Conheça os tipos de câncer mais comuns e saiba como identificá-los

tipos de câncer
6 minutos para ler

Buscar informações sobre os diferentes tipos de câncer e promover ações que possibilitem mudanças nesse cenário é essencial para o controle da doença. Dados recentes colocam esse problema como um grande desafio para a saúde pública.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), publicou um material com as estimativas de câncer no biênio 2018-2019. Os dados apontam que, nesse período, poderão surgir cerca de 600 mil novos casos.

Nesse sentido, vamos listar os tumores mais comuns e explicar como identificar os sinais que indicam a necessidade de procurar ajuda profissional para um diagnóstico preciso. Veja, também, a importância de realizar um acompanhamento médico para aumentar as chances de recuperação, caso tenha uma confirmação diagnóstica. Boa leitura!

O que é câncer?

O câncer pode ser entendido como um crescimento descontrolado de células que não respeitam limites e invadem os tecidos e órgãos. Dependendo do tipo de tumor, as células doentes podem ser levadas para outras áreas do corpo pela corrente sanguínea. Na Medicina, esse fenômeno é conhecido como metástase.

O câncer pode ser benigno — quando é constituído por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases — ou maligno, quando se desenvolve de forma mais agressiva e espalha para os outros órgãos do corpo. Os tumores benignos são mais simples de serem tratados e apresentam maior possibilidade de recuperação.

Quais hábitos saudáveis podem amenizar os sintomas do câncer?

O surgimento do câncer está associado a uma multiplicidade de fatores. No entanto, o estilo de vida — incluindo os hábitos alimentares ruins, a má qualidade do sono e falta de exercícios físicos — são determinantes para o surgimento de diversos tipos de câncer.

A contínua exposição a elementos poluentes, a combinação entre o consumo de álcool e cigarro e a exposição excessiva aos raios solares também contribuem para o surgimento da doença. Por isso, a opção por hábitos saudáveis pode contribuir bastante para reduzir os riscos da doença.

As opções de tratamento variam conforme o tipo de tumor e o estágio da doença. Além de medicações para controle da dor, a quimioterapia, a radioterapia e a imunoterapia são modalidades para o controle da doença.

Quais os tipos de câncer mais comuns?

Listamos os principais tipos de câncer com maior incidência na população. Veja quais são!

Pele não melanoma

O câncer de pele não melanoma é o mais comum no Brasil e ele pode ser de dois tipos. Felizmente, a modalidade mais diagnosticada entre os brasileiros é o carcinoma basocelular, que é menos agressivo e responde melhor aos tratamentos.

Já o carcinoma epidermoide, apresenta alta malignidade, mas a sua incidência é menor. Segundo o INCA, 30% dos tumores malignos diagnosticados no Brasil correspondem ao câncer de pele. No entanto, se diagnosticados precocemente, as chances de cura são altas.

Esse é um dos tipos de câncer que surge, geralmente, a partir dos 40 anos. A medida de prevenção mais eficaz é a proteção da pele contra os raios ultravioletas com o uso de roupas adequadas e filtro solar. Quanto mais clara a pele, maiores são os riscos de desenvolver a doença, mas também há influência de herança familiar e de fatores genéticos.

Mama

O câncer de mama está classificado como o mais comum em mulheres. Causas hereditárias e hormonais, como a menopausa tardia, primeira menstruação precoce, desajustes nos índices de colesterol e falta de atividade física são os fatores que mais influenciam o surgimento da doença.

A melhor forma de prevenção é o autoexame e, para o diagnostico precoce, é a realização da mamografia. As consultas periódicas com médicos, como ginecologista, também são fundamentais.

Próstata

No Brasil, o câncer de próstata ocupa o segundo lugar na população masculina, conforme dados do INCA. Somente em 2018, 68.220 homens afetados pela doença. As questões mais determinantes para o desenvolvimento desse tumor estão relacionadas à maus hábitos alimentares e herança genética.

Geralmente, esse tumor costuma aparecer após os 60 anos. A realização do rastreamento com o exame de dosagem de PSA — uma proteína produzida pela próstata — e o exame de toque retal são as medidas mais eficazes para o diagnóstico precoce desse tipo de câncer.

Colorretal

Entre os tipos de câncer que mais afetam o aparelho digestório está o câncer colorretal, que atinge a região do intestino grosso e do reto.

A doença tem relação com hábitos não saudáveis, como o consumo excessivo de carne vermelha, a ausência de fibras na alimentação, o consumo de bebidas alcoólicas e à falta de atividade física regular. Se for descoberta precocemente, as pessoas com esses tumores têm muitas chances de recuperação.

Pulmão

Geralmente, o câncer de pulmão está relacionado aos males causados pelo cigarro. Os elementos presentes no tabaco e na nicotina afetam o funcionamento do órgão e contribuem para o aparecimento dessa doença. Os principais sintomas que indicam a necessidade de avaliação diagnóstica são as dores torácicas, falta de ar e tosse seca ou com presença de sangue.

Estômago

Ainda que possa surgir também nos jovens, o câncer de estômago afeta, quase sempre, indivíduos com idade superior a 50 anos. Alguns dos sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, emagrecimento e dor abdominal.

Os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento da doença são obesidade, consumo excessivo de produtos processados e uso exagerado de bebida alcoólica. As medidas de prevenção mais importantes são a adequação alimentar e a opção por um estilo de vida mais saudável.

Como vimos, conhecer os principais tipos de câncer — e os melhores métodos de prevenção — é fundamental para adotar um estilo de vida mais saudável. Igualmente importante é buscar ajuda profissional e realizar o tratamento de acordo com as orientações médicas. Tais medidas auxiliam para a redução das estatísticas da doença e, ainda, estimulam o enfrentamento desse problema com mais determinação e esperança.

E você, teria alguma opinião ou sugestão para compartilhar com nossos leitores? Deixe seu comentário!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Conheça os tipos de câncer mais comuns e saiba como identificá-los

  1. Minha mãe teve câncer de estômago descoberto em outubro de 2018 operou em Janeiro de 2019 retirou todo o estomago um tempo de 4 meses mais ou menos ele manifestou no fígado devido problemas de coração e respiratório minha mãe com 79 anos veio a falecer no dia 4 de setembro de 2019

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!