O conceito de telemedicina

A telemedicina é uma ferramenta que utiliza os meios de tecnologia e de multimídia digitais para criar uma conexão entre pacientes e médicos, possibilitando que alguns atendimentos sejam realizados a distância.

É possível utilizar todos os meios disponíveis — entre eles, ligações telefônicas, chats e chamadas de vídeo — e também é viável compartilhar arquivos, como fotografias e resultados de exames.

Como funciona na prática?

Os pacientes que têm algum tipo de limitação nos movimentos, que têm a saúde fragilizada por alguma doença ou que, por qualquer outra razão, preferem não se deslocar para receber atendimento médico são atendidos a distância, por um médico especializado e que dispõe de treinamento para o exercício dessa função.

Ele conversa com o paciente assim como em um atendimento presencial e analisa o histórico e as informações disponíveis sobre ele. Em seguida, faz a prescrição de tratamentos, acompanha o desenvolvimento, corrige dosagens de remédios e presta, ainda, diversos outros auxílios compatíveis com o caso e com as circunstâncias específicas.

Como se difere da teleorientação?

A teleorientação é uma das modalidades da telemedicina, permitindo que os médicos realizem a distância a orientação e o encaminhamento de pacientes em isolamento. Ou seja, naqueles casos específicos em que o médico entende que a consulta presencial pode ser dispensada, naquele momento, uma via de comunicação digital é criada entre o paciente e o profissional da saúde.

A pandemia de Covid-19

A pandemia de Covid-19 fez com que algumas medidas fossem tomadas para regulamentar a telemedicina. Tanto o Conselho Federal de Medicina quanto o Ministério da Saúde editaram portarias sobre o assunto, e o Congresso Nacional editou uma lei, autorizando e instituindo regras para que o serviço seja prestado.

Essas iniciativas são essenciais para diminuir o fluxo desnecessário de pessoas em hospitais, principalmente daquelas que pertencem ao grupo de risco. Isso também se aplica a outros tipos de pacientes que têm necessidade de maior proteção, como os oncológicos. Com a telemedicina, é possível minimizar o desconforto e a exposição a riscos.

As vantagens que ela oferece

A telemedicina não tem o objetivo de substituir o atendimento presencial. Ela aparece apenas como uma possibilidade de interação entre o médico e o paciente em casos específicos em que ambas as partes se sintam confortáveis. Nessas circunstâncias, ela oferece diversas vantagens sobre a modalidade presencial. Vejamos algumas a seguir.

Conforto para os pacientes

A conveniência é, certamente, um dos principais elementos que levam à indicação da telemedicina para alguns pacientes. O deslocamento de casa para os hospitais, em muitos casos, pode ser extremamente complicado, levando a diversos incômodos. Com o uso da tecnologia, é possível diminuir a frequência do deslocamento.

Ficando em casa, os pacientes ficam mais protegidos do contágio de infecções e de situações de riscos. Além disso, essa medida diminui o desgaste de todos os envolvidos, inclusive da família. Quanto mais natural e prático for o atendimento médico, melhor o paciente se sentirá e menos afetado ele será.

Rapidez no atendimento

Outra grande vantagem é a velocidade com que o atendimento pode ser prestado. Encontrar uma oportunidade para atendimento pode ser um grande obstáculo. Isso porque, muitas vezes, os pacientes têm diversos compromissos. A realização de exames, consultas e atendimentos com profissionais de diversos ramos de saúde e a realização de tratamentos são bons exemplos.

Com o uso da telemedicina, é possível realizar agendamentos e o contato é estabelecido de uma forma muito rápida. Com isso, é viável que o paciente receba o seu atendimento mais rapidamente, evitando, assim, que questões corriqueiras e básicas acabem escalando para condições mais graves.

Disponibilidade de bons profissionais

A dificuldade que muitas pessoas têm em encontrar um atendimento especializado pode ser um dos grandes motivos para o insucesso de tratamentos. As longas distâncias podem inviabilizar um atendimento apropriado e criar impasses que levam à diminuição da eficiência das medidas tomadas.

Com o uso da telemedicina, é possível minimizar a necessidade de deslocamento dos pacientes, fazendo com que seja possível receber o atendimento específico e contínuo de que eles precisam, independentemente da realização de atendimentos presenciais. Esteja o paciente onde estiver, ele poderá ser acompanhado.

O atendimento a pacientes oncológicos

Os pacientes oncológicos são muito beneficiados pela telemedicina. A medicação pode ter efeitos muito desconfortáveis que fazem com que sair de casa para uma consulta seja extremamente difícil. Eles acabam sendo expostos a um desgaste desproporcional que poderia ser evitado em algumas situações.

Telemedicina da Oncomed

A Oncomed é uma clínica especializada no tratamento e na prevenção de doenças oncológicas e dispõe de um serviço de telemedicina altamente qualificado. Ela oferece um atendimento muito especializado, proporciona uma experiência humanizada e acolhe o paciente, aumentando as chances de sucesso e prestando todo o suporte que é necessário na luta contra o câncer.

Com o intuito de oferecer uma opção de atendimento mais segura, a Oncomed faz o acompanhamento de pacientes eletivos que encerraram o ciclo de tratamento por meio da plataforma Teams, uma das mais confiáveis no segmento de telechamadas. Com isso é possível que eles sejam monitorados com maior cuidado e com a devida atenção, sem que sejam expostos à riscos desnecessários.

A telemedicina veio para ficar e o seu uso deve aumentar gradativamente. Durante a emergência de saúde mundial, ela será extremamente importante e o seu emprego deve se estabelecer a partir da boa experiência e do aprendizado de todos os envolvidos durante esse período.

Se você está procurando o melhor atendimento pela via da telemedicina para pacientes oncológicos, faça contato agora mesmo com a Oncomed e descubra se existe uma indicação dessa ferramenta para o seu caso específico. Assim, você poderá encontrar todo o apoio de que necessita, com muito mais praticidade e eficiência, com uma aplicação ética e segura de todos os recursos tecnológicos disponíveis.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!