Conheça os tipos de câncer mais comuns e saiba como identificá-los
Buscar informações sobre os diferentes tipos de câncer e promover ações que possibilitem mudanças nesse cenário é essencial para o controle da doença. Dados recentes colocam esse problema como um grande desafio para a saúde pública.
No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), publicou um material com as estimativas de câncer no biênio 2018-2019. Os dados apontam que, nesse período, poderão surgir cerca de 600 mil novos casos.
Nesse sentido, vamos listar os tumores mais comuns e explicar como identificar os sinais que indicam a necessidade de procurar ajuda profissional para um diagnóstico preciso. Veja, também, a importância de realizar um acompanhamento médico para aumentar as chances de recuperação, caso tenha uma confirmação diagnóstica. Boa leitura!
O que é câncer?
O câncer pode ser entendido como um crescimento descontrolado de células que não respeitam limites e invadem os tecidos e órgãos. Dependendo do tipo de tumor, as células doentes podem ser levadas para outras áreas do corpo pela corrente sanguínea. Na Medicina, esse fenômeno é conhecido como metástase.
O câncer pode ser benigno — quando é constituído por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases — ou maligno, quando se desenvolve de forma mais agressiva e espalha para os outros órgãos do corpo. Os tumores benignos são mais simples de serem tratados e apresentam maior possibilidade de recuperação.
Quais hábitos saudáveis podem amenizar os sintomas do câncer?
O surgimento do câncer está associado a uma multiplicidade de fatores. No entanto, o estilo de vida — incluindo os hábitos alimentares ruins, a má qualidade do sono e falta de exercícios físicos — são determinantes para o surgimento de diversos tipos de câncer.
A contínua exposição a elementos poluentes, a combinação entre o consumo de álcool e cigarro e a exposição excessiva aos raios solares também contribuem para o surgimento da doença. Por isso, a opção por hábitos saudáveis pode contribuir bastante para reduzir os riscos da doença.
As opções de tratamento variam conforme o tipo de tumor e o estágio da doença. Além de medicações para controle da dor, a quimioterapia, a radioterapia e a imunoterapia são modalidades para o controle da doença.
Quais os tipos de câncer mais comuns?
Listamos os principais tipos de câncer com maior incidência na população. Veja quais são!
Pele não melanoma
O câncer de pele não melanoma é o mais comum no Brasil e ele pode ser de dois tipos. Felizmente, a modalidade mais diagnosticada entre os brasileiros é o carcinoma basocelular, que é menos agressivo e responde melhor aos tratamentos.
Já o carcinoma epidermoide, apresenta alta malignidade, mas a sua incidência é menor. Segundo o INCA, 30% dos tumores malignos diagnosticados no Brasil correspondem ao câncer de pele. No entanto, se diagnosticados precocemente, as chances de cura são altas.
Esse é um dos tipos de câncer que surge, geralmente, a partir dos 40 anos. A medida de prevenção mais eficaz é a proteção da pele contra os raios ultravioletas com o uso de roupas adequadas e filtro solar. Quanto mais clara a pele, maiores são os riscos de desenvolver a doença, mas também há influência de herança familiar e de fatores genéticos.
Mama
O câncer de mama está classificado como o mais comum em mulheres. Causas hereditárias e hormonais, como a menopausa tardia, primeira menstruação precoce, desajustes nos índices de colesterol e falta de atividade física são os fatores que mais influenciam o surgimento da doença.
A melhor forma de prevenção é o autoexame e, para o diagnostico precoce, é a realização da mamografia. As consultas periódicas com médicos, como ginecologista, também são fundamentais.
Próstata
No Brasil, o câncer de próstata ocupa o segundo lugar na população masculina, conforme dados do INCA. Somente em 2018, 68.220 homens afetados pela doença. As questões mais determinantes para o desenvolvimento desse tumor estão relacionadas à maus hábitos alimentares e herança genética.
Geralmente, esse tumor costuma aparecer após os 60 anos. A realização do rastreamento com o exame de dosagem de PSA — uma proteína produzida pela próstata — e o exame de toque retal são as medidas mais eficazes para o diagnóstico precoce desse tipo de câncer.
Colorretal
Entre os tipos de câncer que mais afetam o aparelho digestório está o câncer colorretal, que atinge a região do intestino grosso e do reto.
A doença tem relação com hábitos não saudáveis, como o consumo excessivo de carne vermelha, a ausência de fibras na alimentação, o consumo de bebidas alcoólicas e à falta de atividade física regular. Se for descoberta precocemente, as pessoas com esses tumores têm muitas chances de recuperação.
Pulmão
Geralmente, o câncer de pulmão está relacionado aos males causados pelo cigarro. Os elementos presentes no tabaco e na nicotina afetam o funcionamento do órgão e contribuem para o aparecimento dessa doença. Os principais sintomas que indicam a necessidade de avaliação diagnóstica são as dores torácicas, falta de ar e tosse seca ou com presença de sangue.
Estômago
Ainda que possa surgir também nos jovens, o câncer de estômago afeta, quase sempre, indivíduos com idade superior a 50 anos. Alguns dos sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, emagrecimento e dor abdominal.
Os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento da doença são obesidade, consumo excessivo de produtos processados e uso exagerado de bebida alcoólica. As medidas de prevenção mais importantes são a adequação alimentar e a opção por um estilo de vida mais saudável.
Como vimos, conhecer os principais tipos de câncer — e os melhores métodos de prevenção — é fundamental para adotar um estilo de vida mais saudável. Igualmente importante é buscar ajuda profissional e realizar o tratamento de acordo com as orientações médicas. Tais medidas auxiliam para a redução das estatísticas da doença e, ainda, estimulam o enfrentamento desse problema com mais determinação e esperança.
E você, teria alguma opinião ou sugestão para compartilhar com nossos leitores? Deixe seu comentário!
Muito boa matéria. Gostaria que falasse também dos Sarcoma. Obrigada
Minha mãe teve câncer de estômago descoberto em outubro de 2018 operou em Janeiro de 2019 retirou todo o estomago um tempo de 4 meses mais ou menos ele manifestou no fígado devido problemas de coração e respiratório minha mãe com 79 anos veio a falecer no dia 4 de setembro de 2019