Entenda a importância do tratamento humanizado para casos de câncer

tratamento humanizado
6 minutos para ler

Muito tem sido falado na área médica (tanto entre os profissionais quanto entre os pacientes) sobre a importância de um tratamento humanizado e, no atendimento oncológico, isso não é diferente.

Contar com cuidados que têm como base os conceitos da humanização traz uma série de benefícios ao paciente, que vão desde o seu conforto durante os procedimentos até uma recuperação mais acelerada.

Apesar de o conceito de atendimento humanizado ser amplamente utilizado na área de saúde, ainda restam muitas dúvidas sobre o que, exatamente, difere-o das outras formas de receber um paciente.

Neste texto, você vai conhecer mais detalhes sobre o assunto, além de perceber as vantagens desse tipo de tratamento nos casos de câncer e como reconhecer uma clínica oncológica que oferece esse acolhimento humanizado. Boa leitura!

Entenda o que é o tratamento humanizado

Em poucas palavras, podemos dizer que um tratamento humanizado é aquele que enxerga o indivíduo para além da sua doença. Nele, vai-se muito além da visão e dos detalhes técnicos de um procedimento médico, de medicamentos, de cirurgias e de tudo o que envolve esse processo.

No entanto, não basta apenas chamar o paciente pelo nome e pensar que está “humanizando” o atendimento. É preciso enxergar essa pessoa em sua totalidade, percebendo as consequências da sua enfermidade nos âmbitos físico e emocional.

Por acolher o paciente desde o início com empatia e respeito (tanto às suas condições quanto às suas decisões), o atendimento humanizado tende a trazer melhores resultados, já que uma pessoa que se sente bem recebida, bem tratada e otimista tem inúmeras vantagens.

Conheça a importância do tratamento humanizado nos casos de câncer

Não podemos negar que, apesar de todos os avanços da medicina, receber um diagnóstico de câncer abala de certa forma o paciente e sua família. Naturalmente, nesse momento os envolvidos se fragilizam, e é fundamental se sentir acolhido por profissionais que realmente se importam com o ser humano.

Somando essa empatia à demonstração de suas capacidades médicas, esses profissionais são capazes de estabelecer uma relação de confiança e de fortalecer os laços, o que vai fazer com que o paciente realmente acredite na equipe e nas terapias propostas. Esse sentimento positivo, como já dissemos, vai interferir diretamente nos resultados do processo, que podem ser mais satisfatórios na medida em que a pessoa em tratamento confia no que está sendo feito e acredita que vai dar tudo certo.

Além disso, também existem outros fatores que precisam ser considerados em um atendimento humanizado prestado aos pacientes oncológicos. Em primeiro lugar, é fundamental conhecer o paciente em sua totalidade e respeitar os seus valores e suas crenças. Dessa forma, é possível compreender o que ele teme e o que prefere, e, assim, adaptar os tratamentos médicos às suas particularidades.

Criar uma relação de afeto e transmitir tranquilidade também é uma missão da equipe envolvida nesse tratamento humanizado. Isso porque é preciso lembrar que um tratamento oncológico pode ser prolongado, exigindo algumas vezes internação e procedimentos específicos. Quanto mais o paciente sentir que os profissionais que estão cuidando com carinho verdadeiro, mais à vontade ele ficará.

Apoiar a família também é uma das vertentes do tratamento humanizado, afinal, os familiares e amigos vão atuar como uma base essencial para o paciente em tratamento . Sabemos que esse momento também é difícil para essas pessoas, que também estão repletas de medos, angústias e ansiedades.

Saiba como reconhecer uma clínica que oferece tratamento humanizado

Agora que você já compreendeu o conceito de tratamento humanizado e a sua importância, tanto durante os processos quanto no resultado final, pode estar se perguntando como identificar uma clínica que ofereça esse tipo de atendimento, não é mesmo?

Vamos, então, listar alguns pontos que você deve observar. Confira a seguir!

Equipe multidisciplinar

Como é possível imaginar, uma pessoa que recebe um diagnóstico de câncer tem a sua vida virada de cabeça para baixo, ao menos por algum tempo. Além dos sentimentos que precisam ser acompanhados de perto por profissionais especializados, o tratamento exige cuidados com a alimentação, com a pele, com a saúde bucal e muitos outros.

Por isso, fique atento e veja se a clínica oferece uma equipe multidisciplinar, já que, claramente, um único profissional não é capaz de prestar todos esses atendimentos).

Atendimento acolhedor

Desde o primeiro momento em que você chega à clínica, é possível perceber a forma como a equipe vai acolhê-lo. Perceba se os funcionários terão eficiência no atendimento, se vão deixá-lo confortável (física e emocionalmente), se vão responder a todas as suas perguntas e atender aos seus pedidos, como conversar com um profissional de determinada área, conhecer o local etc.

Estrutura física moderna

Por falar nas instalações, é fundamental que elas sejam organizadas, limpas e confortáveis, mas também que contem com tecnologias de ponta e de confiança. Isso porque os tratamentos oncológicos têm evoluído bastante nos últimos anos, e contar com essas inovações pode tornar o tratamento mais eficiente, mais rápido e menos doloroso também.

Certamente, você não precisa entender sobre tecnologia, mas um dos pedidos que citamos no tópico anterior pode ser conversar com um profissional da clínica sobre o assunto, os procedimentos, as terapias e os medicamentos utilizados.

Opinião de outras pessoas

Como dissemos, um tratamento oncológico pode ser bastante prolongado e exigir que o paciente passe bastante tempo na clínica. Por isso, nada melhor para conhecer o dia a dia e a rotina do local do que perguntar para quem já esteve lá.

Busque, em sua rede de contatos, em fóruns da internet e em grupos de apoio, referências sobre a clínica do seu interesse, questionando como foram os cuidados com o paciente e também com os seus familiares. É válido perguntar sobre o respeito às necessidades, sobre a capacidade de escutar da equipe, sobre o carinho nos detalhes etc.

Quando realizado de forma correta, do início ao fim do processo, o tratamento humanizado atinge o seu objetivo, que é focar a qualidade de vida do paciente, a resolutividade, a segurança e o resultado, mas sem deixar de lado, nem por um minuto, o calor humano, o carinho e o acolhimento — pois é disso que somos feitos e de que precisamos.

Quer conhecer uma clínica que atende a todos esses requisitos do tratamento humanizado? Venha conversar com a gente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!