Veja como retomar a sua vida depois da quimioterapia

vida depois da quimioterapia
6 minutos para ler

Sem dúvidas, o diagnóstico de câncer representa um momento difícil na vida de um indivíduo. O sentimento de incerteza divide espaço com a esperança no tratamento e, quando tudo dá certo, vem uma nova vida após o tratamento.

Desde o diagnóstico até a cura, o paciente oncológico passa por diversas fases que carecem de uma atenção especial. Cada uma delas vai ter os próprios desafios e, claro, vai exigir uma rede de apoio capaz de oferecer todo o suporte necessário.

Então, embora seja uma doença com uma fisiopatologia bem determinada, o aspecto psicossocial não pode ser deixado de lado. Hoje, vamos conversar sobre a vida após o tratamento — continue a leitura e veja nossas valiosas dicas!Hoje, vamos conversar sobre a vida após o tratamento — continue a leitura e veja dicas valiosas!

O tratamento oncológico e os seus desafios

De modo geral, o câncer representa a proliferação desenfreada de células malignas. Pode ser restrita a um orgão específico, mas também pode sofrer metástase para outros sistemas. A quimioterapia é uma das maneiras de realizar o tratamento da doença. Ela consiste no uso de medicamentos que se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo para eliminar as células cancerígenas. Cada tipo de fármaco terá um mecanismo de ação que irá atuar na replicação celular. Porém, os medicamentos não conseguem diferenciar as células malignas daquelas que estão saudáveis e é por esse motivo que os efeitos colaterais aparecem.

Talvez o mais conhecido deles seja a queda do cabelo, porém não é o único. O paciente pode ter alterações gastrointestinais, sentir-se mais cansado, apresentar episódios de náuseas e de vômitos, além de desenvolver um quadro de ansiedade, depressão ou de estresse pós traumático.

Por fim, vale lembrar que o tratamento não termina na última sessão de quimioterapia. Existe todo um acompanhamento físico e psicossocial para ser feito nos meses e anos seguintes — sobretudo para monitorar uma possível recidiva do tumor maligno.

A cura e a vida depois da quimioterapia

Agora, dando um passo além do tratamento, chegamos à etapa tão sonhada: a vida depois da quimioterapia. “E agora? Qual é o próximo passo?”.

Pratique diariamente o autocuidado

O diagnóstico de câncer provoca uma mudança de perspectivas e de prioridades na vida dos pacientes. O cuidado com a própria saúde torna-se mais que necessário e, com isso, o olhar passa a ser direcionado a si mesmo.

Esse tipo de visão não pode se perder após a quimioterapia. Comidinhas gostosas, maratonas de séries, fuga do sedentarismo, a iniciação do dia com a playlist favorita etc. Todos esses prazeres são pequenas doses de autocuidado que fazem toda a diferença no cotidiano.

Liberte-se do que não faz bem

Tão importante quanto priorizar aquilo que faz bem e colocar em prática o autocuidado é também se livrar daquilo que faz mal. Nesse caso, não estamos nos referindo apenas aos bens materiais. Vale englobar situações desgastantes e infelizes.

Um exemplo clássico é a carreira que já não traz mais autorrealização. O fim de uma quimioterapia pode aumentar a coragem e a autoconfiança para ir em busca de um conhecimento e de um emprego mais prazeroso e de uma melhor qualidade de vida.

Permita-se viver novas aventuras

Sabe aquela viagem que tanto foi adiada? E aquele sonho guardadinho na memória que você sempre quis realizar? É o momento de colocar tudo isso em prática!

Muitas vezes, as pessoas só percebem a finitude da vida quando se encontram em uma situação de ameaça à saúde. Ao superar esse momento difícil, a tendência é de valorizar a vida e a possibilidade de vivê-la intensamente e, não apenas de existir.

Procure um novo hobby

A nova aventura não precisa ser, necessariamente, algo grandioso. O simples fato de se abrir para um novo hobby pode melhorar a qualidade de vida, considerando a realização pessoal e o prazer envolvido. Aprender a tocar um novo instrumento, iniciar um esporte novo, dedicar-se a pinturas e artesanatos etc. representa apenas alguns dos novos conhecimentos que podem ser adquiridos na vida após a quimioterapia.

Fique perto de quem você ama

A rede de apoio é essencial durante o tratamento oncológico. O suporte de amigos e de familiares ajuda os pacientes a enfrentarem melhor o processo de adoecimento e de tratamento.

A companhia das pessoas amadas deve ser continuada mesmo após o tratamento quimioterápico. A ampliação da rede de apoio pode propiciar grandes amizades e momentos de descontração e diversão. 

Compartilhe experiências

Compartilhar e dividir as experiências de vida vai ajudar você a crescer. Trocas são importantes para a evolução do ser humano.

Depois de um processo tão desgastante fisicamente e psicologicamente, é importante resgatar valores e aquilo que é importante para você. Faça valer a pena cada segundo após o tratamento quimioterápico.

O balanço entre o emocional e o físico

Desde o momento da investigação do câncer e do diagnóstico, existe um grande empenho por parte da equipe em solucionar aquela patologia. Porém, vale ressaltar que a equipe multiprofissional de psico-oncologistas, nutricionistas, dentistas abordam aspectos tão importantes quanto o físico e amplia o olhar para o indivíduo como um todo. O amparo emocional proporciona melhora da qualidade de vida, diminuição de medos, ansiedade, depressão, estresse pós traumático e é complementar ao tratamento oncológico. Dessa forma, o cuidado multidisciplinar oferece uma abordagem completa ao paciente e ao familiar.

O acompanhamento psico-oncológico continua mesmo após o tratamento oncológico. De certo modo, podemos dizer que o paciente está se reorganizando e se adaptando após as mudanças ocorridas no adoecimento e tratamento. Essa reorganização exige atenção e cuidado para que a pessoa possa seguir sua caminhada e pegar as “rédeas” da sua vida. Não é incomum reflexões, a fim de rever os próprios valores e prioridades.

Por isso, concluímos que a vida depois da quimioterapia merece tanta atenção quanto o próprio diagnóstico e tratamento. Assim, é preciso haver uma equipe especializada, capaz de oferecer todo o suporte para o paciente lidar com cada etapa e os seus desafios. A Oncomed BH é uma clínica especializada na abordagem do câncer, de modo a abranger desde o diagnóstico até o cuidado pós-tratamento. Sabemos da importância do amparo psicológico e contamos com profissionais especializados no assunto!

Que tal, agora, conhecer melhor o nosso trabalho? Entre já em contato conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Marque sua consulta pelo WhatsApp!